Buscar

Exercícios sobre Max Weber

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR Campus Paranavaí
Exercícios sobre Max Weber
6. Qual é a diferença, para Weber, entre ação e relação social? 
Weber distingue a ação da relação social. Para que se estabeleça uma relação social, é preciso que o sentido seja compartilhado. Por exemplo, um sujeito pede uma informação a outro, estabelece uma ação social: ele tem um motivo e age em relação a outro indivíduo, mas tal motivo não é compartilhado. Numa sala de aula, onde o objetivo da ação dos vários sujeitos é compartilhado, existe uma relação social. 
7. Qual a importância da história para Weber?
Para ele, a pesquisa histórica é essencial para a compreensão das sociedades. Essa pesquisa, baseada na coleta de documentos e no esforço interpretativo das fontes, permite o entendimento das diferenças sociais, que seriam para Weber, de gênese e formação, e não de estágios de evolução. 
8. Weber afirma que a ação social é uma ação com sentido, que orienta o comportamento de quem age. Observe a sua classe e procure descobrir o sentido da ação de algum colega nesse momento. 
O indivíduo por meio dos seus valores sociais e de sua motivação, produz o sentido da ação social, que é diferente da relação social onde é estabelecido uma relação para que o sentido seja compartilhado.
Exemplo: Um aluno quando faz um questionamento sobre o assunto pertinente, que neste caso é sobre Weber, na resposta do professor sempre é esclarecido e ampliada às dúvidas de outros alunos. Como o sentido é compartilhado, vemos uma relação social.
9. Como Weber concebe a objetividade científica? 
O cientista parte de uma preocupação com significado subjetivo, tanto para ele como para os demais indivíduos que compõem a sociedade. Seu objetivo é compreender, buscas os nexos causais que dêem sentido da ação social.
12. O que os dados estatísticos revelam a Weber sobre a relação entre protestantismo e capitalismo? 
Weber parte de dados estatísticos que lhe mostraram a proeminência de adeptos da Reforma Protestante entre os grandes homens de negócios, empresários bem-sucedidos e mão-de-obra qualificada. A partir daí, procura estabelecer conexões entre a doutrina e a pregação protestante, seus efeitos no comportamento dos indivíduos e sobre o desenvolvimento capitalista.
13. De que maneira o protestantismo gera conduta adequadas ao capitalismo?
Weber descobre que os valores do protestantismo – como a disciplina ascética, a poupança, a austeridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho – atuavam de maneira decisiva sobre os indivíduos. No seio das famílias protestantes, os filhos eram criados para o ensino especializado e para o trabalho fabril, optando sempre por atividades mais adequadas à obtenção do lucro, preferindo o cálculo e os estudos técnicos ao estudo humanístico.
14. Que diferenças Weber estabelece entre as atitudes e as visões de mundo católicos e protestantes? 
Weber mostra a formação de uma nova mentalidade, um ethos – valores éticos – propício ao capitalismo, em flagrante oposição ao “alheamento” e à atitude contemplava do catolicismo, voltados para a oração, sacrifício e renúncia da vida prática.

Continue navegando