Buscar

exercicio_UC_Labs-1-2-3(Restaurante)_resolucao

Prévia do material em texto

RESUMO DESCRITIVO DO SISTEMA RESTAURANTE:
Deseja-se um sistema para o controle do funcionamento do restaurante. O Caixa do restaurante deverá, a cada nova refeição, registrar no sistema os pratos e as bebidas solicitadas pelo cliente. Com isso, o Caixa poderá emitir a notinha (ticket) no encerramento da refeição, a qual é entregue pelo garçom ao cliente, para que o mesmo possa conferir e efetuar o pagamento da refeição. Essa notinha deverá conter o número da mesa onde a refeição foi servida, as quantidades e valores de tudo o que foi consumido, e o total a pagar.
Pode acontecer o caso em que o cliente cancela a refeição, antes de ela ter sido tomada. Neste caso, o Caixa registra isso no sistema.
O restaurante possui, dentre todos os clientes, alguns habituais, ou seja, que regularmente tomam refeições no restaurante. O sistema deverá manter um registro dos clientes habituais. É da responsabilidade do gerente do restaurante eleger e registrar no sistema os clientes habituais. A esses clientes é permitida a pendura das notinhas (para pagamento posterior no final do mês, por exemplo), que deve ser registrada no sistema pelo Caixa. As notinhas dos clientes habituais devem conter o nome e o telefone do cliente.
O Caixa é quem registra no sistema o pagamento de uma notinha em aberto (ainda não paga ou pendurada). O sistema deverá auxiliar o Caixa computando o valor do troco a ser devolvido ao cliente. O restaurante só aceita pagamento em dinheiro.
O gerente deverá manter um cadastro dos itens de consumo (bebidas e pratos) servidos no restaurante, indicando seu preço unitário e sua disponibilidade atual (se o prato ou bebida pode ser servido). Além disso, será importante que o gerente possa consultar no sistema e repassar ao dono do restaurante, as seguintes informações:
O consumo (quantidade de cada prato ou bebida) em um dia de funcionamento do restaurante; essas informações ajudarão o gerente a planejar a reposição de ingredientes na cozinha do restaurante.
A receita (valor monetário) obtida entre duas datas, pelo pagamento de refeições nesse período.
Informações sobre as penduras (nome do cliente, telefone, valor pendurado, data da pendura), bem como o valor total pendurado, entre duas datas. Com isso, o gerente poderá efetuar a cobrança das penduras mais antigas, que já deveriam ter sido pagas. 
O restaurante serve, em média, 250 refeições por dia. O restaurante possui, atualmente, 30 mesas, mas esse número poderá variar.
	ATOR
	FUNÇÕES DO SISTEMA NA INTERAÇÃO COM O ATOR(1)
	Caixa
	Registrar pedido
	Caixa
	Emitir notinha
	Caixa
	Registrar pagamento
	Caixa
	Cancelar refeição
	Caixa
	Pendurar notinha
	Caixa
	Calcular troco
	
	
	Gerente
	Cadastrar cliente habitual
	Gerente
	Cadastrar item de consumo
	Gerente
	Emitir relatório de consumo diário
	Gerente
	Emitir relatório da receita de um período
	Gerente
	Emitir relatório de penduras de um período
	
	
(1) O que o sistema faz ao interagir com o ator
	STAKEHOLDER
	INTERESSE NO BOM FUNCIONAMENTO DO SISTEMA P/
	Garçom
	Emissão de notinha correta e completa (não ter problemas com o cliente)
	Cliente
	Emissão de notinha completa e correta (poder conferir com facilidade o seu pedido e o valor a ser pago por ele).
	Dono restaurante
	Ter um apoio efetivo no controle e gerência do restaurante, através de relatórios gerenciais (consumo, receita e penduras) bem elaborados.
	
	
	ATOR
	FUNÇÕES DO SISTEMA NA INTERAÇÃO COM O ATOR(1)
	A função pode iniciar um UC?(1)
	A função pode terminar um UC?(2)
	A função é grande?(3)
	Providência(4)
	
	
	Sim
	Não
	Sim
	Não
	Sim
	Não
	
	Caixa
	F1: Registrar pedido
	x
	
	x
	
	
	x
	UC 1
	Caixa
	F2: Emitir notinha
	x
	
	x
	
	
	x
	UC 2
	Caixa
	F3: Registrar pagamento
	x
	
	
	x
	
	x
	UC 3, mas F6 deve ser agregada à essa função para completar o UC.
	Caixa
	F4: Cancelar pedido
	x
	
	x
	
	
	x
	UC 4
	Caixa
	F5: Registrar pendura
	x
	
	x
	
	
	x
	UC 5
	Caixa
	F6: Calcular troco
	
	x
	
	
	
	
	Deve ser agregada à função F3: Registrar pagamento.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Gerente
	F7: Registrar cliente habituail
	x
	
	x
	
	
	x
	UC 6
	Gerente
	F8: Cadastrar item de consumo
	x
	
	x
	
	
	x
	UC 7
	Gerente
	F9: Emitir relatório de consumo diário
	x
	
	-(5)
	-
	
	x
	UC 8
	Gerente
	F10: Emitir relatório de receita de um período
	x
	
	-(5)
	-
	
	x
	UC 9
	Gerente
	F11: Emitir relatório de penduras de um período
	x
	
	-(5)
	-
	
	x
	UC 10
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
(1) O evento externo (evento gerado pelo ator) que dispara a (realização da) função é autônomo? Ou a função está sempre ligada (no tempo) a uma outra (ou seja, é sempre executada imediatamente depois ou intercalada com a outra)? Nesse caso, o evento externo que a dispara não é autônomo e, portanto, essa função precisa de outra agregada a ela para formar um UC. Outra forma de saber que uma função é ativada por um evento autônomo é constatar que ela aparecerá na lista de opções do menu do sistema. 
(2) Ao terminar a função, o sistema está em um estado estável? Ou quando a execução da função termina o sistema fica aguardando que algo seja concluído antes de aceitar (reagir a) um novo evento autônomo? Nesse último caso, a função não deixa o sistema em um estado estável e será necessário agregar outra função a ela para completar o UC.
(3) A função envolve mais de um evento autônomo? Nesse caso, será necessário dividir a função em duas ou mais funções (uma para cada evento autônomo envolvido).
(4) Se alguma resposta em vermelho tiver sido dada, é preciso tomar uma providência (juntar ou dividir funções).
(5) UCs de consulta sempre deixam o sistema em um estado estável.
DIAGRAMA DE CASOS DE USO

Continue navegando