Buscar

Trabalho de história

Prévia do material em texto

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Escola de Negócios
Curso de Turismo
Alarissa C. Squinzani
Evelise Gonçalves
Marcela Zonato
Porto Seguro
Curitiba, PR
23/09/13
Alarissa C. Squinzani
Evelise Gonçalves
Marcela Zonato
Porto Seguro
Trabalho de História apresentado ao Curso de Graduação em Turismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, sob a orientação da Profº Adriana Mocelim.
Curitiba, PR
23/09/13
Introdução
 Porto Seguro foi o primeiro local onde os navegantes portugueses de Pedro Álvares Cabral desceram em 1500. Foi o primeiro núcleo habitacional do Brasil, onde ostentou o marco do descobrimento e desempenhou papel importante nos primeiros anos da colonização.
 Possui antigos monumentos históricos como o sítio da Cidade Alta que foi decretado pelo presidente em 1973, o marco do descobrimento que veio de Portugal entre 1503 e 1526 simbolizando o poder da coroa portuguesa. É todo em pedra de cantaria, de um lado foi esculpido a Ordem de Avis e do outro o Brasão de Armas de Portugal.
 Na mesma área está a Igreja Nossa Senhora da Pena de 1535, construída pelo donatário da capitania Pero do Campo Tourinho. Na igreja estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII. O município foi fundado em 1534 e está tombado pelo patrimônio histórico que não permite a construção de prédios altos na cidade.
Histórico
 Porto Seguro é um município situado no sul do estado da Bahia, no Brasil. Está localizado a 700 km ao sul da capital de Salvador. O município foi fundado em 1534. Possui cerca de 131 642 habitantes e está tombado em quase sua totalidade pelo patrimônio histórico, não sendo permitida a construção de prédios altos (com mais de dois andares). E é cortado pelo Rio Buranhém.
 A história da Bahia se confunde com a própria história do país. Em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia, no ano de 1500, o Brasil foi descoberto com a chegada dos portugueses e a celebração da primeira missa, em Coroa Vermelha, por frei Henrique Soares de Coimbra. Nesses cinco séculos de muitas histórias, a Bahia foi palco de invasões, como a Holandesa, das guerras pela Independência, e de conflitos e revoltas, como a Sabinada e a dos Malês.
 No século XVI, a Bahia foi movida pela economia do pau-brasil e da cana-de-açúcar, seguida pelo ciclo do ouro e do diamante. A fase áurea da cana-de-açúcar, inclusive, proporcionou o surgimento da nobreza colonial, provocando um aumento populacional e também financeiro, principalmente na capital, o que pode ser comprovado pelas construções das principais igrejas da cidade, como a de São Francisco, a igreja de ouro, a venerável Ordem Terceira de São Francisco, com fachada em barroco espanhol, e a Catedral Basílica, onde está o túmulo de Mem de Sá, o terceiro governador-geral do Brasil, e a cela onde morreu o padre Antônio Vieira.
 Porto Seguro localiza-se na região que foi, oficialmente, a primeira a ser descoberta pelos navegadores portugueses no atual território brasileiro. Em 21 de abril de 1500, o navegador Pedro Álvares Cabral avistou terra firme, após ter deixado a costa africana um mês antes. O lugar avistado foi o Monte Pascoal, 62 quilômetros ao sul de Porto Seguro. No dia seguinte, os portugueses desembarcaram em terra firme pela primeira vez no atual território brasileiro, num local cujo ponto exato ainda é debatido pelos historiadores.
 Porto Seguro guarda com carinho suas riquezas culturais, arquitetônicas e naturais, reunindo-as harmoniosamente. Da cultura dos índios pataxós ao Parque Marinho Recife de Fora, incluindo museus e prédios históricos, a preservação é uma constante.
 São 90 km de praias protegidas por recifes de corais, rios, riachos, coqueirais e uma exuberante Mata Atlântica. As agências de turismo organizam diversos tipos de passeios. Os mais procurados são para Recife de Fora, Coroa Alta (em Santa Cruz de Cabrália), Trancoso e Caraíva. Os que gostam de voar também podem se divertir, visitando o clube de ultraleves. Durante estes passeios, em ultraleves ou helicópteros, é possível contemplar, de um outro ângulo, o cenário deslumbrante de toda a Costa do Descobrimento.
 A cidade nunca dorme e até mesmo o comércio tem um horário atípico. Muitos shoppings e lojas de artesanato funcionam até a meia-noite. Para quem gosta de sofisticação, há restaurantes especializados em comida francesa, japonesa, italiana, etc. Quem prefere os pratos mais baratos, os restaurantes de comida a quilo oferecem as melhores opções – no centro da cidade ou na orla -, com variedades de pratos quentes e saladas, além dos deliciosos doces típicos.
 A cidade é, hoje, considerada um dos mais importantes pontos turísticos do Brasil, recebendo turistas oriundos do centro-sul do país e de países como Argentina, Portugal, Estados Unidos, Israel e França. O lugar conta também com uma ou duas dezenas de hotéis de luxo e centenas de hotéis e pousadas menores, mas de boa qualidade e ainda com um aeroporto internacional com capacidade para o pouso de aviões de porte semelhante ao dos Boeing 767 e Airbus A310.
 Para além do turismo, outras atividades importantes são a agricultura (com destaque para o caju, o coco), o reflorestamento com eucalipto, a pecuária, o comércio e os serviços.
Acessibilidade
Via Terrestre:
 Distância: 730km de Salvador.
 Partindo de Salvador pela BR-324 sentido Feira de Santana, subir viaduto que dá acesso a BR- 101, passando por Itabuna, Itagimirim, Paraíso, até chegar ao entroncamento da cidade de Eunápolis. Seguir pela BR- 367 percorrendo mais 65 km até o centro de Porto Seguro.
Seguir pelas rodovias BA - 001 e BR - 101 até o entroncamento de Eunápolis (546km), seguindo por mais 65 km pela BR -367 até Porto Seguro.
Via Aérea:
 Existem voos diários até o Aeroporto de Porto Seguro pelas Companhias aéreas: Tam e Gol. 
Via Marítima
 No Porto de Porto Seguro todos os anos, diversos navios fazem cruzeiros de rotas internacionais e nacionais, com paradas na cidade.
Atrativos Turísticos
Sitio histórico da Cidade Alta de Porto Seguro - cidade Monumento Nacional instituída por decreto presidencial em 1973. A Igreja de Nossa Senhora da Penha (padroeira da cidade) com torre em louça de Macau; e a Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro, totalmente restaurado. Nessa região ocorreu o primeiro contato conhecido dos índios, habitantes com os europeus. Mais tarde, escravos africanos foram trazidos em levas cada vez maiores para a América portuguesa. Esses três agentes deixaram marcas profundas na cultura brasileira e transformaram toda a costa Sul da Bahia. A colina de Porto Seguro, onde fica o museu, pode ser entendida como um ponto irradiador de conhecimentos sobre a paisagem da Costa do Descobrimento. Nela estão reunidos edifícios e objetos datados desde o século XVI, como o marco do Descobrimento, até construções do século XVIII.
Réplica da nau capitania - Trouxe Pedro Alvares Cabral e sua tripulação ao brasil. Com informações sobre Brasil e Portugal. A embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua tripulação ao Brasil. Descendentes de índios pataxós são os guias do local. 
Índios pataxós - A 827 hectares de mata nativa e as ocas espalhadas pela reserva, ainda no formato original, remetem a épocas longínquas. Engajados na proposta de desenvolvimento sustentável, os índios recebem os visitantes vestidos e pintados a caráter para apresentação de danças e rituais. Os turistas podem ainda praticar arco e flecha, adquirir artesanato confeccionado na própria tribo, fazer trilhas e degustar a culinária típica, que inclui pratos como o peixe assado na folha da patioba (espécie de palmeira).
Passarela do descobrimento – Conhecida como Passarela do Álcool. É o ponto de encontro para o pré-night. Por lá estão lojas de artesanato e souvenirs, butiques, bares e restaurantes que ganham a companhiade barracas de batidas ao entardecer. É o melhor lugar para degustar a culinária típica baiana e também delícias à base de frutos do mar. No finalzinho da passarela, na travessa conhecida como “O Beco”, concentram-se alguns dos bares e restaurantes mais aconchegantes e sossegados da área.
Monte Pascoal - Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, o Parque de Monte Pascoal oferece guias para acompanhar caminhadas pelas trilhas em meio a trechos originais de Mata Atlântica. Os mais preparados podem fazer uma escalada ao topo, a 536 metros de altitude. Com 14.480 hectares, o parque abriga várias espécies ameaçadas de extinção e uma reserva indígena pataxó. Já a Estação Vera cruz, a maior reserva particular de Mata Atlântica do Nordeste, é composta por mais de seis mil hectares de floresta primária, representando um dos ecossistemas mais ricos do mundo. As trilhas, com média de dois quilômetros, são leves e conduzidas por guias. No percurso, árvores centenárias e pontes suspensas.
Praia de Teperapuã - A mais procurada praia de Porto Seguro é o destino perfeito para quem quer curtir a agitação da cidade à luz do dia. Enormes barracas com estrutura de restaurante - Axé Moi, Vira-Sol e Barramares - disputam a atenção dos turistas com muita música, shows e lambaeróbica. A azaração rola solta entre uma apresentação e outra. Tem águas claras e bastante calmas, um alívio para quem exagerar na cerveja ou nas batidas de frutas diversas. Entre as atividades esportivas, oferece vôlei, futebol de areia e caiaque. Passeios de banana-boat acontecem diariamente.  A praia fica a sete quilômetros do Centro de Porto Seguro.
Praia de Curuípe - Enseada com ondas fracas e protegida por recifes, Curuípe é a praia mais próxima do Centro da cidade, a três quilômetros. Apesar da estreita faixa de areia, é muito procurada para caminhadas seguidas por refrescantes mergulhos nas águas calmas e claras. Algumas poucas barracas de praia garantem o coco gelado e o peixe frito. 
Praia de Coroa vermelha - Considerada ponto de desembarque da expedição de Pedro Álvarez Cabral quando chegou ao Brasil, Coroa Vermelha atrai turistas que chegam em busca de uma enseada tranquila, com águas rasas e areias brancas. Cenário também da primeira missa rezada em nossas terras, concentra lojinhas de artesanato produzido pelos índios pataxós e barracas. 
Roteiro Turístico
1º dia:
Sítio histórico
Réplica da nau capitania
Índios pataxós
Passarela do descobrimento
Monte pascoal
 2ºdia:
Praia do Terapuã
Praia de Curuípe
Praia da Coroa Vermelha
Conclusão
 Porto Seguro é hoje o polo turístico que mais cresce no país. Sua natureza exuberante guarda ainda muitos dos traços descritos na histórica carta de Pero Vaz de Caminha - a “Certidão de Nascimento” do Brasil.
Desde 1973, todo o município é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional e no ano 2000 foi elevado à condição de Patrimônio Natural Mundial, pela Unesco. Além da força histórica, seus monumentos, casario e praças, Porto Seguro possui uma infinidade de praias, da Ponta Grande a Caraíva, passando por Arraial d’Ajuda e Trancoso, das mais tranquilas às mais badaladas, todas limpas e despoluídas. São 90 quilômetros de um mar calmo, com águas azul-esverdeadas, rios, mangues, coqueirais, restingas, Mata Atlântica, arrecifes e formações de corais. Além de um povo simpático e festeiro.

Continue navegando