Buscar

EXERCCIO 2

Prévia do material em texto

Introdução à Engenharia de Petróleo
Exercício2
Relacionado à Lei do Petróleo (Lei 9.478) defina: Bloco; Empresa Operadora; Plano de Avaliação (PA); Plano de Desenvolvimento (PD); Acordo de Individualização da Produção;
Bloco: parte de uma bacia sedimentar, formada por um prisma vertical de profundidade indeterminada, com superfície poligonal definida pelas coordenadas geográficas de seus vértices, onde são desenvolvidas atividades de exploração ou produção de petróleo e gás natural;
Empresa operadora: responsável por conduzir a atividade de exploração e produção de petróleo e gás. A operadora providencia recursos humanos e materiais para execução das atividades. Cabe à operadora, por exemplo, viabilizar a utilização de novas tecnologias e fazer as contratações necessárias para executar as operações.
Plano de avaliação: documento que sugere todas as operações de avaliação que serão realizadas em uma jazida.
Plano de desenvolvimento: documento que sugere todas as operações que serão desenvolvidas na produção do poço.
Acordo de Individualização da Produção: precisa ser feito quando uma empresa conclui que a jazida encontrada se estende alem de seu bloco. Ele estipulará a participação de cada uma das partes na jazida, o plano de desenvolvimento da área e os mecanismos de solução de controvérsias.
Coloque na ordem correta os eventos relacionados abaixo, os quais são referentes a um BID realizado pela ANP; Seminário técnico-ambiental; Realização da audiência pública; Publicação do pré-edital e da minuta do contrato de concessão; Anúncio da rodada; Realização do leilão para apresentação das ofertas; Publicação do edital e do contrato de concessão; Definição de blocos; Abertura do prazo para a habilitação das empresas concorrentes; Assinatura dos contratos de concessão; Recolhimento das taxas de participação e das garantias de oferta;disponibilização do pacote de dados; Seminário jurídico-fiscal;
Definição de blocos; 
Anúncio da rodada; 
Publicação do pré-edital e da minuta do contrato de concessão; 
Realização da audiência pública; 
Recolhimento das taxas de participação e das garantias de oferta;
disponibilização do pacote de dados; 
Seminário técnico-ambiental; 
Seminário jurídico-fiscal;
Publicação do edital e do contrato de concessão; 
Abertura do prazo para a habilitação das empresas concorrentes;
Realização do leilão para apresentação das ofertas; 
Assinatura dos contratos de concessão; 
Explique como é definida uma “Empresa Vencedora” em um leilão realizado pela ANP;
A empresa vencedora de um leilão é definida através de um sistema de pontuação que leva em consideração o bônus – quantia oferecida pelo bloco – o programa exploratório mínimo (PEM) – programa que diz o que a empresa se compromete a fazer no bloco caso ganhe a licitação, pode incluir sísmica, perfuração de poços, geoquímica entre outros e cada um destes possui uma porcentagem na pontuação – e conteúdo local que esta empresa se compromete a usar, isto é recursos humanos e operacionais do local onde fica o bloco que está sendo licitado.
Explique qual a diferença entre “RECURSOS” e “RESERVAS” no contexto da Indústria do petróleo;
Recursos são todo o petróleo disponível em uma bacia. Reservas são a parte desses recursos que pode ser produzido comercialmente. Portanto, a separação entre os dois se dá quando ocorre a declaração de comercialidade.
Qual a atividade de E&P que deve ser realizada durante a fase de exploração para comprovar ou não o modelo elaborado pelos geofísicos/geólogos nos prospectos exploratórios? É possível substituir essa atividade por outra? Por quê?
Desenvolver e executar o projeto de poço. Não. Porque esta é a única forma de ter certeza da existência de petróleo no subsolo.
O que significa: poço de delimitação; Declaração de comercialidade;
Poço de delimitação: define o tamanho da reserva, são poços de extensão. Para tentar delimitar o volume de petróleo presente no subsolo.
Declaração de comercialidade: documento que afirma que o poço e comercial baseado nos critérios da empresa operadora
O desenvolvimento de um campo de petróleo é feito, em suma, com a perfuração de poços de produção, perfuração de poços de injeção e construção de instalações de superfície. Explique o porquê da necessidade de cada um desses itens;
Perfuração de poços de produção: extrair o petróleo.
Perfuração de poços de injeção: os reservatórios perdem energia durante sua produção. Quando isso ocorre, fluidos são injetados no poço para promover a recuperação secundária do óleo.
Construção de instalações de superfície: servem para coletar, tratar (apenas tratamento primário) e transportar o petróleo quando ele é retirado do reservatório. São linhas de fluxo, separadores, etc.
Durante o desenvolvimento das atividades de E&P, as Empresas de petróleo se deparam com duas realidades: investimentos crescentes quando se aproximam da fase “P” e risco crescente quando estão distanciadas da fase “P”. Explique estes fatos;
Os investimentos crescem à medida que se aproxima da fase P porque os estudos e os itens de instalação de um poço (recursos humanos e de equipamentos) aumentam muito os custos. Os riscos crescem com a distância da fase de produção porque a fase de exploração é uma fase incerta quanto à presença comercial ou não de petróleo.
A teoria orgânica é atualmente a mais aceita para explicação da formação do petróleo. Explique essa teoria.
O petróleo deverá ser encontrado com maior probabilidade nas áreas em que, no decorrer de diferentes eras geológicas, houve deposição de rochas sedimentares e acumulação de restos orgânicos. Em um ambiente sem oxigênio, sem circulação de água e com condições termoquímicas apropriada. Ocorre então diagênese (transforma a matéria orgânica em querogênio), catagênese (quebra das moléculas do querogênio para formar hidrocarbonetos líquidos) e metagênese (quebra dos hidrocarbonetos líquidos em gás). Após a geração, ocorre a migração que pode ser primária (saída do hidrocarboneto da rocha geradora), secundária (percurso através das rochas porosas e permeáveis). O petróleo chega à rocha reservatório que é uma rocha porosa e permeável e que fica abaixo de uma rocha selante cuja característica principal é a baixa permeabilidade. A rocha selante impede o petróleo de continuar subindo ate formar uma exsudação, mas são necessárias trapas para impedir também que o petróleo vá se perdendo lateralmente. Estas trapas são geradas por esforços físicos e classificadas em estruturais, estratigráficas e mistas. Todos esses eventos precisam ocorrer de forma sincronizada, caso contrário o sistema não irá funcionar, pois pode ocorrer a formação do petróleo sem que haja trapas formadas para aprisiona-lo, ou o petróleo chegar à trapa depois de sofrer metamorfismo, etc.
Cite os cinco modelos de trapas mais comuns na natureza. Escolha dois desses modelos e identifique os(s) aspectos(s) particulares que o(s) caracteriza (em).
Anticlinal: dobra que englobam grandes volumes de petróleo, presente nas maiores acumulações do mundo.
Falha: promove contato da rocha reservatório com a rocha selante, ocorre principalmente no recôncavo e bacias costeiras.
Domo de sal: 
Pinchout: uma rocha pincha à outra, isto é, ela vai afinando e termina dentro de outra rocha.
Inconformidade:

Continue navegando