Buscar

10 exercícios resolvidos (Teoria Geral do Processo I).

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE VALE DO RIO DOCE
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE DIREITO
COLOQUE SEU NOME AQUI
Resolução de Exercícios.
Governador Valadares – MG.
09 de novembro de 2015.
1. Quais são os órgãos do Poder Judiciário? Fundamente a questão.
Segundo o artigo 92 da constituição federal, são órgãos do Poder Judiciário: I - o Supremo Tribunal Federal; I-A o Conselho Nacional de Justiça; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004); II - o Superior Tribunal de Justiça;  III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais; IV - os Tribunais e Juízes do Trabalho; V - os Tribunais e Juízes Eleitorais;  VI - os Tribunais e Juízes Militares;  VII - os Tribunais e Juízes dos Estados e do Distrito Federal e Territórios. 
2. Cite o nome de duas ações que são processadas e julgadas originariamente pelo Supremo Tribunal Federal. Fundamente a questão.
Sempre inicia-se no STF ações penais contra autoridades que tem foro privilegiado. Ações contra a/o presidente da república; Ações contra a/o vice-presidente da república. Fundamentação legal: Art. 52, I e II, Art. 58, I e II e Art. 102 da Constituição Federal. Arts. 1º a 12 da Lei 8038/90. Arts. 230 a 246 do Regimento Interno do STF).
3. Qual é a composição do Conselho Nacional de Justiça? Cite 3 funções desse órgão.
O Conselho Nacional de Justiça foi criado em 2004 e é composto de modo eclético por 15 membros, onde temos nove integrantes dos Tribunais Superiores e das Justiças Federal, Estadual e do Trabalho, dois integrantes do Ministério Público, dois advogados e dois cidadãos com notável saber jurídico e reputação ilibada, por mandato de dois anos, admitido apenas uma recondução. O Conselho Nacional de Justiça tem como funções gerais a fiscalização administrativa, financeira e correicional do Poder Judiciário e como atribuições especificas expedir atos regulamentares dentro de suas atribuições, apreciar a legalidade de atos administrativos dos Tribunais, e, se for o caso, revê-los, além de rever processos disciplinares julgados a menos de um ano.
Fundamentação Legal: Art. 103-B, § 4º da Constituição estão as atribuições do CNJ.
4. Qual é o órgão do Poder Judiciário competente para a homologação de sentenças estrangeiras e a concessão de exequatur às cartas rogatórias? Fundamente a questão.
Com a emenda constitucional nº 45 de 2004 transferiu-se a competência para homologação de sentença estrangeira e concessão de exequatur em carta rogatória ao Superior Tribunal de Justiça. Competência que pertencia ao Supremo Tribunal Federal desde a Constituição de 1934. Com esta alteração o Regimento Interno do STF foi substituído pela Resolução nº 09 do STJ.
5. Quais são os juízes que acumulam à sua função, a função de “Juízes Eleitorais”?
Os juízes que acumulam à sua função, a função de “Juízes Eleitorais” são os juízes de Direito de primeiro grau de jurisdição integrantes da Justiça Estadual e do Distrito Federal (art. 32 do Código Eleitoral),
6. Quem pode propor a Ação Direta de Inconstitucionalidade e a Ação Declaratória de Constitucionalidade, mais conhecidas como ADI e ADC (anteriormente denominadas de ADIN´s e ADCON´s)? Fundamente a questão.
De acordo com o Art. 2º Podem propor a ação direta de inconstitucionalidade: "(...) os municípios não figuram no rol de entidades legitimadas para a propositura de ação direta de inconstitucionalidade perante esta Corte previsto nos arts. 103, da Constituição, e 2º, da Lei n. 9.868/99." (ADI 4.654, rel. min. Gilmar Mendes, decisão monocrática, julgamento em 28-11-2011, DJE de 2-12-2011.)
7 – Cite duas funções dos juízes do trabalho. Fundamente a questão.
Segundo o Art. 114/CF: Entre as funções dos juízes do trabalho está julgar e processar: as ações que envolvam exercício do direito de greve, as ações de indenização por dano moral ou patrimonial, decorrentes da relação de trabalho, entre outras. 
8. Quem tem legitimidade para organizar os Tribunais dos Estados e para determinar as suas competências? Fundamente a questão.
Segundo o artigo 103-B, § 5°, III a legitimidade foi conferida ao Conselho Nacional de Justiça.
9. Qual é o Tribunal que tem competência para aprovar súmula com efeito vinculante? Fundamente a questão.
De acordo com o artigo 103-A/CF : O Supremo Tribunal Federal.
10. Qual é o órgão do Poder Judiciário que tem competência para representar ao Ministério Público, no caso de crime contra a administração pública ou de abuso de autoridade? Fundamente a questão. 
Segundo o artigo 103-B,§ 4°, IV: Conselho Nacional de Justiça.

Continue navegando