Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

5 regiões brasileiras
agenda
Região Norte
Região Nordeste
Região Centro-Oeste
Região Sul
Região Sudeste
2
Região norte
Região norte
Suas características
Características principais da região norte
A região Norte é bastante conhecida por dois aspectos principais: é a maior região do Brasil em termos de extensão territorial e é a que concentra a maior biodiversidade graças à existência da Floresta Amazônica. Mais da metade dessa floresta está localizada no território brasileiro. Devido à presença da floresta, é na região Norte que percebemos a grande influência que a paisagem natural possui sobre as ocupações humanas no espaço geográfico. A existência de comunidades ribeirinhas e o uso com frequência de rios para o transporte de pessoas e/ou cargas podem exemplificar essa influência. 
"No século XVIII, houve dois tipos de ocupações: as religiosas, para catequização dos nativos, e as militares, para defender o território nacional. Já nos séculos XIX e XX, novas moradias começaram a surgir por motivos econômicos e sociais, devido à exploração da borracha, no interior da Amazônia, e com a imigração japonesa, concentrada no estado do Pará. A exploração da borracha no século XIX foi fundamental para o povoamento da região Norte, pois, com a Segunda Revolução Industrial e o processo de vulcanização, tal matéria prima tornou-se essencial na economia brasileira, tornando-se o segundo produto mais exportado do país no fim do século XIX e início do XX, atrás apenas do café."
5
Clima da região Norte
O Norte do país é a única região brasileira cortada pela Linha do Equador. Com isso, grande parte do clima dessa região é o equatorial, além de ser encontrado o clima tropical continental. 
Três fatores tornam a região Norte a mais chuvosa do país: sua proximidade com a Linha do Equador, a grande e densa Floresta Amazônica e os vários rios de grande extensão (caudalosos) que ali estão. Assim, devido à alta temperatura e à floresta, a evaporação é mais intensa, formando nuvens durante o dia que geram chuvas no fim da tarde, o que chamamos de chuvas de convecção. Dessa forma, os estados com maior concentração de pluviosidade são o Amazonas e o Pará
6
Principais atividades econômicas
Na agricultura, podemos citar a produção de pimenta do reino, iniciada com os japoneses no início do século passado; e o cultivo da juta, uma espécie de árvore plantada na beira dos rios de que é extraída uma fibra vegetal utilizada na produção de tapetes e cordas. Além desses produtos, a região Norte é a maior produtora de fibras do país, sendo a juta e a malva plantas importantíssimas nesse processo. Já a pecuária é desenvolvida de forma extensiva, com destaque para a pecuária bovina e a criação de búfalos. Esta última está concentrada no estado do Pará, em áreas alagadas, e corresponde a 68% da produção nacional. 
Os extrativismos vegetal e mineral representam uma importante fonte de renda para a população local. No extrativismo vegetal, a força da extração de madeira está nos estados do Pará e do Amazonas. É produzida na região Norte uma grande variedade de palmito, açaí e outros vegetais das árvores locais. 
Região nordeste
Suas características 
Características principais da região nordeste
A região Nordeste tem várias características bem peculiares a ela. Podemos destacar duas: a primeira dá-se pelo fato de ser a região de colonização mais antiga do país, sendo ocupada pelos portugueses desde sua chegada, em 1500.Outra característica peculiar dessa região é em relação ao clima. Devido à presença de solos rasos e pobres, além da proximidade com a Linha do Equador, muitos estados possuem o clima semiárido, o que faz alguns rios secarem completamente, além de cidades inteiras ficarem sem chuva durante seis meses ou mais ao longo do ano.
A região Nordeste é a que possui mais estados entre as demais regiões brasileiras, sendo também a segunda mais populosa do país. Os seus estados são: Alagoas (AL), Bahia (BA), Ceará (CE), Maranhão (MA), Paraíba (PB), Pernambuco (PN), Piauí (PI), Rio Grande do Norte (RN) e Sergipe (SE).
"A colonização portuguesa, iniciada em meados de 1530, iniciou-se pela região Nordeste. Isso porque ela foi a porta de entrada dos europeus em nosso território. Nesse período (século XVI), os portugueses iniciaram o cultivo da cana-de-açúcar, produto muito disputado nos mercados do Velho Mundo, como ficou conhecida a Europa. Esse cultivo foi muito bem-sucedido em várias áreas nordestinas, em especial no território que hoje corresponde ao estado de Pernambuco. O sucesso do plantio de cana deve-se a alguns fatores, como o clima quente e úmido no litoral nordestino e o seu solo fértil, conhecido como massapé, além disso, à certa proximidade com portos europeus. Nessa época, o plantio da cana desenvolvia-se paralelamente ao surgimento de latifúndios e trabalho escravo, fosse com mão de obra indígena, fosse com mão de obra negra africana. A estrutura social era, basicamente, formada pelos senhores de engenho (os proprietários dos latifúndios), sua família e os trabalhadores, alguns assalariados, mas a maioria escravos. 
8
Clima da região Nortedeste
"Como a região é localizada em uma área de baixa latitude, seu clima sofre pouca variação nas temperaturas ao longo do ano, tanto durante o dia quanto à noite. No entanto, há grande variação quanto ao volume de pluviosidade durante o ano, sendo mal distribuído na região, causando secas severas em alguns estados e abundância de chuva em outros. Os climas encontrados no Nordeste são: equatorial, tropical semiárido, tropical continental e tropical litorâneo. O clima equatorial pode ser encontrado no oeste do Maranhão e possui características semelhantes ao clima da região Norte, com altos índices pluviométricos e temperaturas elevadas o ano todo e com médias termais entre 25 ºC e 27 ºC,
9
Principais atividades econômicas
"Podemos classificar as principais atividades econômicas do Nordeste distribuindo-as nas sub-regiões nordestinas: zona da mata, agreste, sertão e meio-norte. A zona da mata corresponde a uma região que abrange todo o litoral nordestino, desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia. Essa sub-região possui a maior concentração de pessoas, tendo o maior número de grandes cidades, como Salvador, Recife e Natal. Dentre as atividades econômicas, podemos citar o turismo, os centros comerciais, a produção de petróleo (tanto em terra quanto mar, na plataforma continental), a produção de sal marinho (Rio Grande do Norte) e as atividades industriais, como o polo industrial de Camaçari, no litoral baiano. Destaca-se, também, a produção de cacau na Bahia, responsável por mais de 60% da produção dessa fruta no Brasil. Os extrativismos vegetal e mineral representam uma importante fonte de renda para a população local. No extrativismo vegetal, a força da extração de madeira está nos estados do Pará e do Amazonas. É produzida na região Norte uma grande variedade de palmito, açaí e outros vegetais das árvores locais. 
Região
centro-oeste
Suas características 
Características principais da região centro-oeste
A região Centro-Oeste é composta por Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Distrito Federal (DF). Apesar de contar com apenas três estados e o DF, a região é a segunda maior em extensão territorial, atrás apenas da região Norte. A população é de cerca de 14,95 milhões de habitantes, perfazendo uma densidade demográfica de aproximadamente 9,4 habitantes para cada quilômetro quadrado.
A região Centro-Oeste é relativamente extensa, ocupando, aproximadamente, 19% do território brasileiro. Entretanto, seus estados — Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal — não são muito povoados, tendo uma das menores densidades demográficas do Brasil. Outra característica marcante do Centro-Oeste é sua força no setor primário da economia. As atividades agrícolas e pecuaristas são destaques nos três maiores estados em extensão territorial, com ênfase para o Mato Grosso, que possuio maior rebanho bovino brasileiro.
A história da região Centro-Oeste deve ser contada a partir do povoamento da região. Por muito tempo, o Centro-Oeste brasileiro foi uma área espanhola, devido ao Tratado de Tordesilhas. Durante quase dois séculos, apenas jesuítas espanhóis aventuravam-se nas áreas interioranas para catequizar nativos, nas chamadas missões jesuíticas. 
11
Clima da região Centro-Oeste
"O clima tropical continental possui duas estações bem definidas, uma seca (inverno) e uma chuvosa (verão). Devido a isso, os períodos mais chuvosos concentram-se durante o verão, de novembro a março, tendo uma estiagem durante os meses de maio a setembro. Esse clima ocorre em quase toda a região, com algumas exceções. Já o clima equatorial predomina no norte do Mato Grosso, com chuvas intensas e bem distribuídas durante o ano todo por conta da Floresta Amazônica e da evapotranspiração das árvores. Além disso, as temperaturas são bastante altas devido à proximidade com a Linha do Equador. O clima subtropical pode ser localizado nas áreas do extremo sul de Mato Grosso do Sul, com as quatro estações bem definidas: invernos rigorosos, devido à massa polar atlântica, verões quentes, e chuvas regulares ao longo do ano. O tropical de altitude, comum em áreas com altas altitudes, com temperaturas amenas, é presente no sul de Mato Grosso do Sul e em alguns relevos mais altos no Mato Grosso, como na Chapada dos Guimarães. 
12
Principais atividades econômicas
"Com base nisso, o estado de Goiás passou a produzir grandes quantidades de produtos agrícolas, como a soja, o algodão, a cana-de-açúcar, o milho, entre outros produtos, sendo referência nacional nesses gêneros. O estado de Mato Grosso conta com a forte presença pecuarista na economia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2018, o Brasil contava com 213.523.056 cabeças de gado bovino. Desse total, 73.838.400 localizavam-se no Centro-Oeste, sendo mais de 30 milhões só no Mato Grosso. No geral, a criação é intensiva e extensiva, ou seja, há presença de tecnologia e gado confinado, como há a criação do gado solto, respectivamente. Em geral, a pecuária extensiva é praticada nas áreas do Pantanal mato-grossense, e a intensiva é bastante comum em Goiás e no Mato Grosso do Sul. Já as indústrias estão presentes, principalmente, em Goiás e no sul de Mato Grosso do Sul, devido à proximidade com o Sudeste. No estado goiano, podemos destacar três grandes centros industriais da região: Anápolis, com o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA); Aparecida de Goiânia, com o Distrito Agroindustrial de Aparecida de Goiânia (Daiag); e a capital Goiânia, com importantes indústrias do ramo farmacêutico e de bebidas. Em Mato Grosso do Sul, os destaques industriais são: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, cidades que abrigam importantes indústrias frigoríficas e as fábricas de óleo de soja.
Região
sul
Suas características 
Características principais da região sul
Formada pelos estados do Paraná (Curitiba), Santa Catarina (Florianópolis) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), a Região Sul ocupa uma área de 576.409,6 quilômetros quadrados, sendo a menor do Brasil em extensão territorial.
De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), essa Região possui 27.384.815 habitantes, distribuídos da seguinte forma: Paraná (10.439.601), Santa Catarina (6.249.682) e Rio Grande do Sul (10.695.532).
Uma das principais características da população sulista é a forte influência dos europeus. A Região recebeu vários migrantes da Alemanha, Itália, Polônia, entre outros. Com isso, os estados do Sul apresentam várias manifestações culturais de origem europeia.
14
15
Clima da região Sul
Com exceção do extremo norte do Paraná, o território da Região Sul pertence à Zona Climática Temperada do Sul, situada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Ártico. Com isso, o clima predominante é o temperado, registrando baixas temperaturas durante o inverno.
A vegetação é bastante diversificada, com áreas de floresta tropical, mangues litorâneos, mata de araucárias, campos (pampas). Os principais rios são o Pelotas, Uruguai, Jacuí, do Peixe, Iguaçu, Paraná, Paranapanema, etc.
Principais atividades econômicas
A economia da Região Sul é dinâmica e apresenta força nos três setores: serviço, agropecuária e indústria. A agropecuária se destaca pelos rebanhos bovino e suíno, além dos cultivos de soja, arroz, feijão, milho, trigo e tabaco. O setor industrial baseia-se nos segmentos alimentício, informática, têxtil, metalúrgico, automobilístico, entre outros.
O Sul apresenta os melhores indicadores socioeconômicos do país. Entre os bons resultados estão as baixas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo; elevada expectativa de vida (75 anos) e elevada renda per capita.
Região
sudeste
Suas características 
Características principais da região sudeste
O relevo do Sudeste é composto da planície litorânea atlântica, principalmente os estados de Espírito Santo e Rio de Janeiro, Minas Gerais é o único estado dessa região que não possui litoral. São Paulo tem sua maior parte sobre os planaltos, mas possui uma região litorânea com muita influência histórica, a região da baixada santista.
A maior parte da vegetação dessa região é formada pela Mata Atlântica, uma vegetação tropical, com espécies de alto porte devido o alto índice de umidade, mas pouco se resta dessa vegetação, sendo a mais devastada no Brasil, seus remanescentes encontram-se em unidades de conservação. Assim como a diversidade de flora, a fauna da Mata Atlântica é diversa. Em algumas áreas de Minas Gerais encontram-se vegetações de cerrado, com aparência de vegetação morta na época seca, mas voltam as tonalidades verdes com a chuva.
O Sudeste possui importantes cursos d’água de bacias hidrográficas, como a nascente do rio São Francisco localizada em Minas Gerais, o rio Tietê em São Paulo que deságua na bacia do Paraná, assim como a maior parte do Estado de São Paulo. A bacia do Atlântico Sudeste é a única que integra apenas estados dessa região, que ocorre principalmente nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro.
17
Clima da região Sudeste
O clima dessa região é em maior parte Tropical, que se divide em tropical úmido nas áreas litorâneas e nos estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro, e tropical de altitude em São Paulo e Minas Gerais. O Estado de São Paulo é cortado pelo trópico de Capricórnio, o que faz com que uma parte mais ao sul do estado sofra influência do clima subtropical.
18
Principais atividades econômicas
A Economia da Região Sudeste é a maior do país, com maior desenvolvimento desde a época colonial, já que era voltada a exploração de ouro no estado de Minas Gerais, exploração do pau-brasil na Mata Atlântica nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, após isso a época da plantação de café em São Paulo, e a chegada de indústrias com ao plano de expansão econômica por volta de 1950, que se instalaram no sudeste. É nessa região que se encontram os maiores polos industriais do país, com isso apresenta o maior PIB do Brasil, e possui as duas maiores regiões metropolitanas com São Paulo e Rio de Janeiro, que formam uma megalópole.
Com o alto desenvolvimento econômico nessa região ela foi motivo de migrações de pessoas de todo o país em busca de melhores condições de vida, formando uma grande mistura cultural no sudeste. E atualmente muitos dos migrantes estão voltando as suas regiões de origem, formando uma migração de retorno.
image13.png
image14.png
image15.jpeg
image16.jpeg
image17.png
image18.png
image19.jpeg
image20.jpeg
image21.png
image22.png
image23.png
image24.jpeg
image25.jpeg
image26.png
image27.jpeg
image28.jpeg
image29.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina