Buscar

Texto Dissertativo - A evolução do baixo rendimento da escrita

Prévia do material em texto

UENF – Universidade Estadual do Norte Fluminense
Português Instrumental 2 – Texto dissertativo
A evolução do baixo rendimento da escrita 	Por: Marcos Vinícius Fonseca Ferreira
Com o advento do avanço tecnológico, com o “desenvolvimento humano” e graças à disponibilidade de informação e influência da sociedade, hoje, está cada vez mais fácil redigir um texto. Essa prática primordial que antigamente era um prazer centralizado em determinada classe social, inverte-se e torna-se um compêndio da vida humana atual, tendo em vista sua importância, atingindo uma massa populacional que antes era suprimida.
Apesar das facilidades implantadas no mundo moderno, pode-se caracterizar tal tempo como um tempo constituído dos piores escritores informais, sendo os universitários e os alunos que compõe o quadro do ensino médio os maiores culpados. A facilidade que foi obtida através do desenvolvimento tornou-se uma das principais – senão a principal - causas da imbecilidade humana.
Os recursos tecnológicos atualmente são fortemente criticados e utilizados como exemplo, devido ao que proporcionaram às pessoas, assunto que também gera muita polêmica. Ter em mãos um dispositivo que é capaz de localizar-se, conectar-se à internet e permitir uma interação virtual que fisicamente seria provavelmente impossível, carregar “toneladas” de arquivos e músicas e muitas outras funções é muito agradável, mas, ao mesmo tempo, influi uma condição de preguiça e comodidade para o homem, quando estes recursos que ele está acostumado não estão presentes.
Essa geração, desincentivada pelo acesso aos vários recursos na hora que querem além da agilidade que eles proporcionam em relação a qualquer outro meio que objetiva obter informações, é a mais prejudicada. Quebrar esse paradigma social moderno tem se mostrado cada vez mais difícil e cabe a todos - às famílias, às escolas, à mídia e ao governo que é também prejudicado - incentivar o desuso impróprio desses veículos informativos. 
Tem-se, por exemplo, uma lei recente aprovada no ano de 2008 que proíbe o uso de celulares ou aparelhos eletrônicos dentro da sala de aula. Vale ressaltar que o esforço maior deve ser feito pelo indivíduo, afim de se libertar do vício, como por exemplo a adoção de alternativas de leitura substituindo livros virtuais por livros físicos.

Continue navegando