Buscar

Análise Documental - FEMINISMO

Prévia do material em texto

I – INTRODUÇÃO
Análise documental do feminismo no Brasil e no mundo, a fim de dar uma completa noção da amplitude do movimento feminista na sociedade atual e o quanto as lutas passadas influenciaram nas conquistas atuais.
II - OS FEMINISMOS ATRAVÉS DAS SUAS AUTORAS (ANEXO 1)
Neste catálogo feito a partir de obras de referência do Centro de Documentação e Arquivo Feminista Elina Guimarães, os feminismos na sua pluralidade de correntes entrelaçam-se com as suas autoras. Trata-se de uma breve “viagem” através dos tempos, onde as obras vão surgindo por ordem cronológica, caracterizando-se algumas vivências das mulheres que ousaram na sua época escrever, transmitir pensamento e contribuir para uma história dos feminismos.
Ver catálogo completo em:
 http://www.cdocfeminista.org/images/documentos/Catalogo_Historico.pdf
III – “LA VOZ DE LA MUJER”, jornal feminista argentino do século XIX (ANEXO 2)
“Ni dios, ni patrón, ni marido” (em português, ‘nem deus, nem patrão, nem marido’), dizia o lema do jornal. As publicações do jornal eram, em geral, artigos que faziam críticas ao estado e às instituições e que convocavam as mulheres a se rebelarem contra o patriarcado e toda e qualquer forma de opressão – sem abandonar, contudo, a “luta proletária”.
IV – O FEMINISMO NAS PÁGINAS DOS JORNAIS: REVISITANDO O BRASIL DOS ANOS 70 AOS 90 (ANEXO 3)
Este artigo discute a produção e a recepção dos discursos sobre o feminismo no Brasil desde os anos 70 aos 90. Enfocando especialmente os suplementos culturais “Folhetim” e “Mais”, ambos da Folha de S. Paulo. Busca-se mapear as ideias que circularam nesse período, observando as transformações que foram sofrendo. 
V - NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS: FEMINISMO E A LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNERO (ANEXO 4)
Artigo de Juscélia Bispo dos Santos que tem como objetivo analisar os novos movimentos sociais tendo como eixo central do seu foco o movimento feminista. Portanto, objetiva-se abordar os principais debates que estão presentes no interior desse movimento e destacar, sobretudo o conceito de gênero, a fim de discutir as principais abordagens que foram desenvolvidas em torno dessa teoria. Portanto, pretende-se abordar algumas concepções de gênero, como: as fundadas na concepção feminista marxista; das abordagens que sugiram em torno das teorias psicanalíticas de matriz pós- estruturalista. Por fim, pretendese destacar os principais avanços e os impasses mais críticos e seus desafios que o movimento feminista enfrenta na contemporaneidade.

Continue navegando

Outros materiais