Buscar

CAPITALISMO X SOCIALISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SOCIOLOGIA
CAPITALISMO
X
SOCIALISMO
NEOLIBERALISMO
Célia Fonseca
Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais:
uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética)
 e a outra, o capitalismo (Estados Unidos)
As duas nações eram apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.
Capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. 
O capitalismo é dominante no mundo ocidental desde o final do feudalismo.
Decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos não são feitos pelo governo e os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. 
Encontramos a origem do sistema capitalista na passagem da Idade Média para a Idade Moderna.
Com o renascimento urbano e comercial dos séculos XIII e XIV, surgiu na Europa uma nova classe social: a burguesia. 
ORIGENS  
Esta nova classe social buscava o lucro através de atividades comerciais. 
 Neste contexto, surgem também os banqueiros e cambistas, cujos ganhos estavam relacionados ao dinheiro em circulação, numa economia que estava em pleno desenvolvimento. 
São ideais embrionários do sistema capitalista: lucro, acúmulo de riquezas, controle dos sistemas de produção e expansão dos negócios. 
Primeira Fase: Capitalismo Comercial ou Pré-Capitalismo:
  
Este período estende-se do século XVI ao XVIII. Inicia-se com as Grandes Navegações e Expansões Marítimas Europeias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. 
 CARACTERÍSTICAS CLÁSSICAS DO CAPITALISMO: 
Propriedade privada: consiste no sistema produtivo vinculado à propriedade individual.
Lucro: é o principal objetivo capitalista, proveniente do resultado da acumulação de capital.
Economia de mercado: livre iniciativa da regulação do mercado, sem ou pouca intervenção do estado. Esse processo ocorre por meio da oferta e da procura, que regula os preços e os estoques das mercadorias. 
Divisão de classes: esse é um dos pontos mais polêmicos do capitalismo. 
De um lado está uma minoria denominada "capitalista“ (a burguesia) ou donos dos meios de produção.
Do outro lado a maioria chamada trabalhadores (proletários), pessoas que vendem sua força de trabalho em troca de um salário que garanta saúde, alimentação, transporte, lazer, etc. 
Segunda Fase: Capitalismo Industrial  
No século XVIII, a Europa passa por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção. 
A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo. 
A Revolução Industrial modificou o sistema de produção, pois colocou a máquina para fazer o trabalho que antes era realizado pelos artesãos.
O desemprego, baixos salários, péssimas condições de trabalho, poluição do ar e rios e acidentes nas máquinas foram problemas enfrentados pelos trabalhadores deste período. 
CONSEQUÊNCIAS
Terceira Fase: Capitalismo Monopolista Financeiro
  
Iniciada no século XX, esta fase vai ter no sistema bancário, nas grandes corporações financeiras e no mercado globalizado as molas mestras de desenvolvimento. 
Apesar das indústrias e do comercio continuarem a lucrar muito dentro deste sistema, os sistemas bancário e financeiro são aqueles que mais lucram e acumulam capitais dentro deste contexto econômico atual. 
É uma doutrina política e econômica que surgiu no final do século XVIII e se caracteriza pela ideia de transformação da sociedade através da distribuição equilibrada de riquezas e propriedades, diminuindo a distância entre ricos e pobres.
SOCIALISMO
O Socialismo é um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o liberalismo e o capitalismo. 
A ideia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras. 
O socialismo tem como base:
a socialização dos meios de produção
 o bem comum a todos
 e a extinção da sociedade dividida em classes.
Tem raízes intelectuais e surgiu como resposta aos movimentos políticos da classe trabalhadora e às críticas aos efeitos da Revolução Industrial (capitalismo industrial). 
A ORIGEM DO SOCIALISMO 
Na teoria marxista, o socialismo representava a fase intermediária entre o fim do capitalismo e a implantação do comunismo.
O SOCIALISMO propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.
O primeiro país a implantar esse regime político foi a Rússia, a partir de 1917, quando ocorreu a Revolução Russa, momento em que o governo monarquista foi retirado do poder e instaurado o socialismo. 
Após a Segunda Guerra Mundial aderiram ao socialismo em diferentes lugares do mundo, a China, Cuba, alguns países africanos e outros do sudeste asiático.
O SISTEMA SOCIALISTA é oposto ao CAPITALISMO, cujo sistema se baseia na propriedade privada dos meios de produção e no mercado liberal, concentrando a riqueza em poucas mãos.
Karl Marx, um dos principais filósofos do movimento, afirmava que o socialismo seria alcançado a partir de uma reforma social, com luta de classes e revolução do proletariado, pois no sistema socialista não deveria haver classes sociais nem propriedade privada.
Socialização dos meios de produção: todas as formas produtivas, como indústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria. 
Os principais aspectos do socialismo que deixam claro a disparidade com o sistema capitalista. 
NÃO EXISTEM CLASSES, ou seja, existe somente a classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades. 
ECONOMIA PLANIFICADA: corresponde a todo controle dos setores econômicos, dirigidos pelo Estado, determinando os preços, os estoques, salários, regulando o mercado como um todo. 
NEOLIBERALISMO
INTRODUÇÃO 
Pode-se definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. 
De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. 
Surgiu na década de 1970, através da Escola Monetarista do economista americano Milton Friedman, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo.
ORIGEM DO NEOLIBERALISMO
CARACTERÍSTICAS DO NEOLIBERALISMO (PRINCÍPIOS BÁSICOS):
- mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
- pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
- política de privatização de empresas estatais;
- livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
 - abertura da economia para a entrada de multinacionais;
- adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;
diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente;
posição contrária aos impostos e tributos excessivos;
aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;
contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços;
a base da economia deve ser formada por empresas privadas;
defesa dos princípios econômicos do capitalismo
CRÍTICAS AO NEOLIBERALISMO
 Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais.
Os países pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma política neoliberal. 
Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.
PONTOS POSITIVOS
 Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país.
 Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem. 
PRINCIPAIS TEÓRICOS DO NEOLIBERALISMO: 
Friedrich Hayek
 (Escola Austríaca)
Milton Friedman 
 (Escola de Chicago) 
Literatura consultada
Manifesto Comunista – Karl Marx e Engels
http://www.brasilescola.com/historiag/socialismo.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/o-socialismo.htm
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia/socialismo-filosofos-criticam-o-capitalismo-e-imaginam-transformacao.htm
IMAGENS: GOOGLE

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais