Buscar

(des)classificação das normas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prof.ª Ms. Candisse Schirmer
Direito Constitucional I
 Conceito
	“Normas constitucionais são todas as regras que integram uma constituição rígida”. 
	
	Uma das consequências da rigidez é exatamente transformar em constitucional todas as disposições que integram a Constituição.
(DES)CLASSIFICAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS
Natureza jurídica
As normas constitucionais tem natureza jurídica de força constitucional, ou seja, possuem eficiência e eficácia revestida pelo poder constituinte garantidor da supremacia da Constituição.
 Eficácia e aplicabilidade das normas constitucionais
Eficácia: Momento no qual as normas podem passar a produzir efeitos no mundo jurídico.
Aplicabilidade das Normas Constitucionais: Toda Norma Constitucional tem eficácia no plano abstrato, independente da regulamentação de tais normas. Não se contraria a Constituição.
 Normas Constitucionais de Eficácia Plena
Além da eficácia plena, tem aplicabilidade direta, imediata e integral. 
Passam a produzir efeitos no momento em que entram em vigor, não dependendo de regulamentação infraconstitucional. 
Em geral atribuem competência aos entes federativos ou criam órgãos.
	Ex.: art. 2º, CF: “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário”. 
	
	Ler artigos 19 e 20 da CF.
  Normas Constitucionais de Eficácia Plena
	(	) As normas constitucionais de eficácia plena são aquelas que desde a entrada em vigor da Constituição produzem, ou podem produzir, todos os efeitos essenciais, relativos aos interesses, comportamentos e situações, que o legislador constitucional, direta e normativamente, quis regular.
Questão 1
	(	) Todas as normas constitucionais que veiculam um comando ou mandamento de proibição são normas de eficácia plena e aplicação imediata.
Questão 2
 Normas Constitucionais de Eficácia Contida
A eficácia contida ou prospectiva tem aplicabilidade direta e imediata, porém não integral. 
Não depende de regulamentação, todavia para produzir seus efeitos é possível que alguma norma infraconstitucional reduza sua abrangência.
	Ex.: art. 5º, inciso XIII, CF: é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão,atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer;
	
	Assim, há uma lei, Estatuto da OAB, que restringe o exercício da advocacia somente àqueles aprovados no Exame de Ordem.
 Normas Constitucionais de Eficácia Contida
	As normas que o legislador constituinte regulou suficientemente os interesses relativos a determinada matéria, mas deixou margem à atuação restritiva por parte da competência discricionária do poder público, nos termos que a lei estabelecer ou nos termos de conceitos gerais nelas enunciados, são classificadas de eficácia
	a) programática.
	b) plena.
	c) limitada.
	d) contida.
	e) objetiva.
Questão 3
	(	) A eficácia da norma contida pode ser restringida ou suspensa pela incidência de outras normas constitucionais, a exemplo da liberdade de reunião, que, mesmo consagrada no art. 5.º da Constituição Federal de 1988 (CF), está sujeita a restrição ou suspensão em períodos de estado de defesa ou de sítio.
Questão 4
 Normas Constitucionais de Eficácia Limitada
Eficácia limitada e aplicabilidade mediata e reduzida (ou aplicabilidade diferida) são as normas constitucionais que não produzem todos os seus efeitos jurídicos no momento da entrada em vigor da Constituição, assim, necessitando de lei integrativa infraconstitucional para tanto.
Ou seja: dependem de regulamentação.
Segundo José Afonso da Silva, dividem-se sem dois grupos:
Normas de princípio institutivo ou organizativo ou orgânico: são aquelas que contém um esquema geral ou inicial de estruturação de instituições, órgãos, ou entidades.
 Normas de princípio programático: estipulam programas a serem implementados pelo Estado, com finalidade social.
Normas de princípio institutivo ou organizativo ou orgânico
Ex.: Art. 18, caput, CF/88: A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.
[...] § 2º - Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.
Art. 22, CF/88.:Compete privativamente à União legislar sobre: [...]
Parágrafo único. Lei complementar poderá autorizar os Estados a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas neste artigo.
Normas de princípio programático
Exs.: art. 196, CF/88: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Art. 205, CF/88: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
	 
(	) De acordo com entendimento do STF, configura exemplo de norma constitucional programática o preceito constitucional segundo o qual a política agrícola deve ser planejada e executada na forma da lei, com a participação efetiva do setor de produção, envolvendo tanto produtores e trabalhadores rurais, como setores de comercialização, de armazenamento e de transportes. 
Questão 5
Normas Constitucionais de Eficácia Exaurida
 São aquelas nas quais os seus efeitos jurídicos já foram produzidos e, por isso, estão esgotados, exauridos.
Ex.: art. 2º, ADCT: No dia 7 de setembro de 1993 o eleitorado definirá, através de plebiscito, a forma (república ou monarquia constitucional) e o sistema de governo (parlamentarismo ou presidencialismo) que devem vigorar no País.
	Analise as seguintes normas da Constituição Federal brasileira.
I. “É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.” (art. 5.º, inciso XIII). 
	II. “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: proteção do mercado de trabalho da mulher, mediante incentivos específicos, nos termos da lei.” (art.7.º, inciso XX). 
	III. “O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República, auxiliado pelos Ministros de Estado.” (art. 76). 
	No que se refere à sua eficácia, conforme a classificação doutrinária das normas constitucionais, os dispositivos da Magna Carta brasileira acima reproduzidos podem ser denominados, respectivamente, de normas de eficácia 
	a) plena, contida e limitada. 
	b) contida, contida e plena. 
	c) contida, limitada e plena. 
	d) limitada, plena e contida. 
	e) limitada, contida e plena. 
Questão 6
	Analise:
	I. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão em regime de colaboração seus sistemas de ensino.
	II. É livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer.
	Em conformidade com o aspecto doutrinário, as referidas disposições caracterizam-se, respectivamente, como normas constitucionais de 
	a) eficácia plena e de eficácia negativa.
	b) princípio programático e de eficácia contida. 
	c) eficácia restringível e de eficácia absoluta. 
	d) princípio programático e de eficácia plena. 
	e) eficácia relativa e de princípio programático.
Questão 7

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais