Buscar

Arquitetura da Info. - aula 11.pptx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Modelagem digital: aspectos práticos da Arquitetura da Informação
Aula 11 – Arquitetura da Informação
Clique para editar o estilo do título mestre
Os aspectos práticos da Arquitetura da Informação (AI) podem ser melhor compreendidos a partir do “nível modelagem”. O intuito da abordagem da modelagem é sistematizar o conceito de AI em função da solução de problemas práticos que surgem no âmbito de um ambiente informacional qualquer, compreendido como o espaço que integra contexto, conteúdos e usuários. A modelagem, na AI, é considerada como o nível intermediário da representação, onde são definidos os modelos relacionados com o contexto.    
Clique para editar o estilo do título mestre
O modelo de captura deve prever, dentre outras funcionalidades, as formas de entrada de dados, os padrões de intercâmbio, e a interface com os produtores de informações. As diferentes origens dos conteúdos (fontes internas e externas, gestores, outros sistemas), bem como as definições de suas características (natureza, tipologia, formato, suporte) identificadas no nível estratégico servirão como subsídio para o desenho deste modelo.
Modelo de captura
2013.2
Conceitos I: Janelas e Interfaces
Aula 4
Clique para editar o estilo do título mestre
O modelo de tratamento concentra-se no tratamento dos conteúdos e engloba basicamente três módulos: 
(1) a representação: neste módulo são definidas as formas de representação dos conteúdos, tornando possível sua veiculação no sistema de informação. A representação é feita por meio de padrões de metadados para a descrição de registros. A formalização da representação é implementada a partir de uma linguagem. O objetivo da descrição é viabilizar a futura recuperação das informações ou possibilitar o tratamento automático dos conteúdos a partir de mecanismos de inferência.
(2) a organização: neste módulo são determinados os métodos de organização dos conteúdos. A organização é feita por meio de categorias ou classes, que visam o agrupamento de registros com características similares, para facilitar a localização das informações pelos usuários. A organização depende da forma de representação adotada.
(3) o armazenamento das informações: neste módulo devem ser consideradas as questões de armazenamento dos estoques de conteúdos, tais como suporte (base física que reúne as idéias construídas em um determinado formato – ex: digital, papel) e preservação. 
Modelo de tratamento
Clique para editar o estilo do título mestre
Trata da recuperação e disseminação das informações. Modelam-se neste ponto os produtos e serviços de informação que o sistema deve gerar a partir das demandas definidas no nível estratégico. Questões como a forma de disseminação da informação e a personalização devem ser discutidas nessa fase. Os projetos de interfaces usuário-sistema, que envolvem questões de interatividade, ergonomia e usabilidade, também são delineados neste módulo. 
Os sistemas de recuperação de informações são instrumentos fundamentais para localizar informação no respectivo sistema de informação. Funcionam por meio de estratégias de busca; motores de inferência, entre outros. A efetividade da recuperação da informação é mensurada pelo nível de relevância, que é a medida de efetividade do sistema, atribuída pelo usuário.
Modelo de comunicação
Clique para editar o estilo do título mestre
A Arquitetura da Informação é uma metodologia de ‘desenho’ que se aplica a qualquer ‘ambiente informacional’, sendo este compreendido como um espaço localizado em um ‘contexto’, constituído por ‘conteúdos’ em fluxo; que serve a uma comunidade de ‘usuários’. 
Assim, os modelos de captura, tratamento e comunicação podem ser aplicados a ambientes informacionais de qualquer natureza, independente do suporte, formato, conteúdo ou tipo de informações que o constituem, desde o de uma tradicional biblioteca ao de uma complexa organização, passando pelos ambientes interativos da web. 
Aplicação do modelo de Arquitetura da Informação a diferentes ambientes informacionais
Clique para editar o estilo do título mestre

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais