Buscar

Documento jefferson exercicio

Prévia do material em texto

1-Conceitue puberdade e adolecencia:
2-Descreva a divisão da adolescencia de acordo com Schaffer.
3-Descreva divisão adolescente para papalia e Oldes.
4-Quais são principais característica do desenvolvimento cognitivo na adolescencia.
5-As mudanças congnitiva pode resumido cinco pontos principais. Exemplique-as.
6-Quais principais fundamentos a teoria piagentiana.
7- Defina esquema, acomodação, assimilação, adaptação e equilibrio segundo a teoria de piaget:
8-identifique os principais caracteristica do operatorio formal:
9- Após adolescencia como Piaget vê o desenvolvimento.
10- Quais as principais caracteristica da teoria de Vygotski? 
11-Explique o principio do prazer e da realidade!
O princípio de prazer é o desejo de gratificação imediata. Tal desejo conduz o indivíduo a buscar o prazer e evitar a dor. 
O princípio de prazer opõe-se ao princípio de realidade, caracterizado pelo adiamento da gratificação. Faz parte do amadurecimento normal do indivíduo aprender a suportar a dor e adiar a gratificação, passando a reger-se menos pelo princípio de prazer e mais pelo princípio de realidade.
12-Conceitue id, ego e superego; 
 Id - conjunto de conteúdos de natureza pulsional e de ordem inconsciente.
 Ego - concebido como um polo de defesa ou de adaptação à realidade
Superego – internalização das normas e regras sociais e parentais.
13-Conceitue mecanismo de defesa:
São medidas extremas que o ego adota para aliviar tensões, sob excessiva ansiedade.
Operam inconscientemente e negam, falsificam ou distorcem a realidade.Freud classificou vários mecanismos de defesa que o ser humano é capaz de utilizar pela atuação da psique. 
14-Cite e explique os principais mecanismo de defesa.
Repressão: é o processo pelo qual são afastados da consciência conflitos e frustrações demasiadamente dolorosos para serem experimentados ou lembrados, reprimindo-os e recalcando-os para o inconsciente; o que é desagradável é, assim, esquecido.
Formação Reativa: consiste em ostentar um procedimento e externar sentimentos opostos aos impulsos verdadeiros, indesejados ou inaceitáveis. 
Projeção: consisteem atribuir a outros as idéias e tendências que o sujeito não pode admitir como suas. 
Fixação: ocorre quando uma parte da libido permanece ligada a determinado estágio de desenvolvimento, impedindo que a pessoa passe completamente ao estágio seguinte, causando um congelamento no desenvolvimento. 
Regressão: é o retorno a comportamentos imaturos, característicos de uma fase de desenvolvimento pela qual a pessoa já passou. Geralmente a regressão remonta a estágios nos quais ocorreu uma fixação anterior.
Sublimação: é a satisfação de um impulso inaceitável através de um comportamento socialmente aceito.
Identificação: é o processo pelo qual um indivíduo assimila um aspecto do comportamento, uma característica de outra pessoa. Uma forma bastante observável de identificação é a que ocorre com o agressor.
Deslocamento: ocorre quando se transfere os impulsos indesejáveis, como agressão, a terceiros, em vez de direcioná-los à(s) pessoa(s) a que se referem.
Fuga (para a vida de fantasia): substituição de fatos penosos por fantasias prazerosas. Utilizados em toda a infância em grau moderado para proteger o ego contra a ansiedade. Pode se tornar prejudicial quando assume grandes proporções, afastando da realidade.
OBS: Os mecanismos de defesas são usualmente utilizados por todas as pessoas, mas podem se tornar patológicos quando são muito frequentes ou intensos demais.
15- Explique o periodo de latencia e fase genital para Freud:
16-Exemplique a 4, 5, 6 fases desenvolvimento Erik Erikson:
4- Diligência x Inferioridade
Decorre na idade escolar antes da adolescência. A criança percebe-se como pessoa trabalhadora, capaz de produzir, sente-se competente. 
Neste momento da vida, a resolução positiva dos estágios anteriores tem especial relevância: sem confiança, autonomia e iniciativa, a criança não poderá afirmar-se nem sentir-se capaz. 
O sentimento de inferioridade pode levar a bloqueios cognitivos e a atitudes regressivas: a criança deverá conseguir sentir-se integrada no ambiente escolar, uma vez que este é um momento de novos relacionamentos interpessoais importantes.
Surge o interesse pelas profissões e a criança começa a imitar papéis numa perspectiva imatura de futuro, mas em evolução. Por isso, pais e professores devem estimular a representação social da criança a fim de valorizar e enriquecer sua personalidade, além de facilitar suas relações sociais
5-Identidade x Confusão de identidade
Marca o período da adolescência. 
É neste estágio que se adquire uma identidade psicossocial: o adolescente precisa entender o seu papel no mundo e ter consciência da sua singularidade.Há uma recapitulação e redefinição dos elementos de identidade já adquiridos – esta é a chamada crise da adolescência. 
 Alguns fatores podem estimular a confusão da identidade, como
-perda de laços familiares e falta de apoio no crescimento; 
-expectativas parentais e sociais divergentes das do grupo; 
-dificuldades em lidar com a mudança;falta de laços sociais exteriores à família (que permitem o reconhecimento de outras perspectivas); 
-insucesso no processo de separação emocional entre a criança e as figuras de ligação.
 6- Intimidade x Isolamento
Ocorre entre os 20 e os 40 anos, aproximadamente.
A tarefa essencial deste estágio é o estabelecimento de relações íntimas com outras pessoas. 
A vertente negativa é o isolamento, pela parte dos que não conseguem estabelecer compromissos nem troca de afetos com intimidade.
A identidade está estabilizada, o ego fortalecido e o indivíduo, agora, aprenderá a conviver com outro ego. As uniões e casamentos surgem nesta fase. 
Se as crises anteriores não tiveram desfechos positivos, a pessoa tende ao isolamento como forma de preservar seu ego frágil.
17- Explique entre a diferença resolução negativa e positiva de acordo com Erick Erikson:
A resolução negativa pode trazer consigo consequências psicossociais também negativas, com grandes chances de se traduzir num “defeito” característico.
A resolução positiva traduz-se numa virtude, que é um ganho psicológico, emocional e social: uma qualidade, um valor, um sentimento, em suma, uma característica de personalidade que lhe confere equilíbrio mental e capacidade de um bom relacionamento social.

Continue navegando