Logo Passei Direto
Buscar

PROVA OBJETIVA ENG SOFTWARE

User badge image
Ed Win

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Engenharia de Software
  Ler em voz alta
De acordo com a aula 5, Wazlawick (2013) contextualiza alguns termos considerados sinônimos, mas na literatura de teste apresentam significados bastante precisos, e as suas compreensões auxiliam na avaliação do processo de teste.
Dessa maneira, assinale a única alternativa correta que apresente estes termos citados por Wazlawick(2013).
	
	A
	
	Erro, Defeito, Falha e Usabilidade.
	
	B
	
	Erro, Defeito, Usabilidade e Falha.
	
	C
	
	Erro, Defeito, Falha e Engano.
	
	D
	
	Erro, Defeito, Falha e Precisão.
	
	E
	
	Erro, Caso de Uso, Defeito e Falha.
Questão 2/10 - Engenharia de Software
  Ler em voz alta
Considere o seguinte extrato de texto:
 
“As representações da arquitetura de software são um facilitador para a comunicação entre todas as partes interessadas no desenvolvimento de um sistema computacional”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.
De acordo com o extrato de texto sobre arquitetura de software apresentado, assinale a alternativa correta que corresponde aos conceitos que definem a arquitetura cliente-servidor.
	
	A
	
	Nesta arquitetura o sistema é organizado em camadas com a funcionalidade relacionada associada a cada camada.
	
	B
	
	Essa arquitetura se aplica quando dados de entrada devem ser transformados por meio de uma série de componentes computacionais ou de manipulação em dados de saída.
	
	C
	
	Muito utilizada para sistemas distribuídos e sistemas web. O sistema é apresentado como um conjunto de serviços, e cada serviço é fornecido por um servidor separado.
	
	D
	
	Essa arquitetura tem como foco separar a apresentação e a interação dos dados do sistema.
	
	E
	
	Um repositório de dados reside no centro dessa arquitetura e em geral é acessado por outros componentes que atualizam, acrescentam ou eliminam dados.
Questão 3/10 - Engenharia de Software
  Ler em voz alta
Considere o excerto de texto a seguir:
 
“Os objetivos dos testes podem variar bastante e abrangem desde verificar se as funções mais básicas do software estão bem implementadas até validar os requisitos junto ao cliente”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WAZLAWICK, R. S. Engenharia de Software: Conceitos e Práticas. São Paulo: Elsevier, 2013.
Com base no excerto de texto sobre teste de software, assinale a alternativa correta que corresponde somente aos tipos de testes de funcionalidade.
	
	A
	
	Particionamento em classes de equivalência / Análise de valor limite / Teste de Unidade.
	
	B
	
	Critérios baseados na complexidade / Teste de unidade / Teste de integração.
	
	C
	
	Critérios baseados na complexidade / Critérios baseados no fluxo de controle / Teste de integração.
	
	D
	
	Particionamento em classes de equivalência / Análise de valor limite / Error-Guessing.
	
	E
	
	Teste de unidade / Teste de integração / Teste de sistema.
Questão 4/10 - Engenharia de Software
  Ler em voz alta
Conforme o que estudamos na Aula 5, existem três técnicas de teste de software propostas na literatura. Cada uma dessas técnicas apresenta diferentes critérios de teste que em sua maioria propõem atingir o mesmo objetivo.
Em vista disto, assinale a única alternativa correta que lista as três técnicas de teste de software.
	
	A
	
	Funcional, estrutural e baseada em correções.
	
	B
	
	Funcional, não estrutural e baseada em defeitos.
	
	C
	
	Semi funcional, semi estrutural e baseada em defeitos.
	
	D
	
	Funcional, estrutural e baseada em defeitos.
	
	E
	
	Não funcional, estrutural e baseada em defeitos.
Questão 5/10 - Engenharia de Software
  Ler em voz alta
Considere o extrato de texto a seguir:
 
“Alguns sistemas de controle de versão criam um conjunto de modificações que são necessárias para criar uma versão específica do software”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.
De acordo com o extrato de texto sobre controle de versão apresentado e a ferramenta Git estudada na Aula 3, assinale a alternativa correta que corresponde ao comando para gravar e criar uma nova versão específica do software em um projeto no Git.
	
	A
	
	git init
	
	B
	
	git config
	
	C
	
	git add
	
	D
	
	git commit
	
	E
	
	git checkout
Questão 6/10 - Engenharia de Software
  Ler em voz alta
Leia o extrato de texto a seguir:
 
“A arquitetura de software de um programa ou sistema computacional é a estrutura ou estruturas do sistema, que abrange os componentes de software, as propriedades externamente visíveis desses componentes e as relações entre eles”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.
Considerando o extrato de texto apresentado, assinale a alternativa correta que corresponde aos conceitos que definem a arquitetura modelo, visão e controlador (MVC).
	
	A
	
	Essa arquitetura tem como foco separar a apresentação e a interação dos dados do sistema
	
	B
	
	Nesta arquitetura os componentes de um sistema encapsulam dados e as operações que devem ser aplicadas para manipular os dados
	
	C
	
	Nesta arquitetura o sistema é apresentado como um conjunto de serviços, e cada serviço é fornecido por um servidor separado
	
	D
	
	Nesta arquitetura o sistema é organizado em camadas com a funcionalidade relacionada associada a cada camada
	
	E
	
	Essa arquitetura se aplica quando dados de entrada devem ser transformados por meio de uma série de componentes computacionais ou de manipulação em dados de saída
Questão 7/10 - Engenharia de Software
  Ler em voz alta
Como estudado na Aula 5 sobre os possíveis testes na Engenharia de Software, há um tipo de teste que é realizado pelo cliente ou usuários do sistema que consiste justamente na aceitação da aplicação desenvolvida.
Posto isto, escolha a única alternativa correta sobre qual é o tipo de teste que está sendo referenciado.
	
	A
	
	Teste não Funcional.
	
	B
	
	Teste Estrutural.
	
	C
	
	Teste de Sistema.
	
	D
	
	Teste de Aceitação.
	
	E
	
	Teste de Intergação.
Questão 8/10 - Engenharia de Software
  Ler em voz alta
Considere o fragmento de texto a seguir:
 
“As funções do tipo transação representam a funcionalidade fornecida ao usuário para atender às suas necessidades de processamento de dados pela aplicação”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VAZQUEZ, C. E.; SIMÕES, G. S.; ALBERT, R. M. Análise de ponto de função: medição, estimativa e gerenciamento de projetos de software. São Paulo: Érica, 2009.
Considerando o fragmento de texto sobre as funções do tipo transação da análise de pontos de função, assinale a alternativa correta que corresponde aos três tipos em que as funções do tipo transação podem ser classificadas.
	
	A
	
	Modo orgânico / Modo semidestacado / Modo embutido.
	
	B
	
	Projeto de desenvolvimento / Projeto de melhoria / Aplicação.
	
	C
	
	Funções do tipo dados / Funções do tipo transação / Fator de Ajuste.
	
	D
	
	Entradas Externas / Saídas Externas / Consultas Externas.
	
	E
	
	Arquivos Lógicos Internos / Arquivos de Interface Externa / Registros Lógicos Referenciados
Questão 9/10 - Engenharia de Software
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte citação:
 
“A descoberta de requisitos é o processo de reunir informações sobre o sistema requerido e os sistemas existentes e separar dessas informações os requisitos de usuário e de sistema”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOMMERVILLE, I. Engenharia de Software, 9ª ed. São Paulo: Pearson, 2011.
Considerando a citação apresentada sobre a descoberta de requisitos, relacione corretamente cada uma das técnicas de descoberta de requisitos às suas respectivas aplicações:
 
1. Entrevistas2. Cenários
3. Casos de uso
4. Etnografia
 
(  ) Técnica de observação que pode ser usada para compreender os processos operacionais e ajudar a extrair os requisitos de apoio para esses processos.
(  ) Formais ou informais com usuários e demais partes envolvidas. A equipe questiona as partes envolvidas sobre o sistema atual e sobre o que será desenvolvido.
(  ) Podem ser textuais, em diagramas, telas, entre outros. Geralmente cobrem um pequeno número de iterações possíveis.
(  ) Identificam os atores envolvidos em uma iteração e dão nome ao tipo de iteração.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	
	2 – 3 – 1 – 4
	
	B
	
	1 – 2 – 3 – 4
	
	C
	
	4 – 1 – 2 – 3
	
	D
	
	2 – 3 – 4 – 1
	
	E
	
	4 – 2 – 3 – 1
Questão 10/10 - Engenharia de Software
  Ler em voz alta
Considere o trecho de texto a seguir:
 
“O controle de versão combina procedimentos e ferramentas para gerenciar diferentes versões dos objetos de configuração criados durante o processo de software”.
 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PRESSMAN, R. S. Engenharia de Software: uma abordagem profissional. 7ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2011.
De acordo com o trecho de texto sobre controle de versão apresentado e a ferramenta Git estudada na Aula 3, assinale a alternativa correta que corresponde ao comando para criar um novo repositório de versionamento de um projeto no Git.
	
	A
	
	git init
	
	B
	
	git config
	
	C
	
	git add
	
	D
	
	git commit
	
	E
	
	git checkout

Mais conteúdos dessa disciplina