Buscar

patologia av2

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: _AV2_» PATOLOGIA BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno:0000000
	Professor:
	0000
	Turma: 9001/AQ
	Nota da Prova: 5,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 2  Data: 20/11/2015 
	
	 1a Questão (Ref.: 201401195526)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Leia o caso clínico: Identificação do paciente: João, 50 anos. Queixa principal: falta de ar História da doença atual: há dois anos iniciou quadro de dispnéia aos pequenos esforços, acompanhada de tosse seca. Relata emagrecimento, cansaço e desânimo. História social: tabagista desde os 15 anos (12 cigarros por dia). Exames complementares: exame do escarro e broncoscopia Diagnóstico: carcinoma brônquico (neoplasia maligna - câncer de pulmão) De acordo com o caso clínico podemos observar as consequências do tabagismo, considerado o principal fator de risco do câncer de pulmão, sendo responsável por 90% dos casos diagnosticados, 90% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por câncer. O diagnóstico não invasivo de carcinoma brônquico é extremamente útil e prático, facilitando a conduta terapêutica. O exame do escarro é uma das mais antigas técnicas utilizadas para diagnóstico de neoplasias pulmonares e depende da esfoliação espontânea de células cancerosas provenientes de partes do tumor que frequentemente apresentam maior diferenciação celular e que se comunicam com os brônquios. Este pode ser o primeiro exame para a investigação de neoplasias pulmonares, antes mesmo da realização de broncoscopia. Assim, o exame do escarro, é um método barato, prático, fácil e não invasivo, entretanto, é importante ressaltar que essa técnica isoladamente não conclui o diagnóstico de carcinoma brônquico, sendo caracterizada como exame complementar e devendo ser interpretada juntamente com o quadro clínico e outros exames diagnósticos. O texto está disponível em . Com base no caso clínico e no texto, responda: a) Qual é o principal agente carcinogênico ou agente agressor persistente que desencadeou a neoplasia maligna no paciente? b) O resultado do exame do escarro associado à biópsia brônquica revelou um triste e preocupante diagnóstico:carcinoma brônquico. Com o passar do tempo esse tipo de tumor torna-se muito agressivo, adquirindo maior potencial maligno, ou seja, aumentando sua malignidade. Quais são as duas propriedades mais marcantes das neoplasias malignas que são consideradas sinal de mau prognóstico?
		
	
Resposta: O uso exagerado do Cigarro e por muitos anos afetou seu pulmão. Metastase é um sinal de mal prognostico.
	
Gabarito: a) fumo. b) Capacidade de invadir localmente, de ganhar uma nova via de disseminação chegando a sítios distantes e originar novos tumores, ou seja, formar metástases, que são o selo definitivo da malignidade e sinal de mau prognóstico
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Certo
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401220739)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Explique de que maneira uma neoplasia classificada histologicamente como benigna pode ser letal.
		
	
Resposta: Apoptose
	
Gabarito: Isso pode ocorrer em decorrência da localização da massa neoplásica. Por exemplo, uma neoplasia beninga que comprima a hipófise ou determinada região cerebral pode gerar sequelas graves ou mesmo a morte, por impedir o desempenho de funções vitais desempenhadas por esses órgãos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Resposta Incorreta
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401919987)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A ação dos agentes agressores, independente da sua origem, ocorre a partir de dois mecanismos básicos: a)__________, a partir de modificações moleculares que se traduzem em modificações estruturais; b) __________, a partir de processos de adaptação que quando ativados acarretam a neutralização ou a eliminação da agressão, viabilizam modificações em nível molecular que ocasionam alterações estruturais. A opção que corretamente completa as lacunas em (a) e (b) são respectivamente:
		
	
	Ação molecular e Ação estrutural
	
	Ação horizontal e Ação Vertical
	 
	Ação direta e Ação indireta
	
	Ação indireta e Ação direta
	
	Ação estrutural e Ação molecular
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401920704)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Significa diminuição do aporte de oxigênio ou baixa concentração de oxigênio nos tecidos.
		
	
	Anóxia
	
	Anemia
	 
	Displasia
	 
	Hipóxia
	
	Hipolasia
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401814630)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A (X) se origina da alteração da manutenção da proporção entre fosfolipídios e gordura devido ao comprometimento da síntese de fosfolípideos. Há uma diminuição da produção de fosfolipídeos devido a quedas metabólicas das células, o que indica que houve uma agressão e perda da homeostase. Com a redução de fosfolípides, há uma mudança no arranjo físico-químico entre essa substância e a gordura neutra, que fica ¿desmascarada¿, ou seja, torna-se microscopicamente visível e corável. O acúmulo de gordura neutra é, então, produto da mudança da relação fosfolipídios/gordura neutra intracelular. A incógnita (X) pode ser substituída por:
		
	 
	Fibrose
	 
	Esteatose
	
	Morfostase
	
	Infiltração
	
	Turgência
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401196122)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em tecidos necrosados, a alcalinidade está aumentada, provocando uma diminuição da solubilidade do carbonato de cálcio, facilitando sua precipitação. Que tipo de calcificação pode ocorrer em tecidos necrosados?
		
	
	hiperplásica.
	
	metaplásica.
	 
	distrófica.
	
	displásica.
	
	metastática.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401187479)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre distúrbios circulatórios é incorreto afirmar que:
		
	 
	Se um trombo oclui totalmente a artéria pulmonar a circulação colateral do órgão supre esse problema não ocorrendo maiores consequências.
	
	Crianças desnutridas podem ter edema generalizado, pela baixa concentração de proteínas em seu plasma.
	
	O choque hipovolêmico pode ocorrer após hemorragias, queimaduras ou graves diarreias.
	
	Mergulhadores podem sofrer embolia gasosa se retornarem muito rápido à superfície porque o nitrogênio que estava dissolvido em seu sangue pela pressão se transforma em bolhas de gás.
	
	Pessoas hipertensas podem apresentar edema devido ao aumento da pressão hidrostática do sangue.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401822288)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	No que diz respeito aos sinais cardinais, pode-se considerar como correto a relação discriminada na alternativa:
		
	
	Calor - vasoconstrição; Rubor - vasodilatação; Tumor- permeabilidade vascular; Dor- liberação de mediadores químicos; Alterações funcionais- mediadores químicos.
	 
	Calor - vasodilatação; Rubor - vasodilatação; Tumor- permeabilidade vascular; Dor- liberação de mediadores químicos; Alterações funcionais- mediadores químicos.
	
	Calor - vasoconstrição; Rubor - vasoconstrição; Tumor- permeabilidade vascular; Dor- liberação de mediadores químicos; Alterações funcionais- mediadores químicos.
	 
	Calor - vasodilatação; Rubor - vasoconstrição; Tumor- baixa da permeabilidade vascular; Dor-vasodilatação; Alterações funcionais-prostaglandinas.
	
	Calor - vasodilatação; Rubor - vasoconstrição; Tumor- permeabilidade vascular; Dor- liberação de mediadores químicos; Alterações funcionais- mediadores químicos.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401190849)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale o item que representa uma neoplasia benigna de origem no tecido glandular:
		
	
	Osteoma
	
	Neuroblastoma
	 
	Adenoma
	
	Adenocarcinoma
	
	Carcinoma escamoso
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401822552)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os componentes da imunidade adquirida são:
		
	 
	os linfócitos e seus produtos.
	
	os eosinófilos e seus produtos.os macrófagos e seus produtos.
	
	os mastócitos e seus produtos.
	
	os monócitos e seus produtos.

Continue navegando