Buscar

P1 2011-II

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE GENETICA-IBq2-UFRRJ - PROVA DE GENÉTICA BÁSICA
ALUNO: MAT.:
1. No F2 de um caso de tetra hibridismo para genes independentes, com dominância entre alelos, quais são os genótipos pertencentes à classe fenotípica AbcD e suas respectivas proporções?
2. Em certa espécie vegetal, o caráter flores brancas é determinado por um gene dominante sobre seu alelo que determina flores vermelhas. Uma planta de flores brancas foi cruzada com outra de fenótipo ignorado. Deste cruzamento foram obtidos 92 descendentes de flores vermelhas e e108 de flores brancas. Com base na aplicação do teste do qui-quadrado, caracterizar o mecanismo genético em jogo.
 
3. Em certa espécie de aves, verificou-se que SEMPRE que se cruza animal de plumagem cinzenta com outro de plumagem marrom ocorre segregação na descendência na proporção de 50% marrom : 50% cinzenta. Sabendo-se que o controle do caráter cor da plumagem é feito por um par de genes e que o gene que determina a plumagem cinzenta é dominante sobre seu alelo para plumagem marrom, explique os resultados acima e identifique o cruzamento realizado para determinar o alelo dominante desse par.
4. Em bovinos da raça Hereford, o caráter altura é controlado por um par de genes com dominância do gene para altura normal sobre seu alelo para nanismo. Um touro normal heterozigoto foi acasalado com quatro fêmeas heterozigotas. Qual a probabilidade da prole ser constituída de três filhotes normais e um anão?
5. Em certa espécie vegetal, o caráter cor das flores é controlado por um gene com uma série de três alelos. Cruzamentos entre plantas de flores brancas podem produzir na descendência plantas com flores brancas apenas; plantas com flores brancas e plantas com flores verdes; e finalmente plantas com flores brancas e plantas com flores amarelas. Cruzamentos entre plantas de flores verdes podem produzir plantas com flores verdes apenas; ou plantas com flores verdes e plantas com flores amarelas na descendência. E, cruzamentos entre plantas com flores amarelas podem produzir apenas descendentes com flores amarelas. Explique esses resultados efetuando cruzamentos com a respectiva descendência. 
6. Sobre a divisão celular analise:
a) Considerando-se os acontecimentos da metáfase, os cromossomas encontram-se pareados na placa equatorial. Identifique se a afirmativa está correta, caso contrário, corrija-a.
b) Considerando-se os acontecimentos da anáfase I, considere a afirmativa seguinte corrigindo-a ou justificando-a se necessário: “Após a divisão celular que se segue, formam-se células filhas idênticas entre si e idênticas à célula mãe, quanto ao número e ao conteúdo cromossômico.”
7. Considere um caso de interação gênica fornecendo os genótipos e fenótipos das gerações paterna, F1 e F2. Obs. Não esqueça de fornecer as respectivas proporções.
Tabela de qui-quadrado (p=0,05): 1 GL = 3,841 2 GL = 5,991 3 GL = 7,815
Escolha 6 (seis) questões.
1 Resposta:
AAbbccDD – 1/256
AAbbccDd – 2/256
AabbccDD – 2/256
AabbccDd – 4/256
2 Resposta:
A (branco) > a (vermelho)
Planta de flores brancas X Planta de fenótipo ignorado
Descendência: brancas = 108
 Vermelhas = 92 vermelhas = aa logo a planta de flores brancas enviou um alelo a, portanto é Aa.
A planta de fenótipo ignorado também enviou um alelo a. Podemos testas duas hipótese ou a planta de fenótipo ignorado é aa ou é Aa.. Como 108 não é três vezes 92, é mais provável que a segregação seja de ½ branca e ½ vermelha, logo a planta de fenótipo ignorado deve ter genótipo aa, portanto vermelha. Testando a hipótese ½ : ½ por meio do qui-quadrado encontramos um valor abaixo do tabelado e concluímos por esta hipótese.
3 Resposta: Se o alelo que determina plumagem cinzenta (M) é dominante sobre o marrom (m) e todos os animais de plumagem cinzenta (M--)ao serem cruzados com os animais de plumagem marrom (mm) produzem na descendência segregação de cinzenta e marrom, então não existe animal de plumagem cinzenta homozigoto, portanto LETAL.
Para identificarmos o alelo dominante temos que cruzar dois animais de mesmo fenótipo e na sua descendência surgir um de fenótipo diferente daquele dos animais cruzados. Logo cruzar dois cinzentos e surgir pelo menos um descendente marrom, indicando que o marrom é o recessivo.
4 Resposta: Touro normal heterozigoto Nn acasalado com quatro vacas normais heterozigotas Nn
A probabilidade de surgir um filhote normal é de ¾ e a probabilidade de surgir um filhote anão é de ¼. Logo em uma prole de quatro filhotes a chance de três serem normais e um anão é de:
4 x (3/4)3 x (1/4)
5 Trata-se de um caso de alelismo múltiplo. A1 (brancas) > A2 (verdes) > A3 (amarelas)
Realizar todos os possíveis cruzamentos para produzir as descendências do problema a fim de justificar a resposta.
6a) CORREÇÃO: Considerando-se os acontecimentos da metáfase, os cromossomas encontram-se condensados e dispostos ao acaso na placa equatorial.
b) CORREÇÃO: Considerando-se os acontecimentos da anáfase I, considere a afirmativa seguinte corrigindo-a ou justificando-a se necessário: “Após a divisão celular que se segue, formam-se células filhas idênticas entre si quanto ao número cromossômico (haplóides = n) porém diferentes quanto ao conteúdo dos cromossomas quanto à sua origem paterna ou materna, e diferentes da célula mãe (diplóide = 2n), quanto ao número e ao conteúdo cromossômico.”
7 Resposta: qualquer exemplo. Crista de galinha (rosa, ervilha, amêndoa e serra); cor da pelagem em cães da raça labrador; presença ou ausência de pigmentos nas penas da galinha (colorida, branca).......

Continue navegando