Buscar

Prova de Processo Civil I

Prévia do material em texto

1 Questão:
Analise os enunciados a seguir, colhidos da obra de Marcelo Alkmim em “Curso de Direito Constitucional” (2009, p 626,675 e 713)
I – O Estado, assim como qualquer instituição organizada, seja pública ou privada, deve dispor de mecanismos e instrumentos voltados para o enfrentamento de situações DE EMERGÊNCIA OU DE CRISE INSTITUCIONAL, PELOS QUAIS PODE PASSAR PELAS MAIS DIFERENTES RAZÕES, SEJAM DE ORDEM INTERNA OU EXTERNA.
II – [...] a própria Constituição contempla mecanismos de salvaguarda da ordem jurídica, inclusive com a suspensão ou restrição transitória de direitos individuais [...]
III – o regime de legalidade ordinária vigente no país dá lugar a um regime de legalidade especial ou extraordinária, com a ampliação do poder do Estado [...]
PROCESSUAL I - Prof.Brunela Vieira de Vicenzi
1 – Duas ou + pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto ativa ou passivamente, sendo que este fenômeno jurídico será conceituado de:
Litisconsórcio
Nomeação à Autoria
Assistência.
Denunciação da Lide
 Nenhuma resposta acima é correta
2 – A modalidade de intervenção de terceiros que se presta a assegurar a efetivação do direito de regresso em favor da parte eventualmente sucumbente no processo é:
A nomeação à autoria
A assistência
A denunciação da lide
O chamamento ao processo
A oposição.
3 – Sobre litisconsórcio e intervenção de terceiros, segundo a regra do Código de Processo Civil,
O necessário e multitudinário poderá ser indeferido pelo juiz da causa, quando este comprometer a rápida solução do litígio.
Os atos de um litisconsorte não beneficiarão os demais, ainda que os litisconsórcio seja unitário.
Pendendo uma causa entre 2 ou + pessoas, o terceiro, que tiver interesse jurídico em que a sentença reconheça seu direito e lhe seja favor[avel, poderá intervir somente como assistente litisconsorcial.
É obrigatório o chamamento ao processo de todos os devedores solidários, quando o credor exigir de 1 ou de alguns deles, parcial ou totalmente, a dívida comum.
Feita a denunciação da lide pelo autor, o denunciado, comparecendo, assumirá a posição de litisconsorte do denunciante e poderá aditar a petição inicial.
4 – Moraes Silveira envolve-se em acidente automobilístico em Salvador, colidindo seu veículo com o de Consuelo, a quem acusa de haver provocado danos ao dirigir negligentemente. Propõe ação contra Consuelo, cujo carro estava segurado contra acidentes. Querendo que a seguradora componha o polo passivo da lide, o advogado de Consuelo deverá requerer, visando à eventual formação de título judicial contra a seguradora:
Sua oposição
Seu chamamento ao processo
Sua nomeação à autoria
Sua assistência
Sua denunciação da lide.
5 – Cláudia alugou imóvel residencial de propriedade de Rodolfo, pelo prazo de 2(dois) anos. As partes acordaram a fiança como forma de garantia, de modo que Helena e Paulo (amigos de Cláudia) assumiram a condição de fiadores. Passando por dificuldades financeiras, Cláudia deixou de pagar o aluguel, razão pela qual Rodolfo ajuizou ação de despejo cumulada com ação de cobrança, exclusivamente em face de Cláudia e Helena. Diante deste cenário, assinale a alternativa correta.
Helena poderá valer-se do chamamento ao processo para que Paulo integre o polo passivo da lide.
Cláudia poderá valer-se da denunciação à lide em face de Paulo, sendo vedado a este a recusar a denunciação.
Cláudia poderá valer-se do chamamento ao processo para que Paulo integre o polo passivo da lide.
Nenhuma resposta acima é correta.
6 – Configura competência insuscetível de prorrogação a do foro:
Do domicílio do autor da herança, para todas as ações em que o espólio for réu.
Da situação da coisa, para a ação fundada em direito real sobre bens móveis.
Do domicilio ou residência do alimentando, para a ação em que se pedem alimentos.
Do domicilio do representante do incapaz para a ação em que este for réu.
Da situação do imóvel, quando o litígio versar sobre direito de vizinhança.
7 – No que concerne às hipóteses de cumulação de pedidos formulados na petição inicial, a modalidade em que o acolhimento de um pressupõe o acolhimento do anterior é a cumulação:
Alternativa
Eventual
Sucessiva
Simples
Ulterior
Questão discursiva (3 pontos)
Escolha um tema abordado durante as aulas do primeiro e segundo bimestre deste semestre para o analisar do ponto de vista das alterações introduzidas no Direito Processual Civil pelo novo Código de Processo Civil (lei nº13.105, de 16 de março de 2015).
Tendo escolhido o tema, escreva uma redação de no mínimo 20 (vinte) linhas comparando a forma e o rito do instituto no Código de Processo Civil de 1973 e a forma e o rito do mesmo instituto no Código de Processo Civil de 2015.
VALOR DA CAUSA
No tema “VALOR DA CAUSA” com o novo CPC/IS, acametou algumas adições e mudanças no mesmo. Anteriormente esse trecho encontrava algumas vacâncias em sua redação, com isso não ficava claro no momento de sua utilização prática, tendo assim muitas brechas a serem exploradas com o novo CPC, ele obteve alterações importantes e adaptações convenientes aos dias atuais.
Os artigos 258 (291) e 259 (292) se mantiveram iguais, algumas alterações ocorreram em seus incisos:
No inciso primeiro houve a adição do seu texto que os vencimentos que se dão pelos juros de mora vencidas e de outras penalidades seguem até a propositura da ação.
No inciso II do código em vigor dizia que havendo a cumulação de pedidos, a quantia correspondente à soma dos valores de todos eles. Já no CPC/15, trata-se que na ação que tiver por objeto a existência, a validade, o cumprimento, a motivação, a resolução, a reviztação ou recessão do ato jurídico, ou da vida ante controversa.

Continue navegando