Buscar

Do Brasil Colonial até o Modernismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No Brasil Colonial, as residências se caracterizaram por apresentar empena lateral, vãos com arcos abatidos ou retos, plantas geminadas (ausência de recuos frontal e lateral), onde geralmente a sala da frente é a de visita (parte social da casa) e a sala de trás, de jantar, tem um caráter serviçal, no meio da casa ficavam os quartos, onde ocorriam as relações familiares.
Já no Ecletismo, a edificação é solta no lote com empena frontal ou quatro águas e apresenta com elementos decorativos que fazem alusão a estilos anteriores (frontões, cornijas, volutas, etc..). Nas plantas ecléticas é comum encontrar-se uma disposição lateral, de um lado uma sucessão de salas, do outro de quartos, ainda guardando a disposição colonial de na frente da casa ocorrer às relações sociais, no meio familiar e nos fundos serviçal e familiar¹.
	Na arquitetura colonial a rua (espaço externo) era perigosa, mal vista, destinadas a moleques, escravos e prostitutas. Entretanto, na arquitetura eclética havia muitos espaços externos, ficando difícil controlar quem sai e quem entra, a rua passa a ser bem vinda, pois era tempo da iluminação elétrica, do calçamento de ruas, da arborização.
A parte da frente era aberta para a rua e reservada para a sala de visitas, demonstrando que este aspecto colonial permanece muito marcante como decorrer do tempo, a constatação de que se tenha que adentrar a casa passando-se obrigatoriamente pela sala de visita, só aumenta o poder de controle desta sala, controle este que permanece bastante inalterado².
Fazendo ligações do colonial até o modernismo, é fácil se observar que os quartos estão mais segregados. A sala de visita fica, no ecletismo, mais segregada que a de jantar e permanece assim até o modernismo. A sala de visitas, com o tempo, também vai se tornando segregada, pode-se supor que isso seja devido ao desuso, ou seja, salas artisticamente dispostas num cenário, na eterna espera por uma visita. Surge no ecletismo a sala de copa, já como o cômodo mais integrado, permanecendo assim até o modernismo. A cozinha mostra-se menos integrada que a sala de visita, mas isso se modifica, provavelmente esta inversão seja fruto da maior utilização desde cômodo pela dona de casa. O espaço esterno alcança seu ponto máximo de integração no ecletismo e o mínimo no modernismo.
Outros aspectos permanecem como a segregação dos quartos, principalmente dos empregados e a integração da cozinha para perto da família para facilitar a vida da dona de casa. Embora haja uma modificação do quarto de casal para longe da sala de visita, preferindo o descanso que o controle sobre as pessoas da casa e os estranhos³.
__________________________
 ¹ http://www.cerescaico.ufrn.br/mneme
 ² http://www.cerescaico.ufrn.br/mneme
 ³ http://www.cerescaico.ufrn.br/mneme

Continue navegando