Buscar

ATENÇÃO - Psicopatologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ATENÇÃO E SUAS ALTERAÇÕES
Atenção pode ser definida como a DIREÇÃO da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto.
A atenção se refere ao conjunto de processos psicológicos que torna o ser humano capaz de SELECIONAR, FILTRAR e ORGANIZAR as informações em unidades controláveis e significativas. [...] A determinação do nível de consciência é essencial para a avaliação da atenção.
NATUREZA DA ATENÇÃO
ATENÇÃO VOLUNTÁRIA: exprime a concentração ativa e intencional da consciência sobre um objeto.
ATENÇÃO ESPONTÂNEA: tipo de atenção suscitado pelo interesse momentâneo, incidental, que desperta este ou aquele objeto.
DIREÇÃO DA ATENÇÃO
ATENÇÃO EXTERNA: projetada para fora do mundo do sujeito, voltada para o mundo exterior ou para o corpo, geralmente de natureza sensorial, utilizando os órgãos dos sentidos.
ATENÇÃO INTERNA: tipo de atenção que volta-se para os processos mentais do próprio indivíduo. É uma atenção mais reflexiva, introspectiva e meditativa.
AMPLITUDE DA ATENÇÃO
ATENÇÃO FOCAL: se mantém concentrada sobre um campo determinado e relativamente delimitado e restrito da consciência.
ATENÇÃO DISPERSA: não se concentra em nenhum campo determinado, espalhando-se de modo menos delimitado.
Consiste na capacidade do indivíduo de fixar sua atenção sobre determinada área ou objeto. Na tenacidade, a atenção se prende a certo estímulo, fixando-se sobre ele.
É definida como a qualidade da atenção que permite ao indivíduo mudar seu foco de um objeto para outro.
TENACIDADE
VIGILÂNCIA
ATENÇÃO FLUTUANTE
É um conceito desenvolvido por Freud, relativo ao estado de como deve funcionar a atenção do psicanalista durante uma sessão analítica. [...] Implica deixar funcionar livremente sua própria atividade mental, consciente e inconsciente, deixando livre a atenção e suspendendo ao maximo as motivações, desejos e os planos próprios. É um estado artificial da atenção, cultivado pela necessidade técnica do processo analítico.
ANORMALIDADES DA ATENÇÃO
HIPOPROSEXIA: alteração MAIS COMUM e menos específica da atenção, DIMINUIÇÃO GLOBAL da mesma. Aqui se verifica uma perda básica da capacidade de concentração, com fatigabilidade aumentada, o que dificulta a percepção dos estímulos ambientais e a compreensão; [...] Há dificuldade crescente em todas as atividades psíquicas complexas, como o pensamento, raciocínio, etc.
APROSEXIA: total abolição da capacidade de atenção, por mais fortes e variados que sejam os estímulos utilizados.
HIPERPROSEXIA: consiste em um estado da atenção exacerbada, no qual há uma tendência incoercível a obstinar-se indefinidamente sobre certos objetos com surpreendente infatigabilidade. 
ANORMALIDADES DA ATENÇÃO
É um sinal, não de déficit propriamente, mas de superconcentração ativa da atenção, sobre determinados conteúdos ou objetos, com a inibição de tudo o mais. Há nesse sentido, certa HIPERTENACIDADE e HIPOVIGILÂNCIA.
DISTRAÇÃO
DISTRAIBILIDADE
Ao contrário da distração, é um estado patológico que se exprime por instabilidade marcante e mobilidade acentuada da atenção voluntária, com dificuldade ou incapacidade para fixar-se ou deter-se em qualquer coisa que implique esforço produtivo. A atenção do indivíduo é muito facilmente desviada de um objeto para outro.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais