Buscar

Disciplinas Jurídicas Zetéticas - Matheus Souza

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Aluno : Matheus Souza Costa 
Curso : Direito (2013/1)
Matéria : Introdução a Ciência do Direito
Nº de matricula : 201310813
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
*
*
Disciplinas Jurídicas Zetéticas 
Tercio Sampaio usa umas definições interessantes para as disciplinas jurídicas zetéticas : ''Questões zetéticas têm uma função especulativa explícita e são infinitas.'' e ''... elas são tidas como auxiliares da ciência jurídica strictu sensu.'' 
*
*
Filosofia do Direito
A Filosofia do Direito cumpre a função de problematizar o Direito; de implementar a tarefa conceitual; de depurar a linguagem jurídica etc.. Como diz Miguel Reale : ''Constitui um conjunto de indagações indispensáveis para se penetrar nas '' razões fundantes da experiência jurídica''''. Ainda segundo Miguel Reale o filósofo do Direito indaga dos princípios lógicos, éticos e históricos culturais do Direito. Vale a pena citar também que a definição do Direito é uma questão que só poder ser obra da Filosofia do Direito.
*
*
Sociologia do Direito
''A Sociologia Jurídica nos mostra como os homens se comportam, efetivamente, em confronto com as regras de direito, ao contrário da Jurisprudência ou Ciência do Direito que nos mostra como os homens devem se comportar , em tais ou quais circunstâncias disciplinadas por aquelas regras.'' Miguel Reale . ''Uma sociologia do direito (zetética) parte da premissa de que o fenômeno jurídico é um fenômeno social.'' Tercio Sampaio.
*
*
História do Direito 
A história do direito tem a função de fazer análise, crítica e desmistificação dos institutos, normas, pensamentos e saberes jurídicos do passado. É a parte da historia geral que trata das ordens jurídicas do passado. Visa compreender o processo de evolução e constante transformação das civilizações humanas no decorrer da história dos diversos povos, do ponto de vista jurídico.
*
*
Criminologia
Lélio Braga Calhau: “A criminologia busca pesar a eficácia do controle do crime e as arestas sociais para a sociedade''. A criminologia reflete também os tipos de crime, suas causas, padrões e organização, captura, aplicação de castigos, agentes e agências relacionadas com o crime e os criminosos. A criminologia chega usar a psicologia para compreender a personalidade do criminoso , para assim , conseguir descobrir o porque dele ter efetuado o crime .
*
*
CALHAU, Lélio Braga. Resumo de Criminologia, 5ª ed., Rio de Janeiro , Editora Impetus, 2009.
FERRAZ JÚNIOR, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito, 7ª ed., São Paulo, Editora Atlas , 2013
REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito, 27ª ed., São Paulo, Editora Saraiva, 2006.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando