Buscar

) Um dos maiores desafios do direito constitucional contemporâneo é responder aos questionamentos sofre a efetividade de suas normas, especialmente...

)

Um dos maiores desafios do direito constitucional contemporâneo é responder aos questionamentos sofre a efetividade de suas normas, especialmente às atinentes aos direitos fundamentais. Nesse contexto, são inúmeras as teorias acerca da classificação das normas constitucionais quanto à sua eficácia, bem como os constantes desafios na transposição para a compreensão sobre a efetividade dos direitos fundamentais.

Sobre a classificação das normas constitucionais e eficácia dos direitos fundamentais, analise as assertivas a seguir.

I. No contexto da Constituição americana, permeada por direitos de defesa, Thomas Cooley divide as normas constitucionais entre autoexecutáveis e não autoexecutáveis.

II. De acordo com Vezio Crisafulli, as normas não autoexecutáveis seriam de eficácia limitada, subdividindo-se em “normas de legislação” e “normas programáticas”.

III. De acordo com Luís Roberto Barroso, as normas constitucionais são classificadas em plenas, restringíveis e programáticas.

IV. Um exemplo de norma constitucional limitada de princípio programático é a instituição da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental.

V. Para Gustavo Zagrebelsky, normas de eficácia diferida correspondem às normas de eficácia indireta que estabelecem orientações gerais.

São verdadeiras:

Alternativas:

  • II e III, apenas
  • I, II e IV, apenas.
  • I e II, apenas.
  • I, II e III, apenas.
  • I, II e V, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) I, II e III, apenas. Justificativa: - A assertiva I está correta, pois Thomas Cooley divide as normas constitucionais em autoexecutáveis e não autoexecutáveis. - A assertiva II também está correta, pois Vezio Crisafulli divide as normas não autoexecutáveis em "normas de legislação" e "normas programáticas". - A assertiva III também está correta, pois Luís Roberto Barroso classifica as normas constitucionais em plenas, restringíveis e programáticas. - A assertiva IV está incorreta, pois a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental não é uma norma constitucional, mas sim um instrumento processual previsto na Constituição Federal. - A assertiva V está incorreta, pois Gustavo Zagrebelsky não utiliza o termo "normas de eficácia diferida", mas sim "normas de eficácia limitada".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais