Buscar

AV2 FUNDAMENTOS DE EPIDEMIOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0245_AV2_201408471078 » FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno:  CATIA CILENE RODRIGUES MACIEL BONFIM
	Professor:
	TERESA CRISTINA CIAVAGLIA V OLIVEIRA
	Turma: 9006/DE
	Nota da Prova: 7,5 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 20/11/2015 11:39:22
	
	 1a Questão (Ref.: 201408721038)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	De acordo com Rouquayrol (1999), indicadores são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo. A qualidade de um indicador depende das propriedades dos componentes utilizados em sua formulação (frequência de casos, tamanho da população em risco etc.) e da precisão dos sistemas de informação empregados (registro, coleta, transmissão dos dados etc.). É desejável que os indicadores possam ser analisados e interpretados com facilidade, e que sejam compreensíveis pelos usuários da informação, especialmente gerentes, gestores e os que atuam no controle social do sistema de saúde. Nesse contexto, como deve ser definido o grau de excelência de um indicador?
		
	
Resposta: O grau de excelência de um indicador deve levar em conta a confiabilidade ( informações fidedignas ) e aplicapilidade ( informações obtidas de aplicaçãodo indicador em condições semelhantes).
	
Gabarito: O grau de excelência de um indicador deve ser definido por sua validade (capacidade de medir o que se pretende) e confiabilidade (reproduzir os mesmos resultados quando aplicado em condições similares).
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408674464)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	No que diz respeito às relações de trabalho há uma especificidade da gestão da saúde que facilita a tarefa do gestor: a valorização do trabalho em saúde pela sociedade. Além disso, existem algumas especificidades da gestão pública da saúde que ajudam o gestor. Comente uma especificidade da gestão do SUS que está relacionada à melhoria da atuação do gestor da saúde.
		
	
Resposta: é necessário levar em conta a participação popular como elemento essencial na gestão do SUAS como esta na na Constituição Federal , garantindo assim a população contribuir e participar da gestão de serviços ofertados a população.
	
Gabarito: A Legislação do SUS, que exige a participação social, inclusive a dos trabalhadores, motivados pelos princípios da solidariedade, na gestão do sistema e dos serviços de saúde. A participação é uma estratégia importante para se alcançar a convergência entre os objetivos organizacionais e os objetivos pessoais de cada membro da organização.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408628952)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A epidemiologia pode ser definida como "o estudo da distribuição e dos determinantes de estados ou eventos relacionados à saúde em populações específicas, e sua aplicação na prevenção e controle dos problemas de saúde". Tal definição ratifica que os epidemiologistas estão preocupados:
		
	
	Em quantificar somente o número de doentes.
	 
	Com a incapacidade, doença ou morte, mas, também, com a melhoria dos indicadores de saúde e com as maneiras de promover saúde.
	
	Em curar os pacientes.
	
	Em gerar índices de Saúde Coletiva.
	
	Em controlar somente os efeitos da doença.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408758800)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Segundo o Artigo 196 de 05 de outubro de 1988, da constituição federal diz que: ¿Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços, para sua promoção, proteção e recuperação.¿ Considerando a estruturação da saúde atualmente, qual das afirmativas está incorreta.
		
	 
	A atenção primária à Saúde tem por objetivos: Promoção da saúde e prevenção de doenças; Interceptar as causas patológicas antes mesmo que atinjam o indivíduo.
	
	Atenção Terciária à saúde - Corresponde às medidas adotadas após as consequências da doença, representadas pela instalação de deficiências funcionais.
	 
	Atenção Terciária à saúde tem por objetivo diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação da incapacidade.
	
	Atenção Primária à Saúde - Realizada no período pré-patogênico. Compreende aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde.
	
	Atenção Secundária à Saúde - Realizada no indivíduo sob ação do agente patogênico, isto é, quando o período pré-patogênico já foi ultrapassado e o processo patológico foi desencadeado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408749130)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando apenas os determinantes sociais, qual das alternativas abaixo está INCORRETA como fator causal de uma enfermidade?
		
	 
	Microbiologia
	
	Moradia
	
	Renda
	
	Saneamento básico
	
	Educação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201408629831)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para calcular a taxa de mortalidade infantil neonatal, o denominador usado é:
		
	 
	número de nascidos vivos no mesmo local e ano.
	
	população de mulheres em idade fértil.
	
	total de óbitos maternos.
	
	população geral da área estudada.
	
	população de mulheres que morreram.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408627996)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com a procedência da equipe de investigação, estudos cooperativos entre diversas instituições que permitem a obtenção de casuísticas maiores (megatrials) e que exigem uma elaboração mais complexa quanto a protocolos, assim como treinamento e integração das equipes são chamados de:
		
	 
	Multicêntricos.
	
	Transversais.
	
	Ecológicos.
	
	Descritivos.
	
	Longitudinais.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408640974)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O SUS (Sistema Único de Saúde) representa o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por Órgãos e Instituições Públicas Federais, Estaduais e Municipais, da Administração Direta e Indireta e das Fundações mantidas pelo Poder Público, e de forma complementar pela iniciativa privada (Art. 4° Lei 8.080). Por ser um conjunto de unidades, de serviços e de ações que interagem com um mesmo propósito, organizando-se nas três esferas governamentais: Federal, Estadual e Municipal, dizemos que o sistema é único. Com relação às principais características ou princípios do SUS podemos afirmar que: I A universalidade quer dizer que todas as pessoas têm o direito ao atendimento, independente da cor, raça, religião, local de moradia, situação de emprego ou renda. II A equidade quer dizer que todo o cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme as suas necessidades. III Com relação à integralidade, as ações de saúde devem ser combinadas e voltadas ao mesmo tempo para prevenção e a cura. IV A descentralização está relacionada à redistribuição das responsabilidades das ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	Somente a afirmativa I é falsa.
	
	As afirmativas I, II e IV são falsas.
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408641041)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No processo de planejamento de saúde podem ser destacados quatro momentos, que para fins didáticos, podem ser visualizados e descritos de forma separada, entretanto, são momentos simultâneos. Com relação a esses momentos leia as afirmativas abaixo: I No momento explicativo são identificadas as necessidades e problemas, buscando possíveis explicações sobre a ocorrência eprodução dos mesmos. II No momento normativo procura-se definir o que deve ser feito (objetivos, metas, atividades, recursos). III No momento estratégico se definem estratégias para superação de obstáculos (desenho estratégico) e se estabelecem cursos de ação para o plano, programa ou projeto. IV No momento tático-operacional, busca-se realizar as ações. Agora, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	As afirmativas I e IV são falsas.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408762398)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica é um subsistema do Sistema Único de Saúde (SUS), baseado na informação-decisão-ação de doenças e agravos específicos. Seus principais objetivos são elaborar, recomendar e avaliar as medidas de controle e o planejamento.Dentro desse contexto, a Vigilância Epidemiológica pode ser definida como atividade de informação para decisão/ação, desenvolvendo várias funções específicas, tais como, exceto:
		
	
	Tomada de decisão/ação; avaliação;
	
	Coleta de dados e informações;
	
	Processamento, análise e interpretação dos dados coletados;
	 
	Descentralização.
	
	Divulgação de informações pertinentes; normatização.

Outros materiais