Buscar

DISCURSIVAS - INOVAÇÃO TECNOLOGICA- CCT0209

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201403223891)
	8a sem.: Desenvolvimento do Comportamento Inovador
	Pontos: 1,5  / 1,5 
Como distinguir se uma inovação é uma Inovação de Produto ou de Processo?
Resposta: Se envolve criação ou adiciona funcionalidade a um produto, é inovação de produto. Se envolve novas técnicas nos procedimentos de produção e fabricação, é inovação no processo.
Gabarito: 
Se a inovação envolve características novas ou substancialmente melhoradas do serviço oferecido aos consumidores, é uma inovação de produto. 
Se a inovação envolve métodos, equipamentos e/ou habilidades para o desempenho do serviço novos ou substancialmente melhorados, então é uma inovação de processo. 
Se a inovação envolve melhorias substanciais nas características do serviço oferecido e nos métodos, equipamentos e/ou habilidades usados para seu desempenho, ela é uma inovação tanto de produto como de processo
	 9a Questão (Ref.: 201403215277)
	2a sem.: O processo de criação do conhecimento
	Pontos: 1,5  / 1,5 
Qual o valor do capital intelectual para as empresas?
Resposta: O capital intelectual para as empresas tem um valor imensurável, pois é imprescindível para que a empresa se mantenha competitiva no mercado e atenda às necessidades dos clientes.
Gabarito: 
É um valor imensurável devido a uma nova sociedade que surge onde pressupõe uma mudança de cultura refletindo nas organizações, ou seja, capital intelectual ou conhecimento é gerenciar o conhecimento de funcionários. 
	 1a Questão (Ref.: 201405347843)
	Pontos: 1,5  / 1,5
O processo de inovação é fundamental para a sobrevivência das organizações sendo responsável pela geração de novos bens, produtos, processos e até novas empresas. Então, a partir deste processo, quando se dá a inovação tecnológica?
Resposta: e quando essa inovação criada tem um sucesso no mercado assim gerando lucros e beneficios a organização esse e um sinal que seu produto ou processo foifeito com qualidade e foi bem sucedido.
Gabarito: Quando o resultado gerado pelo processo de inovação constitui-se numa tecnologia que atende às necessidades dos seres humanos temos, então, a inovação tecnológica.
	
	 2a Questão (Ref.: 201405352268)
	Pontos: 1,5  / 1,5
Uma das 10 características que a Empretec lista como necessária ao comportamento empreendedor é a "Aceitação de riscos".
Cite 3 ações que o empreendedor deve ter no que se refere a capacidade de avaliar riscos.
Resposta: aceitar os riscos do negocio que pretende criar saber lidar com os riscos nao ter medo de em lidar com os ricos calcular bem os riscos
Gabarito: 1. Avaliar alternativas e calcular riscos deliberadamente; 2. Colocar-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados; 3. Agir para reduzir os riscos ou controlar os resultados.
	 1a Questão (Ref.: 201210742570)
	Pontos: 1,5  / 1,5
Considere a seguinte afirmativa: Para ser um empreendedor não é necessário criar uma empresa e se tornar um milionário famoso.
Esta afirmativa é falsa ou verdadeira? Justifique sua resposta.
Resposta: Esta afirmação é verdadeira, pois para se ser um empreendedor, a pessoa tem que ter autoconfiança, ter espirito liderante, ter ideias criativas, ser criativo, não precisa ter necessáriamente uma empresa, e sim, ter o conhecimento no negocio e espirito de inovação.(novas Ideias)pode ser ate autonomo.
Gabarito:
A afirmativa é verdadeira porque podemos agir de forma empreendedora em nosso dia a dia, em várias dimensões: social, afetiva e profissional. Ex. intraempreendedor, empreendedor social, etc.
	
	 2a Questão (Ref.: 201210134441)
	Pontos: 1,5  / 1,5
Cite quatro características de comportamento empreendedor
Resposta: autoconfiança, liderança, criatividade , conhecimento e encaram as dificuldades como desafio , curiosidade e estabelecimento de metas.
Gabarito: Busca de oportunidades e iniciativa Persistência Aceitação de riscos Exigência de eficiência e qualidade; Comprometimento com o trabalho; Estabelecimento de metas; Planejamento e monitoramento sistemáticos; Independência e autoconfiança
	 1a Questão (Ref.: 201201288682)
	Pontos: 1,5  / 1,5
Qual a diferença entre o Conhecimento Tácito e o Conhecimento Explícito ?
Resposta: O conhecimento tácito o conhecimento que o indivíduo traz dentro de si, é internalizado. Por exemplo, eu tenho um conhecimento que ninguém pode ver, tocar, é um conhecimento particular, algo que não está nos livros, na tv, nos cds, no pen drive, no computador, é meu conhecimento e só eu posso passá-lo para alguém.O conhecimento explícito é o conhecimento que é concreto, está externalizado em textos, midias, etc. É um conhecimento que eu posso adquirir lendo, ouvindo, pesquisando, é um conhecimento que eu adquiro conforme o meu querer, a minha busca, pesquisa por aquele conhecimento.
Gabarito: O Conhecimento Tácito consiste em hábitos e práticas pessoais, individuais, que dificilmente podem ser externalizados ou codificados, sendo repassados usualmente via educação/treinamento ou experiência pessoal. Já o Conhecimento Explícito é um conhecimento articulado, codificado e armazenado, por exemplo, na forma de manuais, documentos e procedimentos registrados. Pode ser facilmente organizado, armazenado e repassado.
	
	 2a Questão (Ref.: 201201458053)
	Pontos: 1,5  / 1,5
Diferencie inovação incremental da inovação radical e cite 1 exemplo cotidiano de cada uma.
Resposta: Inovação incremental é o complemento de um produto, é adicionar algo que está faltando e que vai trazer resultado. Inovação Radical é a troca total daquele produto por um outro, portanto uma troca radical. Um exemplo de inovação Incremental é uma empresa que oferece um tipo de calçado e observando seu consumidor e a sua concorrência, observa que precisa criar algo a mais naquele produto para chamar a atenção do mesmo. Um exemplo de Inovação Radical é uma empresa que ao ver que a concorrência está mais forte e que o perfil do seu público mudou, parte então para uma mudança no oferecimento do seu produto.
Gabarito: Incremental: Quando se incorpora alguma característica nova. Exemplo: Celulares sempre com novas funções e design moderno Radical: Quando se muda drasticamente o produto/serviço, provocando sua substituição. Exemplo: DVD em substituição ao vídeo cassete

Outros materiais