Buscar

AULA 1 Etica e filosofia

Prévia do material em texto

*
*
ÉTICA E FILOSOFIA
DIREITO 
AULA 1
PROF. JOÃO VALDIVINO
*
*
ÉTICA E FILOSOFIA
 FILOSOFIA - a palavra filosofia é formada por dois termos gregos: philo, que traduz a idéia de amor; e sophia, que significa sabedoria. filosofia é o amor a sabedoria. (Pitágoras).
*
*
ÉTICA E FILOSOFIA
 FILOSOFAR - “é saber viver”, é viver com sabedoria. o sábio é aquele que se torna um exemplo vivo das virtudes apreciadas em uma sociedade e é tomado como ponto de referência para fortalecer o valor das tradições vigentes.
*
*
ÉTICA E FILOSOFIA
 REFLEXÃO - busca a raiz do pensamento, é um movimento de volta do pensamento sobre si mesmo para pensar-se a si mesmo, para conhecer como é possível o próprio pensamento ou o próprio conhecimento.
*
*
ÉTICA E FILOSOFIA
AS TRÊS PERGUNTAS DA REFLEXÃO:
. PORQUE PENSAMOS O QUE PENSAMOS;
. O QUE QUEREMOS PENSAR QUANDO PENSAMOS;
. PARA QUE PENSAMOS O QUE PENSAMOS.
 
 “CONHECE-TE A TI MESMO” - SÓCRATES
*
*
ÉTICA E FILOSOFIA
PARA QUE FILOSOFAR - são explicações que visam responder aos questionamentos sobre o sentido da vida, a natureza do homem e do universo, assim como justificar as normas políticas, éticas e religiosas da própria comunidade.
*
*
ÉTICA E FILOSOFIA
ATITUDE FILOSÓFICA 
ESSÊNCIA (O QUE É), ESTRUTURA (COMO É); ORIGEM (POR QUE É) E A FINALIDADE (PARA QUE É).
*
*
 PENSAMENTO SISTEMÁTICO DA FILOSOFIA:
 Significa que trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca encadeamentos lógicos entre os enunciados, opera com conceitos ou idéias obtidos por procedimentos de demonstração e prova, exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensado.
*
*
 
A FILOSOFIA É ÚTIL:
se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum;
 se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos.
se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história e da saúde;
*
*
 
A FILOSOFIA É ÚTIL:
se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política;
se dar a cada um de nós e a nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos.
*
*
 FILOSOFIA - É A CIÊNCIA DAS CAUSAS SUPREMAS, QUE TEM O OBJETIVO DE CONHECER O PRINCÍPIO DE TODAS AS COISAS.
 
*
*
NATUREZA DA FILOSOFIA - está no desejo de saber, o que é inato e essencial ao homem, deve ser universal no tempo e no espaço, consciente de si mesmo e da compreensão do mundo.
*
*
CONHECIMENTO - significa ultrapassar a consciência inicial do sujeito, ligando-a ao objeto existente a ser conhecido. o sujeito assume uma posição receptiva, conhecer é captar o objeto.
sujeito conhecedor ↔ conhecimento ↔ objeto conhecido
*
*
 
 TIPOS DE CONHECIMENTO
 CONHECIMENTO EMPÍRICO – é o primeiro
 contato do ser humano com a realidade através dos sentidos, com eles formamos as propriedades dos objetos, a nossa imagem do mundo que nos cerca, mas que permanece conhecimento imperfeito, faltando a objetividade, ordem e método.
*
*
 
 TIPOS DE CONHECIMENTO
 CONHECIMENTO RACIONAL – é o conhecimento do qual deriva juízos universalmente válidos e coerentes entre si. O intelecto interpreta e organiza fragmentos e parcelas de informações, convertendo-as a um conhecimento idôneo e significativo.
*
*
 
 TIPOS DE CONHECIMENTO
 CONHECIMENTO INTUITIVO – é o instinto que se torna auto-consciente sem necessitar do raciocínio. está relacionado com a capacidade criadora, e deve ser comprovado pelos conceitos da razão e pelas percepções sensoriais.
*
*
 
 TIPOS DE CONHECIMENTO
 CONHECIMENTO INTUITIVO – 
NIETZSCHE - a intuição é a mais inteligente de todas as espécies de inteligência. 
 
*
*
 
 TIPOS DE CONHECIMENTO
 CONHECIMENTO AUTORITÁRIO:
é aceito como verdade porque provém de especialistas, e da autoria de reconhecidos profissionais competentes, constituído pelo registro de realização, experiências e fatos que uma cultura julga de suficiente valor para quê se perpetuem. 
*
*
 
 TIPOS DE CONHECIMENTO
 CONHECIMENTO AUTORITÁRIO:
NIETZSCHE - a nossa confiança nos outros revela quanto desejamos tê-la em nós próprios. 
*
*
 
 TIPOS DE CONHECIMENTO
CONHECIMENTO REVELADO – é a espécie de saber que deus revela ao homem, inspirando para registrar sua revelação em forma permanente, tornando-se desta maneira acessível a toda humanidade. Aceita-se na base da fé, amparado sempre que possível pela razão e pela experiência crítica.
FIM ÚLTIMO = DEUS
*
*
 
 TIPOS DE CONHECIMENTO
CONHECIMENTO FILOSÓFICO – é a mais alta expressão da necessidade de saber, tem por fim descobrir causas mais universais, as causas primeiras de todas as coisas. transcende os conhecimentos com objetivo final “a contemplação da verdade”.
*
*
 
 OBJETO DA FILOSOFIA 
 É o ser humano e o mundo com o objetivo de conhecer a natureza profunda das coisas e seus fins derradeiros. superação das concepções ingênuas e superficiais sobre os homens, sociedade, natureza e ideologia social dominante.
*
*
 
 MÉTODOS
MÉTODO DA FILOSOFIA - é o conjunto de processos a empregar para chegar ao conhecimento ou à demonstração da verdade.
*
*
 
 MÉTODOS
MÉTODO EXPERIMENTAL - no seu primeiro momento analisa as propriedades das coisas, para conhecer a sua natureza comum ou científica. 
*
*
 
 MÉTODOS
 O MÉTODO PELA RAZÃO - no seu segundo momento, é a superação da sua experiência para chegar até as causas primeiras, as duas não se vê, não as toca com os seus sentidos, e não se pode atingir a não ser por uma faculdade superior aos sentidos.
*
*
 
 A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA FILOSOFIA
 Formar mentes ricas de teorias, hábeis no uso do método, capazes de propor, desenvolver e resolver de modo metódico os problemas, e de ser, de modo crítico, a complexa realidade que os circunda. 
*
*
 
 A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DA FILOSOFIA
Adquirindo a consciência de sua dignidade e de seus deveres, tornando-os responsáveis, promovendo o desenvolvimento harmônico das qualidades físicas, morais e intelectuais.
*
*
““Quem é capaz de ver o todo, é filósofo; quem não é capaz, não o é”.
 (Platão)

Continue navegando