Buscar

AV3 On line Direito Ambiental-11-12-15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Fechar
	Avaliação: CCJ0012_AV3_201402194412 » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV3
	Aluno: 201402194412 - QUEZIA TAYANE MARQUES DE LYRA
	Professor:
	ANDRE LUIS DA SILVA NASCIMENTO
	Turma: 9009/VV
	Nota da Prova: 3,0 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 11/12/2015 11:10:27
	
	 1a Questão (Ref.: 201402460219)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Em conformidade com os princípios do direito ambiental e suas formas de materialização, assinale a opção correta:
	
	
	 
	o princípio da função socioambiental da propriedade autoriza o poder público a impor limites ao uso de bens imóveis localizados em área rural, no que respeita à exploração de seus recursos naturais, não se aplicando, porém, tal preceito a propriedade urbana;
	 
	de acordo com o princípio da precaução, diante das ameaças de danos sérios e irreversíveis, a falta de certeza científica não pode ser invocada como motivo para se adiarem medidas destinadas a prevenir a degradação ambiental, podendo a administração pública, como base no poder de polícia, embargar obras ou atividades;
	
	consoante o princípio poluidor-pagador, a definição de custos de produção de determinada empresa produtora não pode levar em consideração os custos sociais externos decorrente de sua atividade poluente, sob pena de cometimento de infração administrativa ambiental.
	
	consoante o princípio da solidariedade, a definição de custos de produção de determinada empresa produtora não pode levar em consideração os custos sociais externos decorrente de sua atividade poluente, sob pena de cometimento de infração administrativa ambiental.
	
	em decorrência do princípio da prevenção, o empreendedor deve apresentar ao poder público estudo prévio de impacto ambiental referente a qualquer atividade que implique a utilização ou transformação de recursos naturais;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402926429)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	I - O Direito Ambiental requer uma postura ética e consciente dos governos, das sociedades, de cada um de nós, para defender e preservar o meio ambiente como direito. II - A questão ambiental está relacionada aos valores éticos, culturais, históricos, políticos, econômicos, fatores sociais e jurídicos. III - As questões ambientais envolvem numerosas e complexas dimensões entre diferentes atores, do ponto de vista social, ético, político, jurídico, financeiro, técnico constituindo verdadeiros dilemas, diante de realidades contraditórias, tendo em vista a natureza em seu equilíbrio. Cada um percebendo o direito a partir do seu prisma e do seu interesse. Escolha a opção adequada:
	
	
	 
	Todos os comentários estão certos.
	
	Estão errados os comentários I e II.
	
	Estão errados os comentários I, II e III.
	
	Estão errados os comentários I e III.
	
	Estão errados os comentários II e III.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402860445)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(FGV - Exame de Ordem - 2012.4) A Lei Complementar n. 140 de 2011 fixou normas para a cooperação entre os entes da federação nas ações administrativas decorrentes do exercício da competência comum relativas ao meio ambiente. Sobre esse tema, assinale a afirmativa correta.
	
	
	 
	Compete à União aprovar a liberação de exemplares de espécies exóticas da fauna e da flora em ecossistemas naturais frágeis ou protegidos.
	 
	Compete à União aprovar o manejo e a supressão de vegetação, de florestas e formações sucessoras em Áreas de Preservação Ambientais - APAs.
	
	Compete ao Distrito Federal gerir o patrimônio genético, respeitando as atribuições setoriais.
	
	Compete aos Municípios gerir o patrimônio genético e o acesso ao conhecimento tradicional associado, respeitadas as atribuições setoriais.
	
	Compete aos Estados e ao Distrito Federal controlar a introdução no País de espécies exóticas potencialmente invasoras que possam ameaçar os ecossistemas, habitats e espécies nativas.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402785840)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A Política Nacional do Meio Ambiente, Lei 6.938/81, conceitua em seu artigo 3º o que vem a ser meio ambiente, degradação ambiental, poluidor, poluição e recursos ambientais. Quanto a figura do poluidor, segundo a norma, é correto afirmar:
	
	
	
	É sinônimo de poluição que é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente.
	
	É o antônimo de degradação ambiental que é a alteração adversa das características do meio ambiente.
	
	São os recursos ambientais que são a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.
	 
	Segundo esta lei poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
	 
	De acordo com a norma é todo aquele que por omissão exerce influências e interações de ordem física, química e biológica sobre o meio ambiente que abriga e rege a vida em todas as suas formas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402390411)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Não há que se falar em ilegalidade do ato quando a fiscalização ambiental é realizada dentro da lei vigente e a licença encontra-se vencida. Sob esse entendimento, a Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve decisão que reconheceu a impossibilidade de um posto de combustível exercer suas atividades sem a devida licença de operação. O proprietário do posto pleiteava o afastamento das sanções de interdição do estabelecimento. Marque a resposta CORRETA em razão das licenças ambientais estudadas em nossas aulas.
	
	
	
	Cabe ao órgão ambiental local definir os critérios de exigibilidade, o detalhamento e os riscos de atividade potencialmente poluidora ou degradadora, de acordo com os critérios estabelecidos pelo CONAMA
	
	A Resolução CONAMA 001/86 e a Constituição Federal regulamentam os aspectos de licenciamento ambiental estabelecidos na Política Nacional de Meio Ambiente¿
	
	As atividades potencialmente poluidoras só podem receber a licença de instalação após audiência pública realizada no Ministério do Meio Ambiente sendo necessária a participação de dois terços dos conselheiros do CONAMA
	 
	A Lei 6.938/81 - PNMA, em seu Art.10 estabelece que a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadores de recursos ambientais, efetiva ou potencialmente poluidores ou capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental dependerão de prévio licenciamento ambiental
	 
	Licença ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de atividades e empreendimentos potencialmente poluidores ou de atividades que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402278847)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre a lei que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), assinale a opção correta:
	
	
	
	zona de amortecimento não é unidade de conservação.
	 
	Zona de amortecimento é o entorno de uma unidade de conservação, onde as atividades humanas estão sujeitas a normas e restrições específicas, com o propósito de minimizar os impactos negativos sobre a unidade
	
	Restauração é a restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original;
	
	Na Estação Ecológica podem ser permitidas alterações dos ecossistemas no caso de medidas que visem a restauração de ecossistemas modificados, mas não no caso de coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas
	
	Recuperação é a restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original;
7a Questão (Ref.: 201402280251)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A obrigação de reparar o dano ao meio ambiente no Brasil:
	
	
	
	Só ocorre quando a conduta do infrator for dolosa ou culposa.
	 
	Independe da aplicação de sanções penais e administrativas.
	
	Substitui a aplicação de sanção administrativa.
	
	É afastada em virtude da aplicação de sanção penal.
	
	É observada somente no âmbito civil.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402960931)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	(TRT-1) "A condenação ao pagamento de indenização por danos morais encontra fundamento na inobservância do dever empresarial de propiciar aos seus empregados um adequado meio ambiente laboral". O ambiente do local em que se desenvolve boa parte da vida do trabalhador, portanto, sua sadia qualidade de vida, está em íntima dependência à qualidade desse ambiente. O bem jurídico, portanto em questão, a sadia qualidade de vida no meio ambiente de trabalho, tem a natureza de:
	
	
	 
	direito de segurança
	 
	direito difuso
	
	direito laboral
	
	direito público
	
	direito à saúde
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201402841942)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A associação de proteção ao meio ambiente propôs ação em face de uma empresa poluidora. O magistrado ao proferir sentença, julgou procedente o pedido condenando a empresa à obrigação de recompor a área degrada e ao pagamento de indenização compensatória. Qual é o nome da ação ajuizada pela associação:
	
	
	
	Mandado de Segurança Coletivo Ambiental.
	 
	Ação Direta de Inconstitucionalidade.
	
	Mandado de Injunção Ambiental.
	
	Ação Popular.
	 
	Ação Civil Pública Ambiental.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201402783174)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	No Art. 4º da Lei 9 .605/98 o legislador adotou a teoria que objetiva a proteção da autonomia patrimonial da pessoa jurídica, assegurando a distinção entre ela e seus integrantes, de modo a coibir fraudes e abusos de toda ordem e evitar eventual frustração ao ressarcimento dos prejuízos causados à qualidade do meio ambiente. Esta teoria, que teve sua origem na jurisprudência americana (disregard doctrine) é denominada:
	
	
	 
	Teoria da desconsideração da pessoa jurídica
	 
	Teoria da dissociação da pessoa jurídica
	
	Teoria do abuso de direito da pessoa jurídica
	
	Teoria da consideração da pessoa jurídica
	
	Teoria da despersonalização da pessoa jurídica

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes