Buscar

FILOSOFIA DA CIÊNCIA - AULA 8

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	  FILOSOFIA DA CIÊNCIA
	
	Exercício: SDE0640_EX_A8_201301015849 
	Voltar 
	Aluno(a): CATIA BATISTA DE SOUZA
	Matrícula: 201301015849 
	
	Data: 08/06/2014 19:30:44 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201301163907)
	8a sem.: A visão de pessoa e comunidade de Mounier
	
	Pela experiência interior a pessoa surge-nos como uma presença voltada para o mundo e para as outras pessoas, sem limites, misturada com elas numa perspectiva de universalidade. Tal citação é feita pelo filósofo: 
		
	
	Mounier 
	
	Bachelard 
	
	Marx 
	
	Comte
	
	Popper 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301245418)
	sem. N/A: Epistemologia Contemporânea: Popper, Kuhn e Bachelard
	
	A escola filosófica abaixo propõe ser a descrição de todos os fenômenos como essências ou significação de todas as realidades: materiais, naturais, ideais, culturais. Ao ampliar o conceito de fenômeno, essa escola filosófica propõe que a Filosofia distinga os diferentes tipos de essências ou fenômenos e que considere cada um deles como manifestando um tipo de realidade diferente, um tipo de ser diferente. Falou, assim, em regiões do ser: a região consciência, a região natureza, a região Matemática, a região arte, a região história, a região religião etc. Esta escola filosófica propõe que a Filosofia investige as essências próprias destes seres ou destes entes, criando ontologias regionais. Nesse caso, assinale a única alternativa correta quanto à denominação dessa corrente filosófica: 
		
	
	Fenomenologia. 
	
	Impressionismo.
	
	Heideggerismo. 
	
	Positivismo. 
	
	Husserlianismo. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301245423)
	sem. N/A: Epistemologia Contemporânea
	
	Quando se compara as físicas de Aristóteles, Galileu-Newton e Einstein, não se está diante de uma mesma física, que teria evoluído ou progredido, mas diante de três físicas diferentes, baseadas em princípios, conceitos, demonstrações, experimentações e tecnologias completamente diferentes. Em cada uma delas, a ideia de Natureza é diferente; em cada uma delas os métodos empregados são diferentes; em cada uma delas o que se deseja conhecer é diferente. Verifica-se, portanto, uma descontinuidade e uma diferença temporal entre as teorias científicas como consequência não de uma forma mais evoluída, mais progressiva de fazer ciência, e sim como resultado de diferentes maneiras de conhecer e construir os objetos científicos, de elaborar os métodos e inventar tecnologias. Dessa feita, assinale corretamente a expressão que o filósofo Gaston Bachelard empregou para denominar essa descontinuidade na história da ciência: 
		
	
	Falseabilismo popperiano. 
	
	Obstáculo epistemológico. 
	
	Ruptura epistemológica. 
	
	Racionalismo científico. 
	
	Empirismo lockeano. 
		
	
	Voltar          
	
	Período de não visualização da prova: desde até .
Parte inferior do formulário

Continue navegando