Buscar

gabarito_5

Prévia do material em texto

PROBLEMAS PROPOSTOS 
5- INTERAÇOES ALÉLICAS E NÃO ALÉLICAS
1) Um gene é expresso em razão da atividade dos seus produtos (enzimas ou proteínas) e de acordo com a interação entre seus alelos. Pensando em organismo diplóide faça seus comentários segundo a atividade dos alelos para explicar os 4 tipos de interaçoes alélicas estudadas.
Comentários nínimos:
Dominância: um dos alelos é não funcional e por isso não produz enzimas ou proteínas nas quantidades adequadas ou produz em quantidade mínima (recessivo) enquanto o outro apresenta-se funcional e que produz as proteínas ou enzimas em quantidades suficientes, basta apenas o individuo apresentar uma de suas cópias para suprimir estas quantidades
Dominância paracial: se apresenta assim porque o alelo recessivo apresenta uma certa atividade e os alelos dominantes apresentam efeito aditivo, por isso o heterozigoto apresenta valor fenotípico entre os parentais , mas fora das médias.
Codominância: é quando os alelos dominantes apresentam-se sob um efeito aditivo, a atividade enzimática ou protéica destes produtos se somam, então o homozigoto dominante apresenta o valor fenotípico aumentado em 2 vezes em relação ao heterozigoto.
Sobredominância: é quando apenas o alelo dominante apresnta uma atividade para a síntese de um produto suficiente para expressar o máximo valor fenotípico relativo de um dos seus progenitores e seu alelo recessivo também contribui com um valor fenotípico, pois codifica para um produtos similar (ex; amido para um alelo e amilose para outro alelo e a somo dos dois é computado como amido total) por isso, o heterozigoto apresenta um valor fenotípico superior ao seus progenitores. 
2) Apresente umn esquema mostrando as formas de interaçoes alélicas, com valores fenotípicos (valores atribuídos) e as segregaçoes esperadas. Em que geração é determinado o tipo de interação alélica? Jutifique.
Basear-se no esquema apresentado em aula onde aparece. Dominancia completa (segregação fenotípica 3:1) valor fenotípico aa= 1, aA e AA=5. Geração F1 pq Aa..... (analisar o valor fenotípico do heterozigoto na F2 e obtêm-se a explicação.
3) Em um indivíduo diplóide normalmente encontra-se presente apenas dois alelos de cada gene. Explicar o múltiplo alelismo em uma população e como ele pode ser detectado usando um esquma de cruzamentos (use um exemplo para facilitar a explicação)
Um individuo pode comportar dois alelos enquanto outros indivíduos podem comportar combinações alélicas diferenrtes e no conjunto total de indivíduos apresentar vários alelos para um memso genbe. Slide 32 : cruzando os indivíduo aos pares e observar as progênies F2. Livro texto da p. 159 a 174.
4) O que é epistasia e pleiotropia e como estas interaçoes gênicas podem ser detectadas?
Epistasia livro p 124 a 138
Pleiotropia livro p 199, slide 40
5) Comentar os efeitos da penetrancia (completa e incompleta) e expressividade (uniforme ou variável) e como é possível detectar sua forma de ocorrência. Citar um exemplo e suas segregações (diferente daquele estudado em aula = feijão carioca x mulatinho).
Slide 38 (consultar um exemplo na internet); Ex, coloração da pelagem em animais bovinos raça gir; coloração de pétalas de flores de alamanda, coloração variegada de folhas de coleus..... 
6) Em abóbora, a cor do fruto pode ser branca, amarela e verde. Do cruzamento de plantas homozigóticas de frutos brancos com plantas de frutos verdes foi obtida uma geração F1 com todos os indivíduos de frutos brancos. Na geração F2 foram obtidas 45 plantas com frutos brancos, 13 com frutos amarelos e 3 com frutos verdes.
a) Qual a explicação para a herança desse caráter? Slide 23, epistasia dominante com relação 12:3:1
b) Cruzando-se uma planta de frutos amarelos com outra de frutos brancos obtiveram-se 27 plantas com frutos brancos, 16 com frutos amarelos e 16 com frutos verdes. Quais os genótipos das duas plantas que foram cruzadas? AaBb X Aabb .......
c) forneça uma possível explicação para o controle das expressão fenotípica segundo a atividade dos genes envolvidos. Via preferêncial, sendo todo o substrato direcionado para o alelo A(fenótipo branco), caso seja homozigoto recessivo, o substrato será direcionado para o gene B (fenótipo amarelo), que se também for duplo recessivo, o substrato será direcionado para as enzimas que fazem a sintese de clorofila e não de pigmentos.
7) Mostrar e explicar um esquema de epistasia onde um gene assume a via preferencial pelo substrato, montando o quadrado de Punnet com e as possíveis segregação. Proceder outro exemplo com uma interação gência em uma via dependente (um gene depende do outro).
Apresentar um esquema apresentado no slide 20 ou 21 e um de seus respectivos quadros informado que o substrato é processado numa via dependente, onde que a presença do fenótipo é dependente do processamento de um substrato intermediário..... Via preferencial.... slide 23 ou 25, segue as explicaçoes e esquemas de aula.

Continue navegando