Buscar

Simulado EIAAEDP 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Simulado: CCE0463_SM_V.1 
	 Fechar
	Aluno(a): 
	Matrícula: 
	Desempenho: 5,0 de 8,0
	Data: 21/10/2015 21:40:04 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201101362962)
	
	A partir dos conteúdos estudados, comente sobre a importância do planejamento e implementação de um programa de auditoria para manutenção de um sistema de gestão ambiental.
		
	
Sua Resposta: Auditoria
	
Compare com a sua resposta: O programa de auditoria é um planejamento que agrupa em torno de um objetivo específico a série de uma ou mais auditorias no Sistema de Gestão Ambiental. A implementação dos programas de auditoria é importante para assegurar que o Sistema de Gestão Ambiental vem se mantendo analisado criticamente em relação a sua capacidade de atender aos requisitos da NBR 14001. Além disso, por meio dos programas de auditoria a organização mantêm capacitados os técnicos que atuam como auditores internos, zelando pela sua atualização e exercício constante das práticas de auditagem. Os programas de auditoria também podem ser úteis ao planejamento de auditorias focadas na verificação da capacidade da organização de cumprir seus contratos, de atender aos requisitos ambientais de um cliente específico, ou mesmo à legislação aplicada à organização. Auditorias são instrumentos de controle e é por meio de programas de auditoria bem estruturados e profissionais capacitados para atuar nesses programas que a organização pode assegurar que seu SGA vem sendo implementado de forma satisfatória.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201101262031)
	
	Qual o princípio da melhoria contínua no SGA?
		
	
Sua Resposta: SGA
	
Compare com a sua resposta:
É o processo de aprimoramento do sistema de gestão ambiental, visando atingir melhorias no desempenho ambiental global, de acordo com a política ambiental da organização. A melhoria contínua pode ser aplicada em uma ou mais áreas, conforme a estratégia da organização.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201101260725)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um estudo do inventário de resíduos sólidos de uma indústria têxtil, que aponta a origem, caracterização quali-quantitativa dos resíduos, formas de acondicionamento, armazenamento interno, transporte, tratamento e disposição final apontou que 5% dos resíduos foram classificados como um resíduo perigoso: Classe I, de acordo com a norma NBR 10004:2004. Segundo a referida norma, os resíduos perigosos são aqueles que apresentam periculosidade ou
		
	 
	reatividade ou corrosividade.
	
	corrosividade e combustilidade
	
	solubilidade em compostos orgânico ou corrosividade.
	
	toxicidade ou capacidade de troca de cátions (CTC).
	
	patogenicidade ou combustibilidade
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201101739120)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 30, cabe ao poder público a competência pelos serviços de limpeza pública incluindo-se a coleta e a destinação de resíduos sólidos urbanos. O gerenciamento municipal de resíduos sólidos pode ser entendido como um conjunto de:
		
	 
	ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento que uma administração municipal desenvolve para coletar, tratar e dispor o lixo do município.
	
	atividades envolvidas com os resíduos sólidos, relacionadas apenas ao transporte e à disposição final do lixo.
	
	ações que envolvem exclusivamente a reciclagem e a coleta seletiva de resíduos sólidos.
	
	ações decorrentes da operacionalização de uma estação de transbordo.
	
	etapas físicas relacionadas à operação de manejo dos resíduos sólidos.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201101740205)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre os resíduos sólidos, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas, após assinale a alternativa com a sequência exata das respostas: ( ) As empresas fabricantes e/ou importadoras de pneus são responsáveis pela coleta e reciclagem dos produtos inservíveis. ( ) São de responsabilidade da Administração Municipal: a coleta, o transporte, a destinação e disposição final dos resíduos de estabelecimentos comercias, da construção civil, de saúde, industriais e urbanos. ( ) Quanto à periculosidade, podem ser classificados em Classe I não perigosos e Classe II perigosos inertes e não inertes. ( ) Na logística reversa, os comerciantes e distribuidores deverão efetuar a devolução aos fabricantes ou aos importadores dos produtos e embalagens reunidos ou devolvidos. ( ) São objetos da logística reversa, os produtos usados e as embalagens de agrotóxicos, pneus, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, óleos lubrificantes e eletroeletrônicos.
		
	
	F V V F F
	 
	V F F V V
	
	V V F F V
	
	V F V V V
	
	F F F V V
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201101716978)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em agosto de 2010, foi publicada a Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo sobre seus princípios, objetivos e instrumentos, bem como sobre as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento dos resíduos sólidos. Acerca desse assunto, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
		
	
	dispensa a apresentação de ações preventivas e corretivas relacionadas a acidentes de trabalho, pois esta é uma competência do setor de segurança do trabalho.
	
	permite o lançamento de resíduos sólidos in natura a céu aberto, desde que esta forma de disposição final seja prevista e descrita no plano original.
	 
	deve contemplar diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, bem como volume e caracterização de resíduos.
	 
	faculta a atribuição de responsabilidade técnica em suas etapas de elaboração, implementação, operacionalização, monitoramento e controle da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
	
	requer a apresentação de documentação de passivos ambientais apenas quando houver o gerenciamento de resíduos.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201101850792)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A poluição hídrica traz várias consequências negativas, sociais, econômicas e ambientais. Assinale, abaixo, a alternativa que NÃO representa, diretamente, uma delas:
		
	
	Desequilíbrio ecológico.
	 
	Doenças estritamente do tipo ocupacionais.
	
	Elevação do custo do tratamento da água.
	
	Escassez de água de boa qualidade.
	 
	Desvalorização de propriedades.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201101260721)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Qual órgão consultivo e deliberativo abaixo, tem a finalidade de assessorar, estudar e propor diretrizes de políticas governamentais também acerca dos resíduos sólidos?
		
	 
	CONAMA
	
	RIMA
	
	Partido Verde
	
	IBAMA
	
	FEEMA
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201101740087)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	a ISO 14001 é uma norma, internacionalmente aceita, que define os requisitos para a gestão ambiental nas empresas. Dentre os requisitos dessa norma, considere as afirmativas a seguir. I. A organização deve estabelecer e manter um SGA (Sistema de Gestão Ambiental) II. Fornecer a estrutura para ações que um sistema deve ser capaz de executar, sem levar em consideração restrições físicas. III. Apropriar-se da natureza, escala e impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços. IV. Comprometer-se com o atendimento à legislação e às normas ambientais aplicáveis. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas II e IV são corretas.
	
	Somente as afirmativas I e II são corretas.
	 
	Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
	
	Somente as afirmativas III e IV são corretas.
	 
	Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201101739123)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A gestão ambiental é um importante instrumento para o desenvolvimento sustentávele pode ser definida como ato de administrar, dirigir ou reger
		
	
	diretrizes e políticas que ordenem as atividades relacionadas ao meio ambiente urbano, buscando manter as características essenciais da paisagem de acordo com os padrões de qualidade.
	
	projetos de saúde pública e de planejamento territorial, buscando a preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno de acordo com os padrões de qualidade.
	
	os ambientes sociais em que se insere o homem, individual e socialmente, num processo de interação entre as atividades que exerce, buscando a preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno de acordo com os padrões de qualidade.
	
	diretrizes e políticas que ordenem as atividades relacionadas ao meio ambiente cultural, buscando manter as características essenciais da paisagem de acordo com os padrões de qualidade.
	 
	os ecossistemas naturais e sociais em que se insere o homem, individual e socialmente, num processo de interação entre as atividades que exerce, buscando a preservação dos recursos naturais e das características essenciais do entorno de onde ocorre esta ação antrópica de acordo com os padrões de qualidade.

Outros materiais