A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
19 pág.
AV2 - História da Mídia

Pré-visualização | Página 1 de 6

1a Questão (Ref.: 201407430459)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Sabemos que há divergências entre distintos autores com relação a qual seria o primeiro jornal impresso com periodicidade regular. Mas podemos observar que nesse primeiro momento, os Jornais apresentaram-se numa fase de "Impressa Literária". O que seria essa "Fase Literária"? Quais características marcaram esses primeiros jornais associando-os a publicações de cunho literário?
		
	
Resposta: No início tanto o formato dos jornais quanto a sua periodicidade erram irregulares, essa fase literária é marcado por um jornal que se assemelhava bastante com um livro. Como não havia um publicação diária, existiam várias notícias de várias áreas para serem lançadas. E com muito conteúdo o texto no jornal ficava extenso tornando assim quase como um livro,
	
Gabarito: Espera-se, aqui, que o aluno saiba definir as características principais dos jornais nessa "Fase Literária", tais como a narração de fatos e informação de acontecimentos, mas com linguagem literária, conforme a cultura de leitura e escrita da época.
	 2a Questão (Ref.: 201407300144)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	Arlindo Machado afirma: "É preciso, em todo caso, quando se fala de televisão, saber exatamente o que cada um está entendendo por esse termo, ou seja, o que o analista efetivamente viu na televisão, que conjunto de experiências audiovisual ele conhece, qual é a sua 'Cultura' audiovisual" (Machado, Arlindo. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000, p. 19). Neste sentido, explique as expressões usadas peloa autor:"televisão de qualidade" e a "televisão levada à sério".
		
	
Resposta: A qualidade da programação, não só quanto ao seu conteúdo, mas também ao desenvolvimento desse conteúdo para absorção daquele que o está assistindo. A televisão levada a sério, o profissionalismo em se saber o que está fazendo, para quem e como ixxo está sendo feito a experiência audiovisual que o telespectador vai ter mediante isso. O compromisso que fazer um trabalho justo tendo qualidade no seu conteúdo e seriedade quanto aos que o ministram.
	
Gabarito: a) Um conceito puramente técnico, a capacidade de usar bem os recursos expressivos do meio, ou seja: a boa fotografia, o roteiro coerente, a boa interpretação dos atores, a indumentária de época convincente, etc. (Visão dos profissionais que fazem TV); b) A capacidade de detectar as demandas da audiência (análise de recepção) ou as demandas da sociedade (análise de conjuntura) e transformá-la em produto (Visão dos comunicólogos e dos estrategistas de marketing); c) uma particular competência para explorar os recursos de linguagem numa direção inovadora (Perspectiva que os educadores e religiosos preferem privilegiar); d) Aspectos pedagógicos, os valores morais, os modelos construtivos de conduta que a TV está potencialmente apta a promover; e) Encarando a TV como um ritual coletivo, a qualidade pode estar no seu poder de gerar mobilização, participação, comoção nacional em torno de grandes temas de interesse coletivo; f) Também encontramos qualidade em programas e fluxos televisivos que valorizem as diferenças, as individualidades, as minorias, os excluídos, em vez de integração nacional e estímulo ao consumo e finalmente g) a qualidade pode estar simplesmente na diversidade, o que significa dizer que a melhor TV seria aquela que abrisse oportunidades para o mais amplo leque de experiências diferenciadas.
	 3a Questão (Ref.: 201407322231)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O interesse pelos meios de comunicação vem de longa data. Observemos o caso dos antigos filósofos e cidadãos gregos e romanos que utilizavam a Retórica como forma de persuadir seus interlocutores, no processo de comunicação. Para o filósofo Aristóteles, é "ao caráter moral que o discurso deve quase todo seu poder de persuasão". Entretanto, segundo o Oxford EnglishDictionary, o termo "mídia" só começa a ser empregado no século XX. Diga em que década do século passado podemos localizar os primeiros usos da expressão "mídia" conforme a conhecemos hoje?
		
	 
	Década de 1920
	
	Década de 1930
	
	Década de 1990
	 
	Década de 1940
	
	Década de 1970
	 4a Questão (Ref.: 201407321377)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os ideais de "liberdade, igualdade e fraternidade" - preconizados pela Revolução Francesa - começaram a ser defendidos pela imprensa brasileira a partir do lançamento do Revérbero Constitucional Fluminense (15/09/1821), dos maçons Joaquim Gonçalves Ledo e Januário da Cunha Barbosa. Outras publicações independentes foram produzidas em seguida e contribuíram sobremaneira para os movimentos em prol do "Dia do Fico" e da "Constituinte Brasileira". Marque a opção que NÃO APRESENTA o nome de um desses importantes impressos brasileiros que não mais passavam pelo crivo do censor da Imprensa Régia:
		
	
	Despertador Braziliense (1821)
	
	A Reclamação do Brasil (1822)
	
	A Malagueta (1821)
	 
	Gazeta do Rio de Janeiro (1808)
	
	O Espelho (1821)
	 5a Questão (Ref.: 201407844801)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O espírito científico herdado do século das luzes (do Iluminismo) e a revolução industrial contribuíram para o rápido avanço da imprensa. Nesse sentido é correto afirmar que:
		
	
	A notícia torna-se mercadoria e a informação perde seu valor.
	
	A novidade cede lugar à opinião.
	
	A vida vira notícia e a notícia deixa de ser mercadoria.
	
	O público e o privado não tornam-se elementos de um mesmo composto.
	 
	Ter informação torna-se uma ferramenta necessária para participar da vida social.  
	 6a Questão (Ref.: 201407267813)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A guerra pela audiência e pela venda de jornais modificou a forma de divulgar as informações na atualidade. Considerando o momento atual dos meios de comunicação de massa, a opção INCORRETA é:
		
	
	Aumento de produções que tenham fins comerciais e lucrativos.
	 
	Aumento da produção e veiculação de conteúdos de cunho mais educativo e opinativo.
	
	Aumento da presença de anunciantes.
	
	Aumento do investimento em tecnologia e recursos que possibilitem o barateamento dos custos de produção.
	 
	Aumento dos programas e matérias jornalísticas que usam e abusam do sensacionalismo.
	 7a Questão (Ref.: 201407276146)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A fotografia é uma invenção de muitos pesquisadores e cientistas e patenteada posteriormente pelo governo francês. Marque o par em que aparece a dupla responsável pela invenção da fotografia:
		
	
	Wedgwood/ Lumiére
	
	Lumiére/Bazin
	 
	Niépce/Daguerre
	 
	Niépce/Lumiére
	
	Daguerre/Lumiére
	 8a Questão (Ref.: 201407274443)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Os anos da chamada Belle Époque do cinema (1895-1912) foram a época máxima do desenvolvimento do
		
	 
	Capitalismo Imperialista Colonial.
	
	Anarquismo
	
	Comunismo
	 
	Neoliberalismo
	
	Socialismo
	 9a Questão (Ref.: 201407268088)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	ASSINALE A OPÇÃO QUE CONTEMPLA A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA TÉCNICA Da RÁDIO AM.
		
	
	PERMITE UMA RECEPÇÃO EM ALTA-FIDELIDADE MAS COM PEQUENO ALCANCE
	 
	TRANSMITE INFORMAÇÕES UTILIZANDO MODULAÇÃO EM FREQUÊNCIA
	
	TRANSMITE SOMENTE EM ONDAS CURTAS
	 
	TRANSMITE INFORMAÇÕES UTILIZANDO MODULAÇÃO EM AMPLITUDE
	
	TRANSMITE SOMENTE EM ONDAS MÉDIAS
	 10a Questão (Ref.: 201407810034)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O filósofo Derrida em um obra chamada "Mal de arquivo" pergunta ¿qual será o futuro da psicanálise na era do correio eletrônico, do cartão telefônico e do cd-rom? ( Derrida, Mal de arquivo. Rio de Janeiro: RelumeDumará, 2001, p.8). Nossa era de arquivos tem nessas e em outras ferramentas um desafio não só para a técnica criada por Freud, mas para toda a lógica da comunicação humana e social. Nossa "impaciência absoluta de um desejo de memória" (Id.,Ibid) começou com o papel e hoje adentra: