Buscar

Teoria Contingencial na Administração

Prévia do material em texto

Na minha concepção a teoria que mais se encaixa em um ambiente com mudanças constantes é a Contingencial.A Teoria Contingencial foi a que adaptou-se mais as incertezas do planeta, até então moderno.
Todas as teorias a seu tempo tiveram contribuições e sucessos,no entanto o mundo foi se renovando e buscando novos interesses e alguns princípios foram ficando para trás.
Foi nesta teoria que houve um resgate de conceitos.As abordagens antigas da administração contribuiram para a construção de novos princípios, que fizeram parte da Teoria da Contigência.
Ela atendeu aos novos interesses do mundo,no momento o ambiente e a tecnologia;mesmo assim não desprezou,continuou dando ênfase as tarefas,as pessoas e a estrutura.Considerava na organização tanto o sistema aberto quanto o fechado.Via o homem como um ser complexo,que desepenhava importantes papéis na sociedade,que com incentivos mistos,visavam a eficiência e a eficácia.
Os estudos dos ambientes foi necessário para que se descobrisse a interdependência entre a organização e o meio ambiente.As organizações escolhem seus ambientes e é condicionada por eles,necessitando adaptar-se para sobreviverem e crescerem.Outra variável que condiciona a estrutura e o comportamento organizacional é a tecnologia,que é utilizada de alguma forma por toda as organizações,para execução de operações e realização de tarefas.
A Teoria Contingêncial é bastante eclética e integrativa,mas ao mesmo tempo relativista e situacional.Em algumas características é muito mais uma maneira relativa de se ver o mundo do que mesmo uma teoria administrativa.
 Referência Bibliográfica
(CHIAVENATO,Idalberto.Introdução a Teoria Geral da Administração.São Paulo,McGraw-Hill do Brasil,1983).
 Jeftha Amanda

Continue navegando