Buscar

Rochas APOSTILA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Estudar as rochas
As casas são construídas de ladrilhos, cimento, madeiras, etc. Da mesma maneira, as montanhas, os vales e as planícies da superfície terrestre são formados por rochas de diferentes tipos. As rochas são o elemento sólido que dá forma à crostas terrestre como se fosse um verdadeiro material de construção. O modo como o “edifício” da Terra é construído determina a distribuição dos recursos naturais na superfície da terrestre e, consequentemente, a maneira pela qual podem ser aproveitados. São três os tipos de rochas existentes. Vejamos cada uma delas:
Rochas Magmáticas
Essas rochas são resultantes da solidificação ou consolidação do magma – daí o nome rochas magmáticas. Elas também são conhecidas como rochas ígneas, pois tiveram origem em ambiente de elevada temperatura (a palavra ígnea vem do latim igni: fogo).
O magma é um material pastoso que, há bilhões de anos, deu origem às primeiras rochas de nosso planeta, e ainda existe no interior da Terra, como comprovam as erupções vulcânicas.
A solidificação do magma pode ocorrer de duas maneiras: na superfície (ou quase à superfície) e no interior da Terra.
- Resfriamento Superficial: O magma que chega à superfície sofre rápido resfriamento, pois a temperatura da superfície terrestre é bem menor do que a dele.
O resfriamento rápido não permite que se formem grandes cristais no processo de formação da rocha.
As rochas magmáticas assim formadas recebem o nome de rochas magmáticas vulcânicas ou extrusivas (a palavra extrusiva está relacionada à “exterior”, “fora de”). É o caso, por exemplo, da lava vulcânica, que se solidifica na superfície da Terra ao ser expelida por um vulcão.
O exemplo mais comum desse tipo de rocha é o basalto, abundante em várias regiões do planeta. Ele é utilizado como paralelepípedo para calçamento de ruas. Quando partido em pequenos pedaços, o basalto é utilizado como pedra britada pela construção civil.
- Resfriamento em Profundidade: Quando o magma, em seu movimento de ascensão à superfície da Terra, se esfria e se solidifica ainda no interior do planeta, forma as rochas magmáticas plutônicas ou intrusivas (a palavra intrusiva está relacionada a “interior”, “dentro de”). Nesse caso, o resfriamento do magma é lento, permitindo a formação de grandes cristais. É por isso que nesses tipos de rochas, os cristais são visíveis a olho nu. São também chamadas de rochas cristalinas. 
O exemplo mais comum de rocha magmática plutônica, intrusiva ou cristalina é o granito. O granito também é muito utilizado como paralelepípedo para calçamento de ruas e pavimentos. Quando polido, é bastante utilizado como tampo de pia de cozinha e de banheiro, além de muitas outras aplicações na construção civil.
Outro fenômeno de transformação do magma também ocorre, quando este entra em contato com a água: a lava esfria-se rapidamente. Os gases que ela contém são eliminados e forma-se uma rocha cheia de poros (buracos). Essa rocha, que parece uma espuma endurecida, é conhecida como Pedra-Pomes (Pomes vem do latim e significa espuma) e pode ser usada para polir superfícies ou para amaciar a pele e eliminar calosidades.
Do que é formado o granito?
As rochas são formadas por minerais. A maioria delas compõe-se de vários tipos de minerais.
O granito, por exemplo, apresenta grãos de várias cores e brilhos. Esses grãos são os minerais que compõem a rocha.
Minerais são elementos, ou substâncias químicas, geralmente sólidos, encontrados naturalmente na Terra.
Há mais de 2 mil minerais diferentes. Eles são compostos pela união de vários tipos de elementos, como silício, oxigênio, alumínio, cálcio e ferro, As diferenças entre os minerais devem-se aos diferentes tipos de elementos que compõem e também à maneira como esses elementos estão arranjados.
Os minerais encontram-se desigualmente distribuídos na crosta terrestre. Nenhum país possui, em seu território, todos os minerais dos quais a sociedade industrial necessita e em quantidade suficientes. Há, portanto, uma interdependência dos países no que diz respeito à produção mineral.
Alguns países têm riquezas minerais e industriais que as exploram, mas não têm um parque industrial que absorva a produção. Outros países têm grande parque industrial, porém seu subsolo é pobre em riquezas minerais e, por isso, precisam importá-las. É o caso, por exemplo, do Japão, que é um grande importador de minério de ferro do Brasil.
Para identificar um mineral, os cientistas analisam algumas de suas propriedades, como a cor, a dureza, o tipo de cristal que ele forma, a transparência, o brilho, e outras.
O granito é formado principalmente por três tipos de minerais: o quartzo, o feldspato e a mica.
Os grãos que aparecem em cinza-claro no granito correspondem a grãos de quartzo. A cor preta ou cinza-escuro corresponde a pequenos grãos de mica.E pó fim o feldspato, apresentado por diversas tonalidades: amarela, branca, rosa, verde.
Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares são formadas com grãos de outras rochas que se depositam em camadas e se solidificam. Vamos ver como isso acontece.
Se você deixa um pedaço de sabão na chuva, verá que ele diminui de tamanho: a água retira e leva embora, aos poucos, partículas de sabão. Com as rochas, acontece a mesma coisa, só que bem lentamente, ao longo de muito, muito tempo.
Chuva, vento, água dos rios, ondas do mar: todos esses fatores vão, aos poucos, desgastando as rochas e quebrando-as em pequenos grãos. Lentamente, ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos (pedaços). Esse processo é chamado intemperismo.
Intemperismo vem de intempérie, que significa “mau tempo”. No processo de intemperismo também atuam as mudanças de temperatura provocadas pelo calos e pelo frio.
Os ventos ou a água da chuva transportam os pequenos grãos de minerais, também chamados sedimentos, até o fundo de rios, lagos ou oceanos. Esses grãos se depositam em camadas e se acumulam ao longo do tempo. O peso das camadas de cima comprime as camadas de baixo, que vão ficando cada vez mais compactas e acabam endurecendo. Os grãos ficam grudados, ou cimentos, uns aos outros. Surge, assim, uma rocha sedimentar. Mas não se esqueça; tudo isso leva milhares ou até milhões de anos para acontecer.
As rochas sedimentares são também denominadas rochas estratificadas (de estrato, que quer dizer “camada”), pois se apresentam em camadas de sedimentos.
Na formação de rochas sedimentares, as camadas sucessivas podem cobrir também restos de plantas e animas. O animal ou planta morre e seu corpo, antes se ser decomposto por microorganismos, é coberto por milhares de grãos de minerais.
São exemplos de rochas sedimentares: o arenito, a argila e o carvão mineral.
Grandes áreas do território brasileiro são ocupadas pelas rochas sedimentares, como as planícies da Amazônia e do Pantanal.
 Alguns tipos de rochas Sedimentares:
- Arenito e Argilito 
A formação do arenito começa quando rochas como o granito se desintegra aos poucos pela ação do intemperismo. Com o tempo as chuvas e os ventos desgastam o granito, que vai se esfarelando e soltando grãos. Os grãos de quartzo do granito formam a areia.
Areia e as dunas de areia, porém, não são rochas: são fragmentos de rochas. O arenito se forma quando os grãos de quartzo se depositam no fundo do mar ou em depressões e ficam submetidos a um aumento de pressão ou de temperatura. Os grãos ficam cimentados e endurecidos e forma o arenito, uma rocha sedimentar que é usada em pisos. 
A desintegração do feldspato, em mineral encontrado no granito, pelas chuvas dá origem à argila. O argilito se forma pelo depósito de grãos de argila. que são muito mais finos que os grãos de areia.
- Calcário
O acúmulo de esqueletos, conchas e carapaças de animais aquáticos ricos em carbonato de cálcio, que é um tipo de sal, pode formar outra variedade de rocha sedimentar, o calcário.
O calcário é usado na fabricação do cimento e da cal.guas do mar avançavam sobre os continentes, recobrindo porçentar, o calcrganismos, tas e animasi. eza, o tipo de cristal que el
Por que somente nas bacias sedimentares pode haver carvão mineral e petróleo?
No decorrer do tempo geológico houve que as águas do mar avançaram sobre os continentes, recobrindo ? de terra. Muitas florestas também foram encobertas e os detritos existentes nas águas do mar depositaram-se sobre as florestas inundadas, provocando a sedimentação dessas áreas. No decorrer de milhões de anos, a madeira dessas florestas trasnformou-se em carvão mineral. Vê-se, assim, que só existem condições de formação de carvão mineral em áreas sedimentares.
A formação do petróleo é semelhante à do carvão mineral: originou-se da deposição de microorganismos (principalmente animais) em bacias sedimentares, Estas podem existir tanto no oceano quanto nos continentes.
Os microorganismos sedimentados transformaram-se, ao longo de milhões de anos, e deram origem ao petróleo. Essa transformação também só é possível nas bacias sedimentares.
O carvão mineral e o petróleo são duas importantes fontes de energia utilizadas pelo ser humano. Sua extração é realizada por grandes empresas: as indústrias extrativistas minerais. 
Rochas Metamórficas
A palavra metamórfica vem de metamorfose, que quer dizer “transformação”.
As rochas metamórficas se originam de uma transformação de rochas magmáticas ou sedimentares. Só que, neste caso, a transformação altera a organização dos minerais. Surge, então, uma nova rocha, com outras propriedades e, às vezes, outros minerais.
A transformação é provocada por intensas pressões ou por elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, movimentações na crosta da Terra empurram uma rocha sedimentar para regiões mais profundas, de maior pressão e temperatura, ela sofre mudanças na organização de seus minerais e se transforma em uma rocha magmática.
São exemplos de rochas metamórficas o gnaisse e o mármore.
O gnaisse origina-se da transformação do granito, que é uma rocha magmática intrusiva. Os morros do Pão de Açúcar e da Urca (dos bondinhos), na cidade do Rio de Janeiro, são exemplos de gnaisse.
O mármore origina-se da metamorfose do calcário, que é uma rocha sedimentar. Quando polido, é de grande beleza e é muito utilizado na construção civil como piso de residências e edifícios, como tampo de pias de cozinhas e banheiros, além de ter muitas outras aplicações, inclusive na escultura.
Outro exemplo de rocha metamórfica é a ardósia, usada em pisos. A ardósia se origina pela transformação do argilito.
Resumindo...
Como vimos às rochas magmáticas são formadas tanto pelo resfriamento e solidificação do magma no interior da Terra como pela solidificação da lava expelida pelos vulcões.

Outros materiais