Buscar

Plástico Industrial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clique para editar o estilo do título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
*
*
*
Plástico Industrial
Técnica de sobremoldagem de filmes substitui a pintura de carrocerias
*
*
*
 A aplicação de peças constituídas de filmes termoplásticos e poliuretano reforçado com fibras de vidro em carrocerias de tratores e maquinas agrícolas garante as peças alta estabilidade, boa resistência mecânica e boa qualidade superficial, o que permite dispensar o acabamento com pintura.
*
*
*
Materiais compósitos
 Uma classe de material compósito particularmente muito promissora é a dos filmes que recebem sobremoldagem de espuma rígida.
 Esse combina um filme de resina plástica com uma espuma estável de poliuretano expandida sobre ele passam a apresentar um perfil impressionante de propriedades conferidas por essa associação. Tornando desnecessária a etapa de pintura. 
*
*
*
Boa qualidade superficial a baixos custos
 A tecnologia de fabricação de filmes possui um potencial considerável para as futuras aplicações além da automotiva. Um exemplo deste tipo de aplicação são as portas de geladeiras feitas de material compósito de 4 camadas.
*
*
*
Processo de sobremoldagem
 A sobremoldagem por expansão é feita em um filme termoplástico submetido a uma termoformação a vácuo, com uma espuma microcelular de poliuretano particularmente tenaz. Dessa forma, obtém-se uma casca resistente a flexão. Depois é introduzida a espuma isolante de PU entre essas camadas externas e em outras regiões que apresentam os filmes.
*
*
*
Ampliando o potencial com o uso de fibras de reforço
 Todos esse fatos apontam que o uso de espuma rígida integral de poliuretano, estava predestinada a ser aplicada nas áreas domésticas, de artigos para banheiro e eletrônica sofisticada para entretenimento. Porem com o uso de poliuretano folhado reforçado com fibras (FFT) desenvolvida pela GMP atende a indústria de tratores e máquinas agrícolas.
*
*
*
Requisitos da indústria de tratores
Redução do peso e custo das peças
Alta capacidade de produção
Superfície com boa qualidade e aspecto estético
Boa propriedade mecânica
Qualidade homogênea
Coeficiente de dilatação térmica semelhante ao dos metais
*
*
*
Foiled Fiber-Pur Technology (FFT)
 O reforço de fibras aumenta drasticamente a resistência mecânica e estabilidade dimensional do componente.
 As peças feitas com o uso da FFT apresentam espessura pouco maior em relação as feitas pelo processo SMC para conseguir o mesmo grau de rigidez ”construtiva”, porem sua tenacidade é maior e sua densidade é menor, logo o peso das peças são menor
*
*
*
 As propriedades ao lado mostram que as peças feitas pelo processo FFT apresentam boa dureza superficial resistência química contra muitos solventes orgânicos e inorgânicos, boas propriedades elétricas e pequeno coeficiente de expansão térmica, bem como características de isolamento térmico e acústico.
*
*
*
Produção simples por aspersão
 O processo FFT originou-se da comprovada tecnologia de moldagem de PU reforçado por injeção reativa. As fibras de vidro, cortadas no comprimento adequado a partir de mechas são reunidas com uma solução à base de PU em um cabeçote de mistura. Em seguida, essa composição é aspergida sobre um molde aberto no qual o filme termoplástico já está depositado. 
*
*
*
Produção simples por aspersão
 É possível aproveitar saliências da parede como ponto de partida para parafusos autocortáveis ou nervuras para reforço usadas para estabilização. Dessa forma pode se dispensar a inserção de elementos metálicos adicionais de reforço no molde, ainda que essa alternativa continue sendo viável.
*
*
*
Vantagens do processo
 O processo de aspersão possui a vantagem de poder definir o comprimento e a quantidade de fibra de vidro durante a mistura, o que garante uma elasticidade, resistência e tenacidade definidos sobre medida.
*
*
*
Filmes versáteis com boa relação preço-desempenho
 atualmente os materiais-suporte dos filmes usados na FFT são baseados em PVC ou PET-G, os quais estão disponíveis em todas as cores RAL e com ampla variedade de qualidades superficiais.
*
*
*
Alta produtividade e capacidade
 O ponto economicamente mais importante da tecnologia FFT é a supressão total da camada integral de tinta o que faz o tempo do processo ficar menor. Outro ponto é que as peças já estão prontas para montagem após a desmoldagem. Uma linha de produção simples com quatro estações e dois turnos diários pode produzir de 100 a 120 peças.
*
*
*
Alta produtividade e capacidade
 Os baixos custos dos moldes de alumínio, devido a baixa pressão, e equipamentos asseguram a economia deste processo.
*
*
*
Superfície robusta e brilhante sem tinta
 Estes requisitos podem ser atendidos pela FFT. Neste processo as peças laterais e superior do capô são produzidas separadamente e montadas posteriormente, o que facilita a inclusão de cavidades e depressões na parede. Uma vantagem do capô são suas laterais reforçadas com fibras de vidro podendo suportar cargas consideráveis, acidentes leves e arranhões.
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Reciclabilidade
 Um aspecto não discutido até o momento foi a reciclabilidade. A supressão da pintura posterior e a decorrente ausência de solventes em toda a cadeia de produção permitem considerar o FFT como ecologicamente amigável.
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais