Buscar

Topografia Aula de locação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Locação de obra
Topografia
Introdução
Os levantamentos para locação de obras podem ser de maior ou menor complexidade,
dependendo da forma do terreno, da importância da estrutura a ser locada e da amplitude da obra
1) Levantamento preliminar, o qual consiste em um levantamento topográfico da superfície que incluirá a estrutura a ser construída;
2) Levantamento para o projeto o qual consiste na obtenção de dados de detalhamento para a confecção do projeto da obra;
3) Levantamento de controle, o qual consiste em obtenção e confirmação de dados que permitam a locação da obra com grande precisão;
4) Locação da obra, a qual consiste na determinação dos pontos, em campo, que permitirão o início da construção da obra.
Locação de tuneis
Locação de tuneis
Locação de túneis: determinação e materialização da direção do eixo nas duas frentes de serviço, bem como a determinação do desnível entre os dois extremos.
Dois sistemas podem ser utilizados: por poligonação ou por triangulação. 
Locação de tuneis
 Este processo consiste em se efetuar um reconhecimento da área e a locação inicial das estações correspondentes aos dois extremos do túnel, que deverão estar amarradas a Referências de Nível (RN) e suas coordenadas estabelecidas
Locação de tuneis
Locação de túnel por triangulação
Locação de túnel
Locação de túnel
Locação de túnel
Locação de eixo de pontes
Locação de eixo de pontes
Locação de eixo de pontes
Locação de eixos de pontes: a triangulação deve sempre estar amarrada a RN. As coordenadas dos extremos da ponte, permitindo assim calcular o vão.
A implantação dos pilares de uma ponte pode ser efetuado como mostra a figura a seguir. Seja A e B os extremos do eixo de uma ponte. Os pontos P1, P2, P3 .....etc., os pilares que serão locados a partir dos vértices da triangulação, pelo método das interseções.
Locação de eixo de pontes
Locação de eixo de pontes
Locação de eixo de pontes
Locação de eixo de pontes
Monitoramento de obras de arte
Monitoramento de obras de contenção
Locação de Prédios e outras Obras de Engenharia
No projeto de locação a obra estará referenciada a um ponto conhecido e previamente definido. A partir deste ponto, passa-se a locar no solo a projeção da obra desenhada na planta.
É comum ter-se como referência, para a locação da obra, os seguintes pontos:
• o alinhamento da rua;
• um poste localizado no alinhamento do passeio;
• um ponto deixado pelo topógrafo quando da realização do controle da
terraplenagem; ou
• uma lateral do terreno quando este estiver corretamente localizado.
Locação de Prédios e outras Obras de Engenharia
Locação de estacas
Locação inicial dos elementos da fundação
Efetuar o estaqueamento da obra; somente após, iremos locar as paredes da mesma.
A demarcação dos pontos que irão definir a obra no terreno é feita a partir do referencial previamente definido, considerando-se três coordenadas, sendo duas planimétricas e uma altimétrica.
Locação de estacas
A demarcação poderá ser realizada com o auxílio de um teodolito ou nível, ou mesmo com o auxílio de um nível de mangueira, régua, fio de prumo e trena. A definição por uma ou outra técnica dependerá do porte da obra e das condições topográficas do terreno.
O processo topográfico é utilizado principalmente em obras de grande envergadura ou em obras executadas com estruturas pré-fabricadas. Nestes casos qualquer erro poderá comprometer seriamente a obra. Nos casos de obras de pequeno porte é comum o emprego dos procedimentos manuais.
Locação de estacas
Locação de estacas
O gabarito é montado com o auxílio de estacas de madeira de 7,5x7,5cm, espaçadas de 1,50 a 1,80m, nas quais são fixadas as tábuas de 15 ou 20cm de largura, as quais servirão de suporte para as linhas que definirão os elementos demarcados.
O gabarito, devidamente nivelado, é colocado ao redor da obra a ser locada, a aproximadamente 1,20 ou 1,50 do local da construção e com uma altura superior ao nível do baldrame, variando de 0,40 a 1,50m acima do nível do solo.
O gabarito pode ser utilizado em terrenos acidentados ou com desnível acentuado. Nestes casos, este deverá ser construído em patamares, conforme figura
A armação de madeira que circundará a área a ser construída deverá estar afastada desta de 1,50m, permitindo assim a passagem dos obreiros e a construção de futuros andaimes. Para a locação da armação de madeira em volta da obra, serão cravadas no solo estacas de madeira de 3 x 3 polegadas
Locação de estacas
Locação de estacas
Locação de estacas
Deve-se ainda, transferir a cota do RN para o gabarito. Com esta cota do gabarito pode-se marcar todas as cotas de arrasamento das estacas.
Após a conclusão das locações dos eixos, caberá a colocação dos pregos laterais que irão marcar a largura necessária para a abertura das valas, das vigas e das paredes. 
Locação de paredes
A locação das paredes de uma obra deve ser feita com muito cuidado para que não haja uma desarmonia entre o projeto e a execução.
Ao marcar-se a posição das paredes, deve-se fazê-la pelo eixo, para que se tenha uma distribuição racional das diferenças de espessura das paredes, na planta e na realidade.
Locação de paredes
A locação das paredes da obra deve ser efetuada pelo processo da tábua corrida onde é demarcada sobre a mesma, com pinos ou pregos, a posição do eixo de cada uma delas como pode ser visto na figura
Locação de paredes
A conferencia pode ser feita através de equipamentos de topografia ou mesmo de maneira simples, através da verificação do esquadro das linhas que originam cada ponta da locação. Para isso pode-se utilizar o princípio do triângulo retângulo (3,4,5) como ilustra a figura
Exercicios

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando