Buscar

primeiraprovagenetica_basica_2012.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UFRRJ - IB - Departamento de Genética - Prova de Genética Básica
Aluno: Matricula:
1. Em certa espécie vegetal, o caráter cor da semente é controlado por um gene com uma série de três alelos. Cruzamentos entre plantas de sementes brancas podem produzir na descendência plantas com sementes brancas apenas, plantas com sementes brancas e verdes e finalmente plantas com sementes brancas e amarelas. Cruzamentos entre plantas de sementes verdes podem produzir plantas com sementes verdes apenas ou plantas com sementes verdes e amarelas na descendência. E, cruzamentos entre plantas com sementes amarelas podem produzir apenas descendentes com sementes amarelas. Explique esses resultados efetuando cruzamentos com a respectiva descendência. 
2. No F2 de um caso de tetraibridismo para genes independentes, com dominância entre alelos, quantos genótipos heterozigotos serão produzidos para um total 2.048 descendentes? 
3. Na mandioca, folha com antocianina é determinada pelo gene (A) e folha sem antocianina pelo alelo recessivo (a). Raiz marrom é determinada pelo gene dominante (M) e raiz branca pelo alelo recessivo(m). Folha com lobos estreitos é determinada pelo gene dominante (E) e folha com lobos largos pelo alelo recessivo (e). Uma planta com antocianina, raiz marrom e folhas de lobos estreitos cruzada com uma planta sem antocianina, raiz branca e folhas de lobos estreitos produziu a seguinte descendência:
Folha com antocianina, raiz marrom e lobos estreitos = 3/8
Folha com antocianina, raiz marrom e lobos largos = 1/8
Folha com antocianina, raiz branca e lobos estreitos = 3/8
Folha com antocianina, raiz branca e lobos largos = 1/8
Quais são mais provavelmente, os genótipos dos pais e dos descendentes com a respectiva relação genotípica?
4. Em uma espécie animal, foram analisados simultaneamente dois caracteres, cada um deles controlado por um par de genes, sendo os dois pares independentes. Nessa análise observou-se, na geração F2, a presença de seis classes fenotípicas. Como você poderia explicar tal ocorrência? Demonstre sua resposta incluindo os fenótipos e as respectivas proporções dessa geração.
5. A cor da pelagem em certa espécie animal é um caráter monofatorial, sendo branco dominante sobre castanho. Efetue um cruzamento em que ocorra segregação genotípica, mas não segregação fenotípica na descendência.
6. Em certa espécie animal, o estado de heterozigose do gene M para pelos de comprimento médio e m para pelos de comprimento longo determina o fenótipo pelos curtos. A cor preta do pelo é determinada pelo gene B em relação ao alelo recessivo b que determina a cor branca. De vários acasalamentos entre dois animais, obteve-se a seguinte descendência: pelos médios e pretos = 20; pelos médios e brancos = 12; pelos curtos e pretos = 28 e pelos curtos e brancos = 4. Caracterize o mecanismo genético em jogo com base na aplicação do teste do qui-quadrado.
7. Identifique se as afirmativas seguintes estão corretas, caso contrário reformule-as na forma adequada.
 
A) Durante a anáfase I, os cromossomos filhos migram para os pólos da célula constituindo ao final da telófase I duas células filhas idênticas à célula mãe e entre si.
B) A semente é o resultado de uma dupla fertilização, sendo uma delas entre a oosfera e um núcleo gamético e a outra entre os núcleos polares (núcleo secundário) e outro núcleo gamético. 
Qui-quadrado: 1GL = 3,84; 2GL= 5,99; 3GL = 7,82
Escolha seis questões.

Outros materiais