Buscar

PROVA III PERÍODO ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL PROFESSORA EDILMA SOARES DA SILVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação:  » ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL      
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno
	Professor:
	EDILMA SOARES DA SILVA
	Turma: 9003/AA
	Nota da Prova: 4,0   Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.:2     Data: 19/11/2015 07:58:42 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 246085)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	Discurso de Friedrich Engels no Funeral de Karl Marx - 18 de Março de 1883. "Em 14 de março, quando faltam 15 minutos para as 3 horas da tarde, deixou de pensar o maior pensador do presente. Ficou sozinho por escassos dois minutos, e sucedeu de encontramos ele em sua poltrona dormindo serenamente - dessa vez para sempre. O que o proletariado militante da Europa e da América, o que a ciência histórica perdeu com a perda desse homem é impossível avaliar. Logo evidenciará-se a lacuna que a morte desse formidável espírito abriu. Assim como Darwin em relação a lei do desenvolvimento dos organismos naturais, descobriu Marx a lei do desenvolvimento da História humana: o simples fato, escondido sobre crescente manto ideológico, de que os homens reclamam antes de tudo comida, bebida, moradia e vestuário, antes de poderem praticar a política, ciência, arte, religião, etc.; que portanto a produção imediata de víveres e com isso o correspondente estágio econômico de um povo ou de uma época constitui o fundamento a partir do qual as instituições políticas, as instituições jurídicas, a arte e mesmo as noções religiosas do povo em questão se desenvolve, na ordem em elas devem ser explicadas - e não ao contrário como nós até então fazíamos. Isso não é tudo. Marx descobriu também a lei específica que governa o presente modo de produção capitalista e a sociedade burguesa por ele criada. Com a descoberta da mais-valia iluminaram-se subitamente esses problemas, enquanto que todas as investigações passadas, tanto dos economistas burgueses quanto dos críticos socialistas, perderam-se na obscuridade. (Fonte: www.pcb.org.br ) O discurso de Engels destaca uma contribuição de Marx para a compreensão da sociedade capitalista, - a descoberta da mais-valia. Explique a diferença estabelecida por aquele autor entre a mais-valia absoluta e a mais-valia relativa.
		
	
Resposta: AUMENTO DA JORNADA DE TRABALHO TRABALHA MAIS E NÃO GANHAVA NADA PO ISSO
	
Gabarito: O aluno deverá demonstrar que a mais-valia absoluta é obtida com o aumento da jornada de trabalho enquanto que a mais-valia relativa é obtida com a introdução de melhorias técnicas na produção.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 129119)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Quais são os impactos da exploração capitalista sobre o trabalhador?
		
	
	
Gabarito: R: Na fase embrionário do capitalismo, o trabalhador ainda tinha uma certa proximidade com o que produzia, podia por em prática suas habilidades na produção, podia ainda fazer valer o trabalho enquanto práxis. Com o avanço tecnológico a produção, à medida em que a produção vai se tornando cada vez mais fragmentada, os trabalhadores vão se perdendo na produção, ou melhor, passam a não se reconhecerem no que produziram.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 139630)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Entre os princípios fundamentais do Código de Ética Profissional dos assistentes sociais está a ampliação e consolidação da cidadania, com vistas à garantia de:
		
	 
	Direitos civis, políticos e sociais.
	
	 4a Questão (Ref.: 140320)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Nas sociedades capitalistas, a questão social é tratada de maneira fragmentada, aparecendo recortada em questões de saúde, da infância e adolescência, da mulher, entre outros. Ao distinguir diferentes tipos de problemas, essa fragmentação:
		
	 
	Despolitiza a questão social, enfraquecendo a organização de classe.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 588806)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A vida cotidiana é insuprimível, ou seja, não há sociedade, nem ser humano , sem cotidiano. No entanto, em cada sociedade a cotidianidade é vivida diferentemente em seus hábitos, ritmos, regularidades, não se descolando da história, da qual é um dos níveis constitutivos, de forma que:
		
	 
	a reprodução social se realiza na reprodução dos indivíduos enquanto tais.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 129083)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A radicalização liberal em tempos de mundialização do capital reafirma o mercado como órgão regulador supremo das relações sociais e a prevalência do indivíduo produtor, impulsionando a competição e o individualismo e desarticulando formas de luta e negociação coletiva. Nesse cenário, Iamamoto (2009) destaca que a questão social e as ameaças dela decorrentes assumem um caráter essencialmente:
		
	 
	político, cujas medidas de enfrentamento expressam projetos para a sociedade.
	
	 7a Questão (Ref.: 129041)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Quanto mais o trabalhador se desgasta trabalhando , tão mais poderoso se torna o mundo objetivo,alheio que ele cria diante de si, tão mais pobre se torna ele mesmo, seu mundo interior, [e] tanto menos [otrabalhador] pertence a si próprio (MARX, apud ANTUNES, 2004). Nesta perspectiva, podemos afirmar como resultado das relações de produção no sistema capitalista, EXCETO:
		
	 
	Surge o fetichismo da mercadoria, que só pode ser explicado pelo processo de valorização da mercadoria,quando esta deixa de ter um valor de troca para ter um valor de uso.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 141933)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobre a questão "trabalho", a assertiva que mais explicita o contexto da imagem abaixo é:
 
 
		
	 
	A redução do trabalho protegido tem no seu verso a expansão do trabalho precário, temporário, subcontratado, com perda de direitos e ampliação da rotatividade da mão-de-obra.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 246745)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	"O novo (e precário) mundo do trabalho, de Giovanni Alves, é um estudo profundo, crítico e inovador do processo de reestruturação produtiva do capital no Brasil recente, com ênfase nas repercussões e consequências mais diretas desse processo no mundo do trabalho e no movimento sindical. A mundialização do capital estabeleceu um novo complexo de reestruturação produtiva que atingiu a objetividade e a subjetividade do mundo do trabalho. O seu "momento predominante" é o toyotismo, uma lógica de organização da produção de mercadorias com impacto universal e cujo principal objetivo é a constituição de uma subjetividade servil à lógica da valorização. Para o autor, o principal elemento que caracteriza esse novo complexo de reestruturação produtiva é o seu potencial destrutivo sobre a classe trabalhadora, configurando O novo (e precário) mundo do trabalho. Esse novo mundo acarreta, dentre tantas outras consequências, enormes obstáculos e dificuldades para o avanço do movimento sindical". A reestruturação produtiva no Brasil tende:
		
	 
	A desenvolver uma precarização radical do trabalho.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 129061)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"A história de toda sociedade passada é a história da luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre-artesão e simples operário, numa palavra, opressores e oprimidos" (Marx e Engels,1947 [1848], p. 55). Esta citação refere-se às diferentes formas de exploração do trabalho humano que foram observadas ao longo da história. Assinale a alternativa que corresponde à relação entre os modos de produção abaixo relacionados e as formas de exploração de riqueza: 1.MODO DE PRODUÇÃO ASIÁTICO 2.MODO DE PRODUÇÃO FEUDAL 3. MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA ( )a acumulação de riqueza resultava da relação de servidão entre os vassalos e os susseranos. ( ) a acumulação de riqueza era baseada no trabalho dos escravos e camponeses que eram forçados a entregar parte do que produziampara os faraós. ( ) a acumulção de riqueza ocorre através da exploração da força de trabalho dos proletariados / trabalhadores que vendem a força de trabalho para o burguês /capitalista.
	 
	1 - 2 - 3
	 
	2- 1 - 3

Outros materiais