Buscar

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DOS CONCRETOS DOSADOS COM CIMENTO PORTLAND CINZA E CIMENTO BRANCO

Prévia do material em texto

ANÁLISE DAS PROPRIEDADES DOS CONCRETOS DOSADOS COM CIMENTO PORTLAND CINZA E CIMENTO BRANCO, ADITIVO POLICARBOXILATOS E FRAÇÃO GRAÚDA DE UMA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA TERNÁRIA.
O artigo base deste documento foi desenvolvido com o objetivo de analisar propriedades de concretos produzidos com cimento Portland cinza (CP II Z 32) e branco (CPB 40). Aluna, mestres e doutores do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco realizaram uma série de análises físicas e químicas dos diversos traços de concreto feitos para chegar a uma conclusão.
O artigo começa mostrando a importância do cimento Portland branco estrutural na construção civil, a diferença de consumo entre o Brasil e o resto do mundo, e ainda, detalhes sobre a produção do mesmo. Destaca-se também que uma atenção especial deve ser dada ao agregado do concreto pois o mesmo é responsável por 80% da composição.
Os tipos de concreto foram divididos em três grupos, sendo que o grupo I foi utilizado o cimento cinza, o grupo II faz uso do cimento branco e o grupo III usa o cimento cinza com o aditivo policarboxilato. Determinou-se para cada grupo de dosagem a execução dos traços 1:3,1:5 e 1:6, havendo para todos os casos a fixação do abatimento em (100 ± 10) mm.
Com respeito aos materiais utilizados na composição dos concretos, o artigo faz uma descrição das características físicas e químicas por meio de tabelas, com base em diversas das Normas (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Traz também um maior detalhamento sobre o processo de fabricação do cimento branco, como porcentagem de determinadas substâncias até o percentual de brancura do mesmo. Com respeito aos agregados, assim como nos outros materiais, é destacada a sua origem, sua composição e é feita também uma análise granulométrica, o processo inclui os agregados miúdos e graúdos. A mistura ternária foi composta por areia natural e brita 0 e 1 nas proporções de 18,5% 29,5 % e 52% com o objetivo de trazer uma maior continuidade a curva granulométrica, isso fica evidente por meio da observação dos gráficos referentes. A água utilizada foi a do sistema público de distribuição do estado de Pernambuco e o aditivo químico foi um superplastificante com base de poliéster carboxilato. Este aditivo é um redutor de água de alto desempenho e tem como características físicas uma baixa viscosidade cumprindo as especificações e seu peso específico é 1,08 kg/l.
Após a realização desse estudo foi possível fazer uma comparação entre o concreto feito com os cimentos cinza e branco, tendo em vista uma maior utilização do segundo e termos estruturais, por causa dos benefícios gerados pelo mesmo principalmente pela sua coloração.
Foi observado que os teores de argamassa entre os dois tipos de cimento foi o mesmo, porém a relação água/cimento do concreto feito com o cimento branco foi maior possivelmente por causa de sua finura ser maior.
Portanto, foi concluído que com o uso da mistura ternária a diferença entre houve uma diminuição da diferença entre as propriedades dos concretos feitos com cimento Portland cinza e branco, graças a fatores como: a otimização da curva granulométrica, o menor índices de vazios e melhor rolamento das partículas maiores sobre as menores. De forma geral observou-se um aumento na densidade aparente em virtude possivelmente do maior empacotamento da mistura, causado pela otimização granulométrica, fato que provoca uma maior compacidade da pasta.
O artigo é de proveito tanto para que possamos conhecer melhor o cimento Portland branco e suas características, como nos mostra a importância da granulometria no resultado final do concreto.

Continue navegando