Buscar

CONSTITUCIONAL E SUAS RELAÇÕES

Prévia do material em texto

Nome: Leonardo Lemos, Guilherme Marcelo, Erika Silveira. TURMA:501
Curso: Direito noite
Matéria: Constitucional 
DIREITO CONSTITUCIONAL E SUAS RELAÇÕES.
Constitucional x Direito Administrativo.
O direito administrativo e classificado como direito público. Seu ramo e voltado para a administração pública do governo. Assim o direito administrativo organiza suas regras/princípios para organização das contas públicas.
Suas ligações com o Direito Constitucional são comuns, as relações mais aprofundadas entre estas duas áreas são descriminadas nas atribuições do presidente da república e dos Ministros de Estado quando organizam os direitos e deveres dos funcionários públicos.
Constitucional x Direito Penal
O direito penal e compreendido como o ordeiro e classificador de crimes e delitos cometidos pela sociedade.
Quando ocorre um delito, e o dever do direito penal a aplicar a responsabilidade da pena sobre o réu infrator.
Sua relação com o direito constitucional e bem clara ao direito à liberdade, a não pena de morte ou extradição de brasileiros e estrangeiros relacionados a um crime político encaminhados para a competência do supremo tribunal federal para julgar o presidente da república nos crimes comuns (nos de responsabilidade não).
Segundo o professor Heber Americano Silva “O Direito Constitucional, na sua fonte primeira que é a constituição ou a lei constitucional, procura limitar, exata e perfeitamente, a competência punitiva do Estado. Está a importância do Direito Constitucional diante do Direito Penal. Aquele limitando este, criando as condições mais restritas possíveis à ação deste, eis que nessa limitação está garantia e defesa da liberdade ou, melhor, do direito à liberdade. Normas constitucionais como as do “nullum crimen nulla pena sine Lege”, da individualização da pena, da legalidade das prisões, da competência da autoridade policial e judiciária, do direito à fiança, da liberdade de defesa e da contrariedade no processo criminal, outro condão não tem senão o de adequarem o Direito Penal à necessidade constitucional de proteção e garantia do direito à liberdade. ” (Grifo nosso)
Constitucional x Direito Civil 
O direito civil foi o ramo que mais sofreu intensamente impacto com relações a constituição, como a constituição e embasada nos direitos a propriedade e a dignidade da pessoa humana, podemos notar suas relações mais aprofundadas no ramo Civil, podemos citar um exemplo no Art. 1 de 1988, que, entre os fundamentos da República Federativa do Brasil, situa “a dignidade da pessoa humana”, a qual, por essa razão, constitui o pressuposto básico de todo o ordenamento jurídico.
Podemos notar que no Art. 5º da Carta Magna, são afirmadas outras relações fundamentais com a constituição e o direito civil por exemplo, o da liberdade de associação, o da reparação do dano moral, o da inviolabilidade da vida privada e da imagem das pessoas, a função social da propriedade; e que o Art. 226 estabelece os princípios constitutivos da instituição da família, podemos afirmar que, no Brasil, atinge o mais alto grau a constitucionalização do Direito Civil.
Constitucional x Tributário 
Em relação ao direito Tributário, notamos uma relação mais estreita, uma relação diferenciada. Tais como as relativas aos princípios constitucionais referentes ao exercício da competência tributária. Ode cabe a responsabilidade mútua do direito constitucional decidir ao direito de tributar e aos seus limites, assim, sem o conhecimento do Direito Constitucional fica o estudo das questões tributárias prejudicado.
Conclusão.
“Verificamos, também, que as relações mantidas pelo Direito Constitucional com os demais ramos da ciência jurídica são de superior para inferior e isto porque é ele que estabelece, através da Constituição (Conjunto das Leis Supremas), os princípios e normas gerais que informam todos os ramos da ciência jurídica. Assim o Direito Constitucional é um direito síntese, contendo, como contém um pouco de todos os outros ramos do direito, e, consequentemente, um super. Direito (É o dizer do professor Paulino Jacques). ”
Fontes: (http://www.profbruno.com.br/03%20DIREITO%20CONSTITUCIONAL/RES%2012a%20AULA%20-%20RELA%C7%C3O%20DO%20DIREITO%20CONSTITUCIONAL%20COM%20OUTRAS%20DISCIPLINAS%20.pdf) 
(http://direitotributrioisi.blogspot.com.br/2008/07/principais-relaes-do-direito-tributrio.html)

Continue navegando