Buscar

TABELA DE RECURSOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	TABELA DE RECURSOS
	APELAÇÃO	AGRAVO RETIDO	AGRAVO DE INSTRUMENTO	EMBARGOS DECLARATÓRIOS	EMB. D. EF. INFRINGENTES	E.D. PRE-QUEST.	EMBARGOS INFRINGENTES	RECURSO ADESIVO	RECURSO ORDINÁRIO	 RECURSO ESPECIAL	 RECURSO EXTRAORDINÁRIO
	CABIMENTO	Sentença definitiva e terminativa - arts. 513 a 521 do CPC.	Desisão interlocutória	Desisão interlocutória	Sentença e acórdão - art. 535 do CPC. Para decisão interlocutória o entendimento é doutrinário: na prática não cabe embargo de declaração de decisão interlocutória. Pela doutrina cabe, o que afigura-se razoável.	Sentença e acórdão.	Acódão não unânime.	Acórdão não unâninme, que houver reformado, em grau de apelação, sentença de mérito, ou houver julgado procedentes ação rescisória - art. 530 do CPC.	É cabível quando a parte não recorreu dentro do prazo. É admissível na Apelação, Bem. Inf., Resp e Rex, tendo ocorrido sucumbência recíproca.	Decisão denegatória de Tribunais Superiores. Pelo STJ (art. 539,II, do CPC) e pelo STF (art. 539,I, do CPC).	Contrariedade a Tratou ou Lei Federal, ou negar-lhe vigência, validar ato de governo no local contestado por Lei Federal, der a Lei federal interpretação divergente da atribuída por outro tribunal (art. 105,III, da CF)	Acórdão que contrarie a Supremacia da Constituição Federal (art. 102, III, da CF)
	PRAZO	15 dias - art. 508 do CPC.	10 dias.	10 dias.	5 dias - arts. 535 a 538. Atentar para o art. 162, §§ 2º e 3º ( diferença entre decisão interlocutória e despacho).	5 dias arts. 535 a 538.	5 dias	15 dias - art. 500, I, do CPC.	15 dias - art. 508 do CPC.	15 dias - art. 508 do CPC.	15 dias - art. 508 do CPC.	15 dias - art. 508 do CPC.
	EFEITOS	Devolutivo/ Suspensivo.	Devolutivo.	Devolutivo tendo feito suspensivo se o relator conceder.	Regressivo (mesma instância que aprecia); interruptivo (interrompe o prazo para apelação) e devolutivo ( devolve a matéria). No Juizado Especial, pode ser atribuído o efeito suspensivo se admitidos forem os embargos.	Regressivo, interruptivo, suspensivo (Juizado Especial), caso de alteração da Sentença.	Prequestionar matéria a ser analisada em grau de recursos extremos. Só cabe se houver contradição ou omissão, pois a obscuridade não ataca o decisum.	Devolutivo/ suspensivo. O objetivo é fazer prevalecer o voto vencido (nada a mais), sendo assim requer o acolhimento do voto em sua integridade e não pode requer complemento.	Devolutivo.	Devolutivo/ Suspensivo.	Devolutivo.	Devolutivo.
	PREPARO	Sim	Não	Sim - arts. 524 a 529 + porte de remessa e retorno.	Não	Não	Não	Não	Sim	Não	Sim + porte de remesa e retorno.	Sim + porte de remesa e retorno.
	INTERPOSIÇÃO	No juízo a quo (1º grau); havendo a admissibilida- de do recurso (requisitos processuais), será remetido ao Tribunal (ad quem) para análise de mérito do recurso; pode haver retratação, que é feita pelo juízo de primeira instâcia.	Agravo retido é interposto no juízo a quo e só haverá a apreciação se houver requerimento nesse sentido nas premilinares de apelação.	Agravo de instrumento cebe de decisões interlocutórias (art. 162), ou seja, aquelas proferidas no curso do processo, que causarem gravamente à parte.	Em qualquer grau de jurisdição.	Em 1ª e 2ª instâncias.	Deve-se interpor no caso em que houve um error in procedendo no acórdão. Antes de interpor o recurso especial/ extraordinário, deve-se suscitar essa matéria anteriormente à matéria de direito.	Em 2ª instância ação recisória, ou em face de árdão não unânime (neste caso a petição será dirigida ao relator); no caso de inadmissão de embargos infringentes cabe agravo interno.	Em 1ª instância e 2ª intância.	2ª instância - art.102 da CF, quando negado o mandado de segurança, habeas data e o mandado de injunção ou ainda quando o Estado for parte, serão decididos pelo Tribunal.	2ª instância + art. 542 do CPC.	2ª instância + art. 542 do CPC.
	PROCEDIMENTO	Após o recebimento abrem-se vistas à pate adversa para apresentação de contrarrazõe-s; em seguida o juiz examinará as razões das partes e poderá se retratar. Não ocorrendo a retratação, os autos sobem ao Tribunal, onde serão examinados pela turma Julgadora, compostas por três desembargadores (relator, revisor e vogal) que proferirão p acórdão em julgamento. 	Deve ser direcionada ao juízo a quo e deverá ser apensado aos autos principais. Sua análise será realizada se houver apelação e se em preliminar a parte que interpôs o agravo requerer a sua apreciação.	O agravo de intrumento deve ser direcionado ao Tribunal competente, juntando-se as peças elencadas no art. 525 do CPC; sob pena de inadmissibilidade do recurso deve-se cpmprovar, no primeiro grau, a interposição, nos termos do art. 526 do CPC.	Deve ser interposto em face de omissão (deixa de apreciar), contradição (incompatibilidade do fundamento com a desição) e obscuridade (falta de clareza). Quando proletório, pode haver a imposição de multa de 1% a 10% (no caso de reincidência).	Mesmo procedimento dos demais aclaratórios, com a observância do contraditório.	Deve-se suscitar matéria de Lei Federal (Resp para o STJ) ou Constitucional (Rex para o STF), para dar embasamento e evitar que seja negado seguimento aos recursos extremos.	Requer ao órgão colegiado dentro do Tribunal que faça prevalecer o voto vencido, para que seja mantida a sentença proferida em primeiro grau, ou a decisão que foi objeto de ação rescisória.	Deve-se interpor ao Recurso Adesivo quando foi arbitrada a sucumbência. Inconformada, uma das partes interpôes o Recurso Principal e a parte adversa o Adesivo, no prazo que dispõe para contrarrazoar	Deve-se interpor no juízo a quo em petição dirigida ao Presidente (ou Vice-Presidente - vai depender do regimento interno de cada tribunal - o ROC segue por subsidiarieda-de as disposições da apelação (art. 34 da Lei nº 8.038/1990)), e verificada a admissibilida-de, os autos, são remetidos. 	Verifica o art. 543-C do CPC alterado pela Lei nº 11672/2008 no tocante aos Recursos "Idênticos", devendo-se interpor em 2ª instância, pois há a possibilidade do juízo de admissibilidad-e.	Deve-se interpor em 2ª instância, pois há possibilida-de do juízo de admissibili-dade. Deve ser alegada, preliminarmente, a existência de repercussão geral.
	LEGIMITIMIDADE	Parte sucumbente na sentença, total ou parcialmente procendente. Se a sentença for parcialmente procendente, as duas partes, além do Ministério Público (como parte ou como fiscal da Lei) têm legitimidade para recorrer.	Parte que sofreu um pequeno dano com um despacho proferido nos autos, sem que este tenha lhe causado gravamente. O agravo de instrumento pode ser remetido à primeira instância quando o desembargador entender que não houve gravamente à parte e este deverá transformá-lo em agravoretidoNo caso do relator entender que não fez presente urgência para o processamento do agravo sob forma intrumental. 	Parte que sofreu gravamente em decorrência de uma decisão interlocutória proferida nos autos.	A parte que houver sofrido ou puder vir a sofrer quaquer dano em decorrência de omissão, contradição e/ ou obstacuridade.	Parte sucumbente que pretende a alteração do decisum, para eventual retratação e alteração do dispositivo.	A parte que tem intenção de interpor recurso ao STJ ou ao STF.	Parte sucumbente. Verificar as duas correntes: viável nulidade de sentença ou reforma de sentença ou reforma de sentença. Se houver a invalidação, verificar a teoria da causa madura.	Parte sucumbente: Ministério Público (como parte). Obs.: O 3º interessado e o MP não são possíveis como custos legis.	Qualquer parte que houver sofrido o dano atentado-se aos preceitos do art. 539, II, do CPC.	Parte sucumbente: que entende haver ferido norma federal.	Parte sucumbent-e: que entende ter havido ferimento à Constituiçã-o Federal.
	SUCUMBÊNCIA	Sim	Não	Não	Não	Não	Não	Não	Não	Não	Sim	Sim
Plan2
Plan3

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais