A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
AV1 ALAVIANDO APRENDIZADO - SANEAMENTO AMBIENTAL

Pré-visualização | Página 1 de 1

Aluno: VILMAR CARVALHO SILVA	Matrícula: 201301531456
Disciplina: CCE0493 - SANEAMENTO AMBIENTAL 	Período Acad.: 2016.1 (GT) / EX
1.
Das alternativas abaixo, somente uma delas é Verdadeira no que tange a conformidade com o texto: A Aeração ou Arejamento, em um sistema de abastecimento de água, consiste no processo pelo qual a água e o ar são colocados em contato, com a finalidade de transferir substancias voláteis da água para o ar e substancias solúveis do ar para a água, de forma a obter-se o equilíbrio satisfatório entre os teores das mesmas. Quanto a aplicação da aeração podemos afirmar:	
Ocorrem nos casos em que a água apresenta carência ou excessos de gases e substancias voláteis.
2.
São testes realizados de forma ordenada, (do início para o final) durante o processo de tratamento de água.	
Floculação, decantação, filtração e cloração.
3.
Um sistema público de abastecimento de água convencional,emgeral, pode compreender as unidades:
captação - tratamento de água - elevatória - adução - reservatórios - distribuição - ligações.
4.
No Brasil, o padrão de potabilidade é composto pelos seguintes parâmetros, exceto.	
Padrão de odor e sabor.
5.
São corretas as afirmações que dizem respeito aos procedimentos adotados nas estações de tratamento de água, com exceção de:	
Após a fluoretação são adicionados produtos para adequar o sabor e o odor da água.
6.
De acordo com as orientações do Manual de procedimentos de vigilância em saúde ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano, do Ministério da Saúde, podemos destacar alguns itens essenciais a serem verificados durante os procedimentos realizados nas ETAs, exceto.	
Adequação dos teores de nitrogênio e fósforo após o tratamento da água.
1
Qual a percentagem de água doce, no planeta?
3%
2
Para que o abastecimento de água de qualidade para uma cidade ocorra de maneira satisfatória, deve-se levar em consideração os seguintes fatores, exceto:
De maneira geral os custos com captação e tratamento da água são relativamente baixos, uma vez que os pontos de captação de água apresentam água em abundância e de boa qualidade.
3
São constituintes de uma bacia hidrográfica, exceto
Mangues
4
São fases do ciclo hidrológico, exceto:
Armazenamento em aquíferos.
5
O ciclo hidrológico é um processo natural e absolutamente fundamental para a manutenção das fontes de água em nosso planeta. Porém, há uma etapa que pode promover a erosão dos solos e sedimentação de rios. Assinale a opção que corresponde a este fato.
Escoamento superficial.
6
Um dos objetivos do enquadramento dos corpos de água em classes, segundo os usos preponderantes, conforme a Política Nacional dos Recursos Hídricos, Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997, é:
diminuir os custos de combate e controle da poluição das águas, por meio de ações preventivas permanentes.
1
O abastecimento de água irá tornar-se grande problema para a humanidade no futuro próximo, principalmente se tudo continuar como está. Dois dos principais motivos são _______________e o desmatamento, que já prejudicam e poderão prejudicar ainda mais os mananciais da água existente.
poluição
2
A água pode ser submetida a diferentes tratamentos que têm o objetivo de melhorar sua qualidade em pontos fundamentais. Assinale a alternativa correta, referente aos aspectos higiênicos:
Busca-se a eliminação ou redução de bactérias, substâncias venenosas, mineralização excessiva, teor excessivo de matéria orgânica, algas, protozoários e outros microrganismos.
3
Com relação à poluição, qual o principal agente prejudicial, na agricultura ?
Uso intenso de agrotóxicos e adubos
4
São etapas do processo de tratamento de água bruta para consumo humano, exceto:
Branqueamento.
5
O tratamento da água bruta pode ser realizado submetendo a diferentes procedimentos. A água que é submetida a tratamentos que têm como objetivo melhorar sua qualidade nos aspectos higiênicos são, exceto:
Eliminação de odor e sabor.
6
O tratamento da água pode ser realizado submetendo a diferentes procedimentos. A água que é submetida a tratamentos que têm como objetivo melhorar sua qualidade nos aspectos econômicos são, exceto:
Coliformes fecais.
1
O que é PH?
Indica a concentração de ions de hidrogêneo na água
2
A quantidade de oxigênio presente nas águas dos sistemas lóticos é um parâmetro importante na avaliação de qualidade, sendo útil no monitoramento de regiões de cultivo e de pesca. A partir deste fato, é correto afirmar que
a DBO deve ser baixa e o OD alto para boa qualidade da água.
3
O consumo de água de boa qualidade é a garantia da manutenção da saúde de quem as consome. Água contaminada é aquela que contem:
Bactérias.
4
São produtos constituintes da solução da água e estão relacionados a dinâmica natural da regulação do pH da água, com exceção de:
Ácido clorídrico - HCl.
5
Qual a função do sulfato de alumínio líquido no tratamento da água?
agregar partículas
6
São parâmetros químicos avaliados para a garantia da obtenção e manutenção de água de boa qualidade, com exceção de:
Temperatura
 1
A água subterrânea pode ser definida como a água existente no subsolo, com relação a esta fonte de água, não é correto afirmar que:
São fontes de água sempre de boa qualidade e potáveis.
2
São processos de tratamento para obtenção de água potável, exceto:
Eletrólise.
3
Água captada de Sistema de captação de poços artesianos nem sempre apresenta padrões de qualidade satisfatórios para o consumo humano e, precisa ser tratada para ser aproveitada. Alguns processos podem ser utilizados, por exemplo como a desmineralização da água. São as seguintes as técnicas de desmineralização: exceto:
Decantação.
4
Água captada de Sistema de captação de poços artesianos nem sempre apresentam padrões de qualidade satisfatórios para o consumo humano e, precisa ser tratada para ser aproveitada. Alguns processos podem ser utilizados, exceto:
Destilação.
5
São procedimentos necessários para utilização de águas subterrâneas, exceto
A água captada pode ser distribuída diretamente para a população pois, Sua qualidade é sempre própria para o consumo.
6
Referente as águas subterrâneas, podemos definir o lençol confinado como:
Encontra-se confinado entre camadas impermeáveis