Buscar

Redes de Acesso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histórico das Redes de Computadores
 
Entre os anos de 1950 e 1970 os mainframes (computador de grande porte, dedicado ao processamento de grande volume de informações) dominavam o mercado coorporativo, trocando informações através de conexões interna entre eles. Eram maquinas que já pregavam uma ideia de conectividade, mas ainda não se tinha de fato as redes.
 
As redes tiveram seu surgimento por consequência dos aplicativos de computador que foram criados para empresas, pois na época em que houve a criação dos aplicativos, os computadores que os possuíam eram totalmente dedicados a uma função, e operavam sem depender de outros computadores. Entretanto, foi percebido pelas empresas que a forma de administrar atual não era eficaz e nem econômica. Então buscaram uma solução que não proporcionava a duplicação de equipamentos e recursos que melhorava a comunicação entre os dispositivos, e principalmente trouxesse economia e aumento de produtividade. Surgindo assim, as redes de computadores.
 
Em meados dos anos 80, foram notados vários problemas, pois, muitas das tecnologias de rede que surgiram não eram compatíveis com soluções criadas anteriormente, pelo fato de diferenças de hardware e software. Portanto para corrigir esta falha, foram criadas as redes locais.
 
As LAN (Local Area Network - rede local) têm o objetivo de conectar equipamentos em uma área relativamente próxima (não geográfica dispersa), permitindo usuários dentro de um departamento transferir rapidamente arquivos eletrônicos pela rede (figura 1). Seguindo estes conceitos, as organizações corporativas começaram a investir alto em redes locais.
 
Figura 1: Rede LAN
Fonte: Cisco Systems, 1999
 
A idéia inicial de compartilhamento de recursos surgiu nesse tipo de rede, porque os recursos estavam distribuídos, dando sentido à necessidade de compartilhamento. Mas como tudo tende a evoluir, houve a percepção da necessidade de interconectar os computadores e dispositivos, em redes geograficamente separadas (figura 2).
 
Alguns fatores importantes que contribuíram para a evolução das redes WAN (Wide Area Network - rede de longa distância) foi o crescimento das empresas, que por sua vez, tinham a necessidade de trafegar informações com maior agilidade e eficiência para suas filiais, empresas parceiras, fornecedores, etc.
 
Veja o que diz Comer:
 
O aspecto chave que separa as tecnologias de WAN de tecnologias LAN é a escalabilidade, uma WAN deve ser capaz de crescer o quanto for necessário para conectar muitos sites espalhados através de distâncias geograficamente grandes, com muitos computadores em cada site. (COMER, 2001, p. 162).
 
Figura 2: Rede WAN
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialqosotm/pagina_2.asp

Continue navegando