Buscar

AV GEOGRAFIA APLICADA AO TURISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: GST0626_AV_201509143238 » GEOGRAFIA GERAL APLICADA AO TURISMO       
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201509143238 - DAVI KLEN SOARES FERREIRA 
	Professor:
	MARIA DE LOURDES DE ARAUJO TRINDADE
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 7,0   Nota de Partic.: 1     Av. Parcial.:2     Data: 16/11/2015 19:58:22 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 99093)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	...A vida nas cidades, em decorrência da concentração urbana, da agitação e da poluição, provoca o anseio de espaço, de natureza e do mar, iniciando o que segundo Madruga (1992), chama-se litoralização efetiva. Essa litoralização, fruto do processo de ocupação dos espaços litorâneos, principalmente em função do turismo, segundo Luchiari, (1999, p. 116), não só cria novas funções, recupera antigas práticas e bens culturais através das atrações turísticas para a região em que se insere, mas, também, recria espaços e produz paisagens. Em outras palavras o turismo cria outra finalidade para o território, a praia deixa de ser um lugar de trabalho para ser um lugar de lazer e consumo. Segundo Corbin, (1989), o litoral adquiriu importância não apenas como meio natural, mas também como fator econômico e social. Atualmente o litoral é objeto de pressões: industrial, urbana e turística, causadas pela ocupação desordenada e degradação do ambiente. No texto acima podemos detectar a presença de dois conceitos da Geografia aplicados ao Turismo. Identifique quais são esses conceitos e justifique:
		
	
Resposta: SUSTENTABILIDADE, O MESMO É SINONIMO DE CUIDAR , OU SEJA PRESEVAR , RECONSTRUIR, ISSO FAZ COM QUE OS RECURSOS PERMANEÇAM POR MUITO NO FUTURO . GLOBALIZAÇAO, DEVIDO AO MÁ PLANEJAMENTO SE CONTROI UM TURISMO INSUSTETAVEL , CARREGADOS DE PONTOS NEGATIVOS, A MÁ PRESEVAÇÃO, O CRESCIMENTO DESCONTROLÁVEL , E SUCESSIVAMENTE
	
Gabarito: Neste texto encontramos conceitos da geografia, tais como: espaço geográfico, território, paisagem e lugar. Cabe ao aluno identificar apenas 2 conceitos e justificá-los.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 117266)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Quem pensa que o estado do Rio de Janeiro se resume a sol intenso com temperaturas que chegam a 40º no verão, mar e muitos quilômetros de praias, está precisando conhecer uma região feita sob medida para quem quer fugir dos grandes centros e descansar, desfrutar de uma boa gastronomia e ainda conhecer um pouco da história do nosso país. A Serra Fluminense também já foi palco de muitos fatos históricos. Escolhida como refúgio favorito da família real portuguesa, palácios foram construídos. O luxo da corte deu lugar a pousadas e hotéis confortáveis, restaurantes pilotados por chefs renomados, opções de trilhas e cachoeiras para os amantes de ecoturismo. Mencione três importantes cidades turísticas dessa região e seus principais atrativos turísticos e culturais.
		
	
Resposta: CABO FRIO- TURISMO DE PRAIA E SOL COM DIVERSOS ATRATIVOS NA ORLA COMO SHOWS , DIVERSOS RESTAURANTES , PASSEIO DE ESCUNA, MERGULHO SUB AGUÁTICO, ESPORTE AGUATICO SURF , , ENTRE OUTROS, TAMBEM BALADAS, EXPO CABO FRIO, EXPO GOSPEL , RIO DE JANEIRO, CRISTO REDENTOR, PRAIAS , ESPORTES RADICAIS E AGUASTICOS, PASSEIO DE BARCO,CITY TOUR , MACAÉ, PRAIAS , EVENTOS, EXPO MACAÉ , CACHOEIRAS , RIOS, VARIAS MODALIDADE DE ESPORTE NA ORLA, BALADAS NOTURNAS , REGIÃO SERRANA, ARRAIAL DO CABO , PASSEIO DE BARCO, PASSEIO ECOLOGICO POR TRILHAS , DIVERSAS PRAIAS COM SHOWS , RESTAURANTES ,
	
Gabarito: Petrópolis: Palácio Imperial,Quitandinha; Rua Teresa. Teresópolis: Parque Nacional Serra dos Ogãos; Cascata do Imbuí; Hotel: Le Cantón Nova Friburgo:Teleférico. Polo industrial de roupa intimas.Feira de artesanato. Hotéis e pousadas de traição suiça.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 99147)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A velocidade das mudanças que ocorrem no mercado desafia os destinos turísticos a se posicionarem de forma a continuar atendendo às expectativas de suas demandas. Nesse contexto, percebe-se a importância de se investir em uma cultura da hospitalidade. A hospitalidade nos destinos envolve um amplo conjunto de ações, que inclui:
I. transportes turísticos e comunicações; 
II. educação e capacitação no turismo; 
III. prestação de serviços turísticos; 
IV. infraestrutura básica de apoio ao turismo. 
Estão CORRETOS os itens: 
		
	
	I, II, III e IV somente.
	
	II e III somente.
	
	I, II e III somente.
	
	III e IV somente
	
	I e II somente.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 124411)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O espaço geográfico ao se transformar em espaço turístico passa a ser analisado a partir do (a):
		
	
	dinamismo , processo , função;
	
	função, valor, processo.
	
	valor , infraestrutura . dinamismo; 
	
	valor , infraestrutura , processo;
	
	processo , dinamismo , função; 
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 99149)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Considerando-se a evolução e as tendências do turismo e da hospitalidade, o que é correto afirmar?
		
	
	A qualidade dos serviços turísticos passará a ter menos relevância, sendo substituída por outros quesitos, como, por exemplo, preço do produto oferecido.
	
	O turismo virtual tende a substituir o turismo real.
	
	O respeito à diversidade e ao pluralismo em relação às pessoas e aos gostos é uma forte tendência dos serviços de turismo na atualidade.
	
	Os projetos de planejamento turístico devem ater-se mais às questões gerais e menos aos detalhes.
	
	O atendimento personalizado deixará de ser prioridade em favor da padronização dos serviços.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 673887)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A natureza inclui-se como um dos recursos turísticos. São de interesse dos turistas os morros, montanhas, serras, encosta, cavernas, grutas, cachoeiras, lagos, lagoas, zonas costeiras (praias), rios, florestas, savanas, estepes, fauna selvagem etc. O uso de todos esses elementos pelo turismo, se não for feito de modo correto, pode ocasionar impactos negativos. O efeito negativo sobre os solos e a vegetação se dá principalmente pela (o): 
		
	
	uso de ambientes frágeis como cavernas e sítios arqueológicos 
	
	a caça a pesca e o consumo descontrolado de iguarias exóticas
	
	deslocamento com os veículos automotores com a liberação de gases resultantes (tóxicos) 
	
	a contaminação e muitas vezes morte da fauna aquática
	
	abertura de trilhas para caminhada (pisoteio) 
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 99018)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sobre o conceito de desenvolvimento sustentado do turismo, marque a afirmativa correta. 
		
	
	O ganho econômico do turismo sustentado quase sempre retorna ao local que propicia o atrativo. 
	
	Os recursos gerados com o turismo sustentável são empregados diretamente em áreas diversas da economia como saúde, educação e segurança. 
	
	O desenvolvimento sustentado do turismo consiste na proteção e na conservação da ecologia de uma área, a fim de manter sua vida útil por um longo período de tempo. 
	
	O turismo sustentado está sempre preocupado com a geração e divulgação de novas atrações turísticas. 
	
	O desenvolvimento sustentado do turismo exige que os órgãos competentes se organizem para planejar e pensar o turismo em curto ou médio prazo. 
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 99082)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A cartografia é um instrumento fundamental à atividade turística. O tipo de mapa mais apropriado ao turista é o de:
		
	
	Precisão- mensuração do trato da informação a partir da representação dos espaços naturais e culturais.
	
	Geoprocessamento- manipulação de uma tecnologia que abrange o conjunto de procedimentos de entrada, armazenamento e análise de dados espacialmente referenciados. 
	
	Informação geográfica - integração de bancos de dados e arquivos digitaisde mapas, gráficos, tabelas, compondo softwares e hardwares. 
	
	Comunicação- decodificação da linguagem cartográfica, tratamento gráfico da informação e construção de produtos como a navegação virtual. 
	
	sensoriamento remoto - ampliação dos sentidos naturais do homem, captação e registro, sob a Forma de imagens, da energia refletida ou emitida pelas áreas, acidentes, objetos e acontecimentos do ambiente.
		Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 99102)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Quando se fala em desigualdade social no Brasil, a imagem clássica que logo vem à cabeça é uma das mais famosas cenas cariocas: o morro e o asfalto, a pobreza das favelas em contraste com os luxuosos edifícios da avenida Atlântica. Mas o clichê, no caso, não exprime a complexidade das diferenças de renda no país. Os maiores desníveis não se encontram no Rio de Janeiro ou em São Paulo, nem sequer entre os Estados do Nordeste e do Sudeste do Brasil. A iniquidade é maior, proporcionalmente, dentro das cidades, e em municípios pobres do interior do país. Medindo a desigualdade pelo Índice de Gini, por exemplo, os piores resultados estão nas amazônicas Jutaí e São Gabriel da Cachoeira, no interior do Amazonas, ambas com índices superiores a 0,8. Apesar disso, são municípios muito pobres. (PNUD Brasil) As cidades são expressões visíveis das desigualdades sociais. Esta frase se justifica porque:
		
	
	Concentram níveis diferentes de renda, escolaridade e acesso à saúde.
	
	Apresenta na sua estrutura o que chamamos de sítio urbano.
	
	Elas possuem os aparatos tecnológicos para o fenômeno da globalização.
	
	São nelas que se encontram as maiores taxas de urbanização.
	
	Podem apresentar áreas conurbadas onde o limite geográfico é pouco notado.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 138304)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	As afirmativas a seguir fazem referência ao tema Turismo no Mundo. Todas estão corretas, EXCETO:
		
	
	É uma das principais fontes de receita, para muitos países, e imprescindível para a geração emprego e renda;
	
	Situa-se, atualmente, na categoria de exportação em 4º lugar, depois apenas dos combustíveis, produtos químicos e automóveis;
	
	Continuou, ao longo dos últimos sessenta anos concentrado na Europa, Américas e Oriente Médio, regiões de crescimento do fluxo de turistas; 
	
	Deve-se basear numa gestão responsável, buscando o equilíbrio entre os aspectos ambientais, econômicos e socioculturais;
	
	Existe uma forte correlação entre o ambiente econômico e a expansão da atividade turística;

Outros materiais