Buscar

Briefing

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BRIEFING – AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES
Sobre o cliente
A. Qual a sua visão inicial da construção?
Uma casa grande com até um andar localizada em Milão, sendo a casa com aspecto clássico para abranger uma família com 5 filhos em uma perspectiva inicial.
B. Descreva a sua atual residência. O que você gosta e não gosta dela?
É um apartamento com os cômodos não muito espaçosos, não existe expressão arquitetônica alguma, sendo apenas um conjunto de cômodos. As varandas são boas apesar de uma ser vinculada a dois quartos o que reduz bastante a privacidade nesses ambientes. As esquadrias são simples sendo algumas delas de alumínio sendo algo que não agrada. A cozinha toda com cerâmica básica do piso ao teto é algo que poderia ser melhorado. A logística da casa é boa para todos os cômodos. Conhecimento da experiência atual do cliente para evitar que problemas se repitam e coisas que agradam possam aparecer no projeto.
C. Quais são os desejos especiais no aspecto artístico (estilo arquitetônico)?
O principal seria implementar um aspecto mais clássico de arquitetura, mas relacionado ao detalhismo e a beleza estética das coisas, além de simetria e harmonia. Associado a isso, evitar desenhos ultra modernos que chegam a ser confusos e acabam por gerar confusão. Essa parte é mais para conhecimento se o cliente já tem alguma característica em sua mente.
D. Se tem alguma ideia sobre os móveis que serão utilizados? Se sim, quais as suas dimensões?
Até o momento nada em específico apenas algumas ideias, mas nada concreto para ser mencionado.
E. Quais as exigências em relação ao tempo para executar o projeto?
Não existe exigências apenas que seja resolvido da melhor forma possível. Nessa parte pode aparecer fatores como o encerramento de um contrato com a casa que se morava anteriormente, um casamento e assim a mudança pra nova casa, entre outros fatores.
F. Existe alguma exigência de acessibilidade? Algum membro da família ou visitante regular com necessidades especiais?
Não, apenas se possível, pensar em soluções que no futuro possam ser adaptadas em caso de uma necessidade. A presença de alguém com deficiência, idoso com dificuldades ou a indicação dessa não consideração para otimização de todos os espaços, nesse caso gerando economia.
G. Algum interesse ou consideração sobre soluções sustentáveis?
Talvez o reuso de água a depender da sua viabilidade, e não se considera a instalação de placas solares visto o seu impacto na estética da casa. Aqui entram expectativas do cliente nessa área, seja o interesse em reuso de água, energia solar entre outros aspectos.
H. Qual o orçamento previsto a ser disponibilizado para os projetos e para execução da obra?
De maneira inicial tem-se o limite de 1 milhão e meio de reais, podendo ser negociado a depender das necessidades e de futuro estudo. No que diz respeito ao prazo de execução tem-se o prazo de 1 ano e meio. 
Sobre a localização
A. Existe alguma coisa que você gosta ou não gosta da região que será construída a casa?
Se trata de uma região simples, pacata e principalmente residencial. A vizinhança aparenta ser tranquila, sendo assim não tendo inicialmente nada contra a sua localização. Aqui pode entrar questão de segurança, locomoção, vizinhança entre outras experiências que o cliente já tenha notado, cabendo lembrar que talvez uma análise desses fatores ajude na escolha dos lotes (caso seja contratado nessa parte) e nas soluções de projeto adotadas.
B. Existe alguma vista do terreno que é importante para você?
Não. Aqui pode ser direcionar a edificação pra uma vista de algo agradável (campo, lago, entre outros) ou evitar a vista para algo não agradável (fábricas, linha do trem, esgoto, entre outros).
Sobre os ocupantes
A. Quantas pessoas vão morar na casa?
São duas pessoas adultas e 3 crianças (2 meninos e 1 menina, de 4,3 e 1 anos respectivamente).
B. Existe previsão de novos moradores (exemplo: filhos)?
Existe a previsão de mais dois moradores (filhos) podendo em alguma circunstância ser mais no futuro,
C. Existem animais de estimação que precisam ser acomodados?
Tem um cachorro chamado Thor, ele é um Golden Retriever filhote.
Sobre o estilo de vida
A. Descreva seu estilo de vida e os tipos de espaços que são necessários para os ocupantes (exemplo: trabalhar em casa, biblioteca, adega, entre outros).
Família grande que se reúne em todas as refeições, gosta bastante de ler (tem muitos livros então talvez uma biblioteca no escritório seja algo útil). Reza junto todos os dias, então um local para colocar as imagens dos santos que permita a reunião da família ao redor. Seria bom um quintal grande para as crianças brincarem, talvez deixar uma árvore grande. As vezes trabalho em casa, então um escritório seria bom caso seja possível. A minha esposa gosta de cozinhar e de cozinha espaçosa, além de tocar piano.
B. Quanto tempo em média se gasta nas diferentes áreas da casa (internas e externas)?
Nos quartos se gasta o tempo da dormida e as vezes as brincadeiras das crianças durante algum período do dia. Na cozinha minha esposa costuma usar 1h por refeição para fazer as refeições. Costumo passar em média 4 horas no escritório a tarde normalmente por ter aulas apenas pela manhã e as crianças dormirem a tarde. E tem-se a reunião da família todas as noites para conversa, talvez assistir um filme. 
C. Quais os sistemas de entretenimento são desejados? 
Telefonia, além de tv, porém apenas na sala principal e talvez no quarto de hóspedes caso seja viável esse cômodo e no quarto principal. Aqui as vezes pode se desejar um sistema de automatização dentro da casa para controle de certas atividades.
D. Qual o tipo de armazenamento se precisa (armazenar materiais referentes a hobbies específicos, guarda roupas grandes, armários para casacos, entre outros)?
Acredito que um armário para guardarmos os casacos assim que chegarmos em casa em tempos mais frios, além de um local para guardar os brinquedos das crianças provavelmente no quarto delas. Um closet no quarto principal, além do comum nos demais quartos. Além disso, talvez uma dispensa para armazenamento dos alimentos. E armários para guardar os livros. Pode-se ter hobbies como andar de bicicleta, colecionadores, entre outros, que exigem um novo compartimento mais privado para armazenamento.
E. Recebem muitas visitas? Quais as atividades que costumam fazer? Qual a frequência?
Algumas, normalmente ficamos na sala conversando, em torno de umas seis pessoas a cada duas semanas, em que meu afilhado as vezes dorme por aqui e em casos mais demorados de visita dos familiares distantes. Nesse caso se visualiza talvez a necessidade de se projetar uma cozinha maior ou sala caso seja o local de reunião, ou também se alguém visita constantemente sendo possível um quarto de hóspede pensando nisso.
Espaços Internos
A. Número de pisos, quartos, demais áreas e uso para cada desejados?
Inicialmente penso apenas em um piso térreo e um pavimento superior. Um quarto para o casal, e três quartos para as crianças para as 5 crianças (no futuro) sendo um com as gêmeas, outro com os dois meninos e um para a menina, um quarto para o afilhado e talvez um quarto da empregada ou pra hóspedes. Um escritório com uma espécie de biblioteca, sala de jantar grande e uma sala de estar, uma cozinha grande e uma área de serviço. Um local para armazenamento de materiais diversos (exemplo materiais de natal). Um banheiro privativo para o casal. E talvez um banheiro para as meninas e um para os meninos, mas apenas em casos de viabilidade. Além de um banheiro social, a depender do arranjo adicionar um banheiro ao quarto do afilhado.
B. Existem áreas que precisam ser mais privadas que outras?
Talvez o escritório para quando for preciso trabalhar em casa sendo o acesso aos livros aberto a todos. O banheiro e o closet privados ao casal
C. Você tem layouts de preferência? 
O quarto da menina e das gêmeas mais próximos do meu. As vezes já se tem arranjos que agradam como o quarto próximo a escada, a cozinha nos fundos entre outros.
D. Algum desejo especial? Algo que não quer queapareça?
Um local para oração na sala, para o piano, talvez uma lareira. Caso possível uma escada com acesso a cozinha em caso de os quartos ficarem muito distantes. A garagem com edificação em anexo, mas com acesso interno a casa com vaga de 2 carros. Escada não sendo em espiral.
Espaços externos
A. Existe alguma ideia ou planos para a área externa?
Uma árvore, talvez um pequeno jardim, uma piscina. Além da casa do cachorro

Outros materiais