Buscar

DIREITO CIVIL VI- aula 14

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL VI - CCJ0017 
Título Inventário e partilha (aula 14) 
Objetivo
 Identificar elementos do inventário judicial no Estado de origem do aluno e as regras de partilha da herança. 
Competências / Habilidades 
Compreender os pressupostos do inventário judicial. Realizar partilha do acervo hereditário. Prestar informações completas e adequadas a um cliente. Aplicar a caso prático. 
Desenvolvimento 
(OAB---PR 2005 adaptada) Antônio, viúvo desde janeiro de 2000, é pai de Bruno, Cláudio, Daniela e Ernesto. Em 15 de janeiro de 2001, Antônio realizou testamento público, na forma da lei, no qual dispôs o seguinte: a seu filho Bruno deixa metade da denominada Parte disponível se seu patrimônio; a Fábio, seu melhor amigo, deixa o terreno situado na Rua dos Anzóis, n. 77, Bairro Ribeirinho, na Cidade de Rio Claro; a sua filha Daniela deixa joias da família. Declara que todas as disposições testamentárias se referem à parte disponível da herança. Declara, ainda, deserdado o filho Cláudio, sob fundamento de que este não se casou Com a mulher por ele indicada, filha de grande amigo da família. Nessa data, o terreno da Rua Anzóis valia 60 mil reais, as joias valiam 8 mil reais e o patrimônio total era de 300 mil reais. Antônio morre em 12 de janeiro de 2004. Sabendo---se que o valor total do patrimônio de Antônio na data de sua morte era de 160 mil reais, já incluídos aí o terreno situado na Rua dos Anzóis, que na data da morte de Antônio valia 70 mil reais, e as joias de família que na mesma Data valiam 10 mil reais, em consulta feita por Daniela responda: 
a) Qual o valor ou fração da herança caberá a Cada filho do falecido?; 
b) É válida a deserdação de Cláudio? Por quê? 
c) Todas as disposições testamentárias serão juridicamente eficazes? 
d) Os legados deverão ou não ser entregues aos respectivos legatários? Explique e fundamente completamente sua resposta. Feita essa análise, Daniela lhe apresenta algumas outras dúvidas. Para prestar informações completas ao seu cliente e considerando hipoteticamente que as cidades antes indicadas estão localizadas em seu Estado, pesquise as seguintes informações: 
1--- Que prazo está sendo adotado para a abertura do inventário: os trinta dias previstos no Código Civil ou os sessenta dias previstos no Código de Processo Civil (ambos contados da abertura da sucessão)? 
2--- Não observado o prazo para abertura da sucessão há alguma penalidade prevista em seu Estado? Identifique---a em caso afirmativo. 
3--- Qual é o prazo para encerramento do processo de inventário? 
4--- No caso analisado, qual o foro competente para a propositura da ação? Explique sua resposta. 
5--- Qual o valor da causa? Identifique as custas processuais e taxas judiciárias incidentes ao caso em análise, de acordo com as regras vigentes em seu Estado. 
6--- Que certidões negativas de débito fiscal devem ser apresentadas e como elas podem ser obtidas em seu Estado? 
7--- Qual o valor do ITCMD a ser recolhido de acordo com as regras vigentes em seu Estado? 
8--- Em seu Estado é possível a compensação do ITCMD com precatórios do Estado? Em caso afirmativo, qual deve ser o procedimento? 
9--- Há alguma isenção de ITCMD em seu Estado que possa ser aplicada ao caso em análise? Explique sua resposta.

Continue navegando