Buscar

Patologia Básica AV2 - 2015

Prévia do material em texto

Avaliação: SDE0139_AV2_201407037838 » PATOLOGIA BÁSICA
	Tipo de Avaliação: AV2
	
	Professor:
	LILIAN CARLA CAPISTRANO FERNANDES
	Turma: 9026/DH
	Nota da Prova: 7,0 de 8,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 1,5  Data: 21/11/2015 16:11:12
	
	 1a Questão (Ref.: 201407111184)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Explique por que após ter um edema cerebral tratado com solução hipertônica de glicose, Vanusa desenvolveu, como efeito colateral, degeneração hidrópica nos rins.
		
	
Resposta: Como a paciente estava com um edema que é um acúmulo de líquido anormal (excessivo), e ainda foi tratada com uma solução hipertônica, houve uma sobrecarga nos seus rins, causando a degeneração hidrópica.
	
Gabarito: Isso ocorreu porque ao realizar a filtração, os rins acabaram absorvendo grande parte da glicose usada terapeuticamente. A consequência direta disso é que o meio intracelular ficou hiperconcentrado, sendo consequência indireta a maior absorção de água pelas células renais para equilibrar a concentração, mantendo a homeostase celular. Esse processo é transitório, e gradualmente a situação vai voltando à normalidade.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Isso ocorreu porque ao realizar a filtração, os rins acabaram absorvendo grande parte da glicose usada terapeuticamente. A consequência direta disso é que o meio intracelular ficou hiperconcentrado, sendo consequência indireta a maior absorção de água pelas células renais para equilibrar a concentração, mantendo a homeostase celular. Esse processo é transitório, e gradualmente a situação vai voltando à normalidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407083240)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Embora o nosso organismo seja constantemente exposto a agentes infecciosos, a doença infecciosa é relativamente rara. A resposta imune adequada é, de certo modo, garantia de integridade e resistência do organismo a infecções. Sob esse contexto, diferencie: Imunidade Inata X Imunidade Adquirida:
		
	
Resposta: A Imunidade Inata é aquela que nasce com a gente, e age sempre da mesma forma frente aos antígenos. Já a Imunidade Adquirida é desenvolvida durante a nossa vida. Ela muda suas respostas de acordo com o agente lesivo, e se adapta para combater a suas evoluções.
	
Gabarito: Imunidade Inata: Defesa presente em indivíduos saudáveis, desde o nascimento e preparada para bloquear a entrada de micróbios e eliminar micróbios que têm sucesso entrando em tecidos. Imunidade Adquirida: Defesa estimulada por micróbios que invadem tecidos, e geram adaptação à presença desses invasores microbianos.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Imunidade Inata: Defesa presente em indivíduos saudáveis, desde o nascimento e preparada para bloquear a entrada de micróbios e eliminar micróbios que têm sucesso entrando em tecidos. Imunidade Adquirida: Defesa estimulada por micróbios que invadem tecidos, e geram adaptação à presença desses invasores microbianos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407810437)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As lesões celulares são consideradas em dois grupos: lesões (x) e (y) As incógnitas X e Y podem ser substituídas por:
		
	 
	Letais e Não-Letais
	
	Completas e Incompletas
	
	Inteiras e Fragmentadas
	
	Conhecidas e Desconhecidas
	
	Horizontais e Verticais
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407704883)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na verdade, muitas respostas à lesão são comuns a quase todos os tipos de células, embora o grau da resposta provocada:
		
	 
	varie muito entre diferentes tipos celulares.
	
	varie pouco entre diferentes tipos celulares.
	
	varie muito apenas entre tipos celulares semelhantes.
	
	não varie entre diferentes tipos celulares.
	
	varie apenas entre diferentes tipos celulares em mesmo tecido.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407705079)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A patogenia da (X) envolve estímulos agressores que, atuando na parede endotelial, provocam o aparecimento de fendas na camada íntima. Estas, durante o fluxo sanguíneo, recebem o plasma composto por substâncias de baixo peso molecular, em especial os lipídios, que passam a se armazenar nas células dessa camada. A presença heterotópica das gorduras inicia a mudança estrutural da parede endotelial das grandes artérias. A incógnita (X) pode ser substituída por:
		
	
	hipotensão
	
	calcificação
	 
	aterosclerose
	
	diabetes
	
	hipertensão
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407705088)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	É resultado da polimerização do grupo heme da hemoglobina, é uma espécie de armazenagem do íon ferro cristalizado. Este se acumula nas células, principalmente do retículo endotelial. É originada da lise de hemácias, de dieta rica em ferro ou da hemocromatose idiopática (alteração da concentração da hemoglobina nos eritrócitos). A sua cor é amarelo-acastanhado. O parágrafo refere-se a um tipo de pigmentação designado como:
		
	
	porfirina
	
	bilirrubina
	
	hematoidina
	 
	hemossiderina
	
	Saturnismo
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407086543)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Na avaliação dos pacientes hospitalizados, os profissionais de saúde devem ficar atentos aos sinais clínicos de trombose venosa profunda (TVP) em membros inferiores (MMII). Além do risco de desenvolver úlceras varicosas, qual é a pior consequência clínica da TVP?
		
	
	icterícia.
	
	choque hipovolêmico.
	 
	tromboembolia pulmonar.
	
	ascite.
	
	tromboembolia arterial.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407079957)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A respeito das manifestações locais da inflamação aguda e os eventos que MELHOR as explicam, relacione as colunas a seguir e depois assinale a associação correta: MANIFESTAÇÃO 1. Rubor 2. Calor 3. Perda de função 4. Dor 5. Edema EXPLICAÇÃO A. acúmulo de líquido plasmático causando compressão dos tecidos e liberação de mediadores químicos B. ocorre devido aos danos no tecido ocasionados pela lesão, dor e edema no local C. aumento da permeabilidade vascular resultando em extravasamento de fluido plasmático D. aumento do fluxo sanguíneo na área lesionada
		
	
	1C; 2C; 3D; 4A; 5B
	
	1D; 2C; 3B; 4D; 5C
	
	1D; 2D; 3C; 4A; 5B
	 
	1D; 2D; 3B; 4A; 5C
	
	1D; 2D; 3C; 4B; 5A
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407087324)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A lesão genética não-letal constitui o ponto mais importante da carcinogênese. Várias classes de genes estão envolvidos, correspondendo às bases moleculares do câncer, como os genes promotores do crescimento, genes supressores do crescimento tumoral, que regulam o crescimento celular e genes que regulam a apoptose. A angiogênese tumoral é um importante fator que influencia o crescimento tumoral. A neovascularização possui efeito duplo sobre o crescimento tumoral ¿ a perfusão fornece oxigênio e nutrientes e as células endoteliais recém-formadas estimulam o crescimento de células tumorais. A angiogênese constitui o pré-requisito para crescimento contínuo do tumor e formação de metástases. Sem acesso à vasculatura as células tumorais não sofrem metástases. Dessa forma, a angiogênese tumoral relaciona-se à malignidade. Dentro desse contexto, por que o tumor é incapaz de aumentar de tamanho na ausência de vascularização?
		
	 
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à apoptose por ativação do gene p53.
	
	Porque a desnutrição desencadeada pela ausência de vascularização induz à carcinogênese.
	
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à ativação dos oncogenes.
	
	Porque a hiperemia desencadeada pela ausência de vascularização induz à apoptose por ativação das moléculas BAD e BAX.
	
	Porque a hipóxia desencadeada pela ausência de vascularização induz à necrose por ativação do gene p53.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407180530)
	Pontos: 1,0/ 1,0
	A liberação de histamina provoca:
		
	 
	Aumento da permeabilidade vascular.
	
	Destruição tecidual.
	
	Ligação de complexos antígeno-anticorpo.
	
	Decréscimo da permeabilidade vascular.
	
	Lise celular mediada por complemento.

Continue navegando