Buscar

av 1 psicologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201401629907)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os "comportamentos enquadrados por normas e costumes sociais compartilhados por membros da sociedade submetidos a processos de socialização semelhantes" (Kruger, p. 22), são comportamentos altamente previsíveis e que podem ser submetidos a uma investigação através do método:
	
	
	 
	da observação controlada 
	 
	da observação sistemática
	 
	experimental
	 
	de observação naturalística
	 
	de observação participante
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401629895)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A característica da psicologia que trata do modo como os indivíduos percebem, aprendem, lembram e representam as informações que a realidade fornece, tendo como principais objetos de estudo a percepção, o pensamento e a memória, procurando explicar como o ser humano percebe o mundo e como utiliza-se do conhecimento para desenvolver diversas funções como: falar, raciocinar, resolver situações-problema, memorizar, entre outras refere-se à (ao):
	
	
	 
	pragmatismo
	 
	microteorização
	 
	experimentalismo
	 
	individualismo
	 
	cognitivismo
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401118841)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A respeito do conceito de ¿grupo¿ são feitas algumas afirmações. Avalie-as em V se verdadeiras e F se falsas e assinale a opção que adequadamente analisa o conjunto das afirmações: -I- O que difere um grupo social de um grupo não social é especialmente a qualidade da relação entre os membros do grupo. -II- Um grupo social se caracteriza pelo fato de que nele não ocorrem pressão exercida sobre os membros de um grupo a fim de que nele permaneçam. -III- Num grupo não social os membros compartilham um espaço mas não se relacionam. -IV- Num grupo não social há a tendência a que se produza pressões para a conformidade entre os membros. -V- Os grupos sociais, em busca de coesão, sobre os dissidentes do grupo, busca persuadi-los a permanência, contudo, não havendo sucesso nisso, tende a marginalizar os membros não conformistas. 
	
	
	 
	V-V-F-V-F
	 
	V-V-F-V-V
	 
	V-V-V-V-V
	 
	V-F-V-F-V
	 
	F-F-V-F-F
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401630163)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Os indivíduos ao prestarem atenção e selecionar, organizar, interpretar e recuperar as informações do ambiente ao redor deles e como acontece no ambiente social, identifica o processo da:
	
	
	 
	identificação
	 
	informação
	 
	seleção
	 
	interação
	 
	percepção
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401631667)
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Nós analisamos sistematicamente as pessoas e as relacionamos com o ambiente de informação, mas sabemos que diferentes combinações de informações, levam a diferentes atribuições causais. Assim estamos nos reportamos ao:
	
	
	 
	erro fundamental de atribuição.
	 
	modelo de covariação.
	 
	efeito ator-observador.
	 
	efeito da similaridade e proximidade.
	 
	contexto social e obrigações funcionais.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401631786)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sabemos que o indivíduo é objeto da sua própria observação e hierarquiza as várias auto-imagens acerca de si e, portanto as que têm maior significado são aquelas a quem dá mais importância. Assim, a forma como percebemos, lembramos e julgamos a nós mesmos é:
	
	
	 
	o conhecimento individual
	 
	o autoconceito
	 
	a percepção social
	 
	o processo de identidade
	 
	a reflexão social
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401121082)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Diz o ditado popular que a primeira impressão é a que fica. Embora não seja exatamente desta forma a psicologia social já demonstrou cientificamente que somos seletivos na busca de atributos que se coadunam com as primeiras impressões formadas, o que faz com que as mesmas sejam de grande importância. Identifique, dentre as opções abaixo, o processo de formação das mesmas.
	
	
	 
	Os processos de condicionamento clássico e operante determinam, através das experiências prévias pelas quais já passamos, as respostas emocionais que teremos frente a apresentação de uma nova pessoa, destas reações emocionais derivam as primeiras impressões.
	 
	A primeira impressão é fruto, primordialmente, da forma com a qual a nova pessoa nos foi apresentada e com o nosso estado emocional no momento no qual ocorreu a apresentação.
	 
	As primeiras impressões são projeções inconscientes que fazemos sobre a pessoa que nos foi apresentada, com base nisso podemos afirmar que as mesmas tem mais a ver com nosso próprio funcionamento inconsciente do que com a pessoa que acabamos de conhecer.
	 
	As primeiras impressões são derivadas de reações contratransferenciais apresentadas pelo indivíduo no momento da apresentação a uma nova pessoa.
	 
	Ao sermos apresentados a uma pessoa, imediatamente ativamos os esquemas relativos à profissão, gênero, grupo étnico etc, referidos a esta pessoa e com base nestes esquemas formamos nossas primeiras impressões, assimilando, daí em diante características suas que combinem com a primeira impressão formada.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401631844)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	5- Para que o indivíduo possa assumir seu processo de desenvolvimento em geral, e moral em particular, faz-se necessário que lhe sejam oferecidas condições favoráveis para que tome iniciativas próprias e decisões adequadas; responsabilize-se pelas decisões assumidas; saiba criticar a si e aos outros... Isto significa que: 
	
	
	 
	deve-se promover o raciocínio moral mais do que propriamente em ministrar conteúdos 
	 
	há importância de causas internas serem analisadas, criticadas, conhecidas e aprendidas
	 
	a resposta moral é fruto das próprias experiências da pessoa e não exclui as causas externas do comportamento.
	 
	deve -se obedecer para evitar o castigo, a punição,ou para satisfazer desejos e interesses estritamente individualistas
	 
	é importante o pensamento de autoridade, para a formação de indivíduos verdadeiramente conscientes 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401627716)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A atitude é um tema muito estudado pela Psicologia Social. Ele se relaciona, em sua origem, com o temperamento, a personalidade e as experiências sociais. Este último desempenha um papel importante na modelagem das atitudes. Considerando o que vimos na aula desta disciplina, podemos afirmar que:
	
	
	 
	Os elementos afetivos não compõem as atitudes, pois esta refere-se ao ato/comportamento e não às emoções.
	 
	As atitudes referem-se ao comportamento, somente, tendo, portanto, uma configuração unidimensional.
	 
	As atitudes são compostas por elementos cognitivos, afetivos e comportamentais, tendo, portanto, uma configuração tridimensional.
	 
	As atitudes são compostas por elementos cognitivos e afetivos o que lhe confere uma configuração bidimensional.
	 
	As atitudes sociais possuem uma configuração bidimensional composta por elementos cognitivos e comportamentais.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401627771)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Vimos nas aulas que as atitudes são relativamente estáveis, mas que podem sofrer mudanças em diferentes momentos ao longo da vida. As informações e experiências que temos podem conduzir à mudança de atitude. Considerando este tema avalie as afirmativas abaixo e assinale a correta.
	
	
	 
	O componente comportamental é o propulsor de toda mudança de atitude que ocorra porque se caracteriza como ação.
	 
	Os componentes cognitivos, afetivos e comportamentais influenciam-se mutuamente e podem conduzir à mudanças.
	 
	A mudança de atitude se inicia sempre pela cognição.
	 
	A mudança de atitude pode começar pelo componente cognitivo ou afetivo, nunca pelo comportamental.
	 
	A mudança de atitude ocorre sempre
pelo componente afetivo que é inconsciente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais