Buscar

ICIA 011 - Fontes de informação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DA BAHIA – UFBA
INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ICI
Disciplina: ICIA – 011 – Fundamentos da Informação
Discente: Ivanir da Silva Bispo
Data: 25.08.2013
FONTES DE INFORMAÇÃO
ANCIB – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Ciência da Informação.
Institutos Nacionais de Ciências e Tecnologias- (INCTIS)
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibct).È responsável por produzir, integrar documentar e socializar o conhecimento científico-tecnologico do Brasil.
Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTBTD). Difunde os trabalhos defendidos por estudantes no país e por brasileiros no exterior.
Arquivo Nacional
Centro de documentação – CEDOC
Conselho Nacional de Arquivos
Biblioteca Central da Unb 
CAPES. Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção cientifica internacional. Ele conta atualmente com um acervo de mais de 35 mil periódicos com texto completo, 130 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico. Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.
Fundação Biblioteca Nacional – Consideradas pela UNESCO uma das maiores bibliotecas nacionais do mundo, é também a maior biblioteca da América Latina. 
 SciELO – Scientific Electronic Library Online –
Domino Público- Biblioteca digital desenvolvida em software livre. Disponibiliza informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.
 Brapci - Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) é o produto de informação do projeto de pesquisa “Opções metodológicas em pesquisa: a contribuição da área da informação para a produção de saberes no ensino superior”, cujo objetivo é subsidiar estudos e propostas na área de Ciência da Informação, fundamentando-se em atividades planejadas institucionalmente. Com esse propósito, foram identificados os títulos de periódicos da área de Ciência da Informação (CI) e indexados seus artigos, constituindo-se a base de dados referenciais. Atualmente disponibiliza referências e resumos de 7967 textos publicados em 37 periódicos nacionais impressos e eletrônicos da área de CI. Dos periódicos disponíveis 28 estão ativos e 9 históricos (descontinuados). 
A construção da Brapci está contribuindo para estudos analíticos e descritivos sobre a produção editorial de uma área em desenvolvimento, ao subsidiar com uma ferramenta dinâmica os alunos, professores e pesquisadores da área.

Continue navegando