Buscar

Pesquisa Quantiqualitativa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado prefeito Walter de Sá Leitão – CAWSL
Departamento de Letras
Componente Curricular: Metodologia do trabalho científico
Professora: Risoleide Rosa Freire de oliveira
Pesquisa Quantiqualitativa
Alexsandra Paiva de Souza Fernandes
Andrea Giovanna Pimentel Leandro
Bruna Danyellen De Macedo Ferreira
Juliana Coelho da Silva
Maria Geizi Silva Pinto
Estrutura composicional
O que é pesquisa?
Metodologia científica
Pesquisa quantitativa e qualitativa
Pesquisa quantiqualitativa
Exemplo de uma pesquisa
Considerações finais
	Pesquisa é toda atividade voltada a solução de problemas; como atividade de busca, indagação, investigação, inquirição da realidade, é a atividade que vai nos permitir, no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos, que nos auxilie na compreensão da realidade e nos oriente em nossas ações.
(PÁDUA, 2000, p. 31)
Metodologia Científica
	Metodologia pode ser entendida como um conjunto de etapas ordenadamente dispostas que se deve vencer no processo de investigação de um fenômeno.
	Inclui a escolha do tema, o planejamento investigativo, o desenvolvimento metodológico, a coleta/constituição/geração e tabulação de dados, a análise dos resultados, a elaboração das conclusões e a divulgação de resultados.
Qualitativa
Amostras reduzidas
Entrevistados não escolhidos por amostragem
Roteiro aberto e indireto
Participação ativa do entrevistador
Entrevista mais liberal e informal
Fazer estudo de casos ou relatórios
Realçar valores, opiniões e atitudes
Produto: compreensão com ênfase em generalidades
Quantitativa
Amostras mais amplas
Entrevistados escolhidos por amostragem
Questionário mais rígido
Participação limitada do entrevistador
Entrevista mais formal
Preparar tabelas, quadros e/ou relatórios
Atua em níveis de realidade
Produto: explicações enfatizando propriedades, população
pesquisa Quantiqualitativa
	O pesquisador pode fazer uso de dados quantitativos na pesquisa qualitativa, uma vez que tais dados podem fornecer elementos significativos para interpretação do fenômeno investigado, fato que reporta a Minayo (2005, p.101), quando postula que “o conjunto de dados quantitativos e qualitativos, porém, não se opõem. Ao contrário, se complementam, pois a realidade abrangida por eles interage dinamicamente, excluindo qualquer dicotomia.”
Exemplo de uma pesquisa com abordagem quantiqualitativa
	Esta tese focaliza as representações discursivas de FICAR e NAMORAR construídas por vestibulandos e pré-vestibulandos, considerando sua implicações para a compreensão dos processos discursivos e sociocognitivos subjacentes à produção de texto n ensine aprendizagem da língua portuguesa., e ancora-se em uma abordagem qualiquantitativa.
1ª etapa: seleção do texto dos vestibulandos
2ª etapa: conversa informal com os pré-vestibulandos
3ª etapa: situação de produção escrita para os pré-vestibulandos
4ª etapa: a entrevistas com os pré-vestibulandos: a técnica do grupo focal
5ª etapa: a seleção das categorias de análises
6ª etapa: a triangulação dos dados
	Conclusões da pesquisa
	“Ficou evidenciado que os sujeitos recorreram a referentes distintos para designar os participantes Rds de Ficar e Namorar. Em sua maior parte os sujeitos tematizaram e re-tematizaram os referentes de Ficar, como pessoas, especificamente: jovens, adolescentes, parceiros e ficantes. Fazendo emergir designações próprias dessa forma de relacionamento como garotas de programa, garanhões e pegadores. Já os participantes do processo de namorar receberam outras designações como pessoas, moças/garotas, rapazes/meninos, casal, namorado e companheiro, não apresentando nenhum termo pejorativo para designar os participantes dessa forma de relacionamento.”
Considerações finais
	O presente trabalho teve como objetivo estudar a pesquisa quantiqualitativa, compreendendo que as pesquisas qualitativas e quantitativas não são paradoxais, mas sim complementares. Uma preenche as lacunas que a outra não consegue suprir.
	Portanto, vêm-se observando na prática um crescimento tímido, da demanda pelas metodologias quantiqualitativas, ou, qualiquantitativas. O fato é que resultados alcançados com o emprego dessa metodologia alternativa apontam para uma maior fidedignidade.
Referências
RAMOS, Milton Guilherme. Tese de Doutorado, “As representações discursivas de Ficar e Namorar em textos de vestibulandos e pré-vestibulandos”, UFRN. Natal/RN, 2011.
http://www.ead.fea.usp.br/semead/8semead/resultado/trabalhosPDF/152.pdf
https://www.google.com.br/search?q=pesquisa+quanti+qualitativa&biw=1366&bih=667&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&sqi=2&ved=0CAcQ_AUoAmoVChMI2KPz-besyAIVQiUeCh0ejA_k#imgrc=-nCECvcZUF_YPM%3A
http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/40088/diferencas-entre-pesquisa-quantitativa-e-qualitativa#ixzz3njp0jzCw

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando