Várias questões Av1 e AV2 Fisica III
4 pág.

Várias questões Av1 e AV2 Fisica III

Disciplina:Física III11.585 materiais179.065 seguidores
Pré-visualização4 páginas
1- A estrutura atômica de uma partícula mostra que os elétrons fazem uma órbita em torno do núcleo, onde se localizam os prótons. Experimentalmente, concluiu-se que as quantidades de carga elétrica tanto do elétron como do próton são idênticas em valores absolutos. Podemos afirmar que, em valor absoluto, a carga elementar tanto do próton quanto do elétron é igual a:
 1,602 x 10-19 C

2 - Durante uma atividade no laboratório de física, um estudante, utilizando uma luva de material isolante, encostou uma esfera metálica A, carregada com carga +8 µC, em outra esfera metálica B, idêntica e eletricamente neutra. Em seguida, encosta a esfera B em outra C, também idêntica e elétricamente neutra. Podemos afirmar que a carga de cada uma das esferas medida pelo estudante ao final dos processos descritos foi: 
 +2 µC

3 - Uma carga elétrica de intensidade Q= +7µC gera um campo elétrico no qual se representam dois pontos, A e B, conforme mostra a Figura. Com base nesses dados e sabendo que a constante eletrostática no vácuo vale 9x109 N.m2/C2, podemos afirmar que o trabalho realizado pela força para levar uma carga  do ponto B até o ponto A é igual a:

 0,063 J

4 - O segmento da Eletricidade que analisa fenômenos correlatos às cargas elétricas com partículas portadoras em repouso em relação a um referencial inicial denomina-se:
 Eletrostática

5 - Considere duas esferas carregadas respectivamente com +2,5 µC e -1,5 µC, dispostas horizontalmente e distantes 30 cm uma da outra. Sendo a constante eletrostática no vácuo K igual a 9x109 N.m2/C2, podemos afimar que a força eletrostática, em Newtons, entre as partículas, vale:
 0,375

6 - No gráfico abaixo pode-se observar a variação da corrente elétrica i em função do tempo t através da secção transversal de um condutor. A partir dos dados fornecidos, podemos afirmar que a carga elétrica total\u2019 que circulou por esta secção. Considere a carga do elétron = 1,6.10¿ 19 C.

 0,6C

7 - Na Grécia Antiga, o filósofo Thales de Mileto verificou que uma quantidade de âmbar, quando atritado com outro material, atraia palha e fragmentos de madeira. Atualmente, sabe-se que tal fenômeno é associado a partículas elementares, como prótons e elétrons. Estes possuem uma propriedade inerente que faz com que o fenômeno ocorra.Podemos afirmar que tal propriedade em questão é
 carga elétrica

8 - Um corpo eletrizado positivamente apresenta uma quantidade de carga de 480u C. Sabendo-se que o corpo estava inicialmente neutro e que e=1,6 x 10-19, podemos afirmar que o número de elétrons pedidos pelo corpo é igual a:
 3x10 15

9 - A teoria de Processos de eletrização nos permite afirmar que não é possível eletrizar uma barra metálica ao segurarmos a mesma com a mão. Esse fato possui a seguinte explicação:
 tanto a barra metálica como o corpo humano são bons condutores.

10 - Uma carga puntiforme de -10 x 10-6 C é lançada em uma campo elétrico de intensidade 10 6 N/C e a mesma adquire um sentido horizontal. Podemos afirmar que a intensidade da força que atua sobre a carga neste caso é igual a:
 10 N

11 - Se um corpo encontra-se eletrizado positivamente, pode-se afirmar que ele possui:
 falta de elétrons;

12 - Quantidade de carga elétrica que passa por um condutor em 1 segundo é conhecida como:
 corrente elétrica;

13 - Duas esferas eletrizadas encontram-se no vácuo distantes horizontalmente 1m uma da outra. Sendo as cargas de cada uma delas igual a Q1 = 6x10-9 C e Q2= -2x10-8 C, podemos afirmar que a intensidade da força de interação eletrostática entre as duas esferas vale aproximadamente: (Considere a constante eletrostática no vácuo como 9 x10 9).
 N

14 - Uma esfera condutora com carga elétrica +Q é aproximada de outra esfera condutora neutra, sem encostar ou gerar descargas elétricas. Durante a aproximação, a esfera neutra:
 somente sofre indução eletrostática

15 - Um fio condutor é percorrido por uma corrente de intensidade 200mA durante 1 hora. Nesta situação, podemos afirmar que a quantidade de carga que passa por uma secção reta do condutor vale:
 720 C

16 - Uma carga puntiforme de 2x10-6 C é deslocada graças ao trabalho realizado por uma força elétrica, de um ponto de potencial 4x103 V até um ponto de potencial 2x103 V. Podemos afirmar que tal trabalho realizado pela força elétrica vale:
 0,004 J

17 - A figura a seguir representa a ligação de quatro dispositivos D1, D2, D3 e D4 de mesma resistência e que suportam, sem se danificarem, correntes elétricas máximas de 2A, 3A, 5A e 8A, respectivamente. Se chegar ao ponto P do circuito uma corrente de 25A, será(ão) danificado(s)

apenas D1, D2 e D3
18 - Uma esfera metálica, sustentada por uma haste isolante, encontra-se em equilíbrio eletrostático com uma pequena carga elétrica Q. Uma segunda esfera idêntica e inicialmente descarregada aproxima-se dela, até tocá-la, como indica a figura a seguir. Após o contato, a carga elétrica adquirida pela segunda esfera é:

 Q/2

19 - A distribuição de cargas elétricas ao longo de uma superfície, relacionada ao campo elétrico produzido em determinado ponto onde estão distribuídas essas cargas, é explicada pela lei de Gauss. Sobre esta teoria, é INCORRETO afirmar que:
 Para cargas negativas distribuídas em um determinado ponto, o vetor campo elétrico é orientado para fora da superfície

20 - Seja E o vetor campo elétrico num ponto de A de um campo elétrico. Colocando-se uma carga elétrica puntiforme q em A, a força elétrica F a que a carga fica submetida:
 tem o mesmo sentido de E se q > 0 e sentido oposto se q < 0;

21 - Na figura a seguir, um bastão carregado positivamente é aproximado de uma pequena esfera metálica (M) que pende na extremidade de um fio de seda. Observa-se que a esfera se afasta do bastão. Nesta situação, pode-se afirmar que a esfera possui uma carga elétrica total:

 positiva.

22 - Calcule a carga QB, no diagrama a seguir, de modo que o campo elétrico resultante em P seja nulo:

 45 X 10-6C 

23 -  No circuito esquematizado a seguir, a diferença de potencial entre os terminais da bateria é de 12 V. Qual a corrente elétrica que flui no resistor de resistência igual a 60 ohms ?

 0,2 A

24 - A figura abaixo mostra o movimento de elétrons livres ao longo de um fio de cobre. Desejando-se obter um tipo de movimento exatamente igual ao mostrado na figura, é necessário adotar o seguinte procedimento:

 conectar as extremidades do fio em uma bateria que gere uma diferença de potencial, sendo que na extremidade esquerda deve ficar o pólo positivo.

25 - O gráfico a seguir mostra a variação da carga Q que atravessa um condutor em um determinado intervalo de tempo. Com base nos dados colhidos deste gráfico, podemos afirmar que a corrente elétrica que circula no condutor é igual a:
 4 mA

26 - Uma pequena esfera metálica carregada toca em uma esfera metálica isolada, muito maior, e inicialmente descarregada. Pode-se dizer que:
 a esfera pequena perde a maior parte de sua carga;

27 - São dados dois corpos eletrizados que se atraem no ar, se forem imersos em óleo, a força de atração entre eles:
 diminui;

28 - Considere um fio longo reto, percorrido por uma corrente elétrica constante. O módulo do vetor indução magnética produzido pela corrente a 2,0 cm do fio é igual a 2,0T. Qual a intensidade do vetor indução magnética a 1,0 cm do mesmo fio, quando percorrido pela mesma corrente?
 4,0T
29 - Um corpo apresenta-se eletrizado com carga Q = 32 \u3bcC. O número de elétrons retirados do corpo é DADO: módulo da carga do elétron: 1,6.10-19 C
 2 X 1014 (2 X 10^14)

30 - Uma carga puntiforme Q de 3C é colocada a uma distância d de um ponto P. Nestas condições a intensidade do campo elétrico criado pela carga Q, no ponto P, depende:
 de Q e de d.

31 - Se tivermos, em um circuito com bateria de 48 V e resistência interna desprezível (r=0), dois resistores associados em série, um com 2 ohms e outro com 4 ohms, a corrente e potência totais no circuito serão de, respectivamente:
 8 A e 384
Wagner
Wagner fez um comentário
Excelente conteúdo
0 aprovações
Gabriel
Gabriel fez um comentário
ESSA QUESTÃO "Suponha que exista uma superfície gaussiana fechada, que possui somente duas cargas em seu interior, ambas como mesmo módulo e sinais contrários. Sendo assim podemos afirmar que:....." A RESPOSTA ESTA ERRADA!
0 aprovações
Carregar mais