Buscar

AV FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 03-2015

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCJ0100_AV_201304126919 » FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Tipo de Avaliação: AV 
	
	Professor:
	VILMA CARDOSO REGATO
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,0        Nota de Partic.: 1        Data: 14/03/2015 09:31:34 
	
	 1a Questão (Ref.: 201304320215)
	1a sem.: OS CONCEITOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DE INDIVÍDUO E SOCIEDADE
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	De acordo com as concepções socioantropológicas o que se pode concluir sobre o que ocorre com o indivíduo quando vivem isolados?
		
	
Resposta: O que ocorre com o indivíduo quando vivem isolados é que não se adaptam a sociedade.
	
Gabarito: Os seres humanos não vivem juntos, não vivem em sociedade, apenas porque escolhem esse modo de vida, mas porque a vida em sociedade é uma necessidade humana. A humanização do homem acontece em relação a outro homem. Indivíduos que sobrevivem isolados ( isto é quase impossível), não se humanizam e não se transformam em seres sociais. Se isolado da sociedade, o "indivíduo selvagem" não chega sequer a aparentar humanidade, fica evidente ser um produto bastante diferente do "indivíduo social" como o conhecemos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304157554)
	6a sem.: MODELOS CLÁSSICOS DA ANÁLISE SOCIOLÓGICA: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Chicotadas antes do casamento - Bariya Magazu, uma adolescente nigeriana de 17 anos, deu à luz seu primeiro filho em dezembro e há duas semanas se apresentou a um tribunal para o castigo: 100 chibatadas. O açoitamento, prescrito pela lei islâmica tradicional, foi imposto porque a jovem fez sexo sem ser casada e mentiu ao apontar três homens como os possíveis pais da criança. Diante dos protestos de defensores dos direitos humanos, o juiz que aplicou a sentença se justificou: "Fisicamente ela está bem, pois voltou para casa caminhando". E do ponto de vista moral também está reabilitada, "porque um homem de sua aldeia se propôs a casar com ela e lhe devolveu a honra perdida", sentenciou. (Folha de S. Paulo, novembro de 2005) 1- Qual o fato social apresentado no texto? É anômico, patológico ou normal? Justifique. 2- Explique o conceito de consciência coletiva na concepção teórica de Durkheim e como ela pode ser observada no caso apresentado. 
		
	
Resposta: 1-Patológico. 2-Consciência coletiva, pois a sociedade enxergará a verdade dos fatos e os valores que servirão de exemplo. 
	
Gabarito: 1. Proposta sugestiva de resposta: Fato social: o direito, fato social normal, porque não extrapola os limites permitidos pela consciência coletiva. Analisar o que é normal ou patológico varia de sociedade para sociedade. 2. Proposta sugestiva de resposta: consciência coletiva fato social normal, porque não extrapola os limites permitidos pela consciência coletiva.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304214648)
	1a sem.: Indivíduo e sociedade
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O processo de socialização pode ser definido como: 
		
	
	Um conjunto de interações humanas através do qual indivíduo adquire aptidões que lhe permitem ser um membro da sociedade. 
	
	Um conjunto de relações de trabalho que definem o formato da divisão da riqueza social produzido pelos homens. 
	
	Um conjunto de laços afetivos construídos a partir da solidariedade orgânica 
	
	Um conjunto de transformações que permitem aos homens sair do estado de selvageria para o estado de anomia. 
	
	Um conjunto de ações que dão identidade aos grupos sociais no interior da sociedade capitalista 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304313070)
	2a sem.: Objeto e método das Ciências Sociais
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	As Ciências Sociais lidam não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Nas Ciências Sociais temos a interação complexa entre o investigador e o investigado, que exige a elaboração de metodologias e técnicas de pesquisa específicas. Isso ocorre por que:
		
	
	As ciências sociais ainda são ciências jovens e não produziram métodos objetivos de análise da realidade.
	
	Nas ciências sociais o que conta é a opinião do pesquisador e não a realidade ou os fatos exteriores aos homens.
	
	Nas ciências sociais há uma distância irremediável entre o cientista e seu objeto de pesquisa.
	
	As ciências sociais carecem de recursos para criar laboratórios grandes o bastante para comportar uma sociedade e observá-la.
	
	Nas ciências sociais tanto o sujeito quanto o objeto do conhecimento compartilham de um mesmo universo de experiências humanas. 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304154073)
	3a sem.: Natureza e cultura: a sociedade como domínio da regras culturais sobre a natureza. 
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Considere as afirmativas a seguir: 
I- O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir; 
II- Tudo o que for expressivo (simbólico) no corpo cumpre funções exclusivamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica; 
III- O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade instrumental (fisiológica), significando dizer que o universo simbólico/ cultural não exerce qualquer poder sobre o mesmo; 
IV- É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial. 
Marque uma letra a seguir  que indica quais são as afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas: 
		
	
	I e II.
	
	I, II e IV.
	
	II e III.
	
	I e IV.
	
	II e IV.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304371632)
	5a sem.: FORMAÇÃO DO PENSAMENTO POLÍTICO MODERNO
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	No que se refere aos pensadores conhecidos como CONTRATUALISTAS e ao papel de suas idéias na configuração das características do Estado tal como o conhecemos hoje, é CORRETO afirmar que:
		
	
	Tanto em Hobbes, como em Locke, dependendo das condições do exercício do governo resultante do pacto social, verificar-se-ia a possibilidade da reversão ao estado de natureza.
	
	Segundo o pensamento de Rousseau, o contrato social seria um instrumento através do qual a vontade geral se submeteria à vontade individual.
	
	De acordo com Locke, o Estado se originaria de um pacto de consentimento, condição em que os homens buscariam consolidar, ainda mais, os direitos de que seriam titulares em estado de natureza.
	
	O estado de natureza, segundo Rousseau, corresponderia a uma condição em que os homens já se encontravam organizados por um Estado definidor dos critérios de distribuição da propriedade.
	
	Para Hobbes, o contrato social se construiria a partir da cessão de alguns direitos individuais, presentes no estado de natureza, ao Estado que se configuraria como um poder incondicionado, irresistível, inapelável e ilimitado;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304717978)
	7a sem.: Modelos clássicos da análise sociológica
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Com relação aos métodos da pesquisa sociológica propostos por Durkheim e por Weber, é CORRETO afirmar que:
		
	
	De acordo com Durkheim, o cientista deverá sempre estar preparado não apenas para ¿enxergar¿ a verdade dos fatos (que seria o ¿dever científico¿), mas também para a defesa de seus próprios valores que, na verdade, refletirão a ordem racional dos fatos.
	
	As sociologias de Durkheim e de Weber se valem de uma perspectiva metodológica materialista histórica por meio da qual a sociedade é compreendida a partir de um conjunto de relações materiais de produção, definidoras de sua organicidade. 
	
	De acordo com Weber, o cientista social deve estar sempre atento àqueles acontecimentos gerais e repetitivos que apresentam características exteriores comuns.
	
	Segundo Weber, o cientista social deve manter sempre uma conduta deneutralidade e de objetividade, encarando os fatos como coisas.
	
	Segundo Durkheim, a concepção mais adequada que o cientista social deve ter sobre a sociedade é a de um organismo em permanente adaptação, apresentando assim estados normais e estados patológicos. 
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201304408320)
	sem. N/A: MODELOS CLÁSSICOS DA ANÁLISE SOCIOLÓGICA: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Leia o texto abaixo, depois escolha a opção que corresponde ao que está sendo apresentado. 
As discussões realizadas nos fóruns objetivam promover a interação entre tutor e alunos em torno de temas pertinentes às aulas online. Consideramos uma participação de qualidade quando ela se apresenta de forma consistente e bem fundamentada ou uma "provocação" que estimule e motive os colegas a participarem. 
Essa mensagem faz parte das minhas orientações para vocês logo no começo do curso. Sendo assim, vamos contextualizá-la com a teoria de Weber, que classifica sua conduta, assim como a do tutor e colegas, como: 
		
	
	relação social 
	
	ação tradicional 
	
	ação social 
	
	tipo ideal
	
	dominação 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304375349)
	sem. N/A: CONTEXTO HISTÓRICO DA FORMAÇÃO DA SOCIOLOGIA E DA ANTROPOLOGIA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O Positivismo foi uma diretriz filosófica que Augusto Comte desenvolveu na segunda metade do séc. XIX e influenciou o Brasil no lema de um de seus símbolos mais importantes. Estamos falando:
		
	
	Da bandeira nacional;
	
	Do brasão da república;
	
	Da bandeira de Brasília;
	
	Da constituição brasileira.
	
	Da bandeira do Rio de Janeiro;
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304374498)
	sem. N/A: A ATUALIDADE DAS CIÊNCIAS SOCIAIS NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: NOVOS PADRÕES MORAIS E CULTURAIS
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	O denominador comum das lutas feministas foi o questionamento da divisão tradicional dos papéis sociais. A mulher, tradicionalmente, cabia o espaço da casa, da vida privada, enquanto ao homem era garantido o domínio sobre o espaço: 
		
	
	Lúdico. 
	
	Público. 
	
	Cultural. 
	
	Geracional. 
	
	Social.

Continue navegando