Buscar

questoes empreendedorismo (1)



Continue navegando


Prévia do material em texto

Aula 3
Questão 1
(UFAM) São características da Globalização:
a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
b) O estabelecimento de redes comerciais, com a valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e a diminuição dos índices de robotização na indústria.
d) A dinamização tecnológica, com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro
Questão 2
(UEGO-2007 - adaptada) A globalização é o fenômeno mais recente da economia capitalista mundial. O mundo globalizado definiu uma nova organização do espaço geográfico, com impacto em todas as regiões do mundo, ampliando as diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos e entre as classes sociais no interior de cada um deles. Hoje, mais do que nunca, o mercado é controlado pelas grandes corporações multinacionais aglutinadas em diferentes blocos econômicos. A respeito desse assunto, é CORRETO afirmar que:
a) A globalização cultural é caracterizada pela automação, disseminação do uso da informática, biotecnologia e pelos diversos meios de comunicação eletrônica, produto da intensificação das transformações tecnológicas e sua expansão por várias regiões do globo.
b) A globalização econômica se faz presente na difusão de hábitos de consumo e no modo de vida dos países desenvolvidos por meio de marcas mundialmente conhecidas, supermercados, redes de fast-food etc.
c) Um dos aspectos da globalização é a concepção neoliberal do Estado, que se caracteriza pela ampliação das obrigações ligadas aos aspectos sociais e trabalhistas, além de promover políticas de financiamento e apoio à iniciativa privada.
d) Com o objetivo de minimizar os custos e maximizar os lucros, vem ocorrendo, nos últimos 20 anos, a integração de vários países com a formação de blocos econômicos. Entre eles, destacam-se: APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), SADC (Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento).
e) A participação da população economicamente ativa no mercado de trabalho envolve, cada vez mais, a necessidade de investimentos em escolas profissionalizantes e universidades, com alto grau de qualificação profissional, com exceção dos empregos no setor terciário.
Questão 3
BRIC é a sigla criada em 2001 pelo economista Jim O’Neill, do Grupo Goldman Sachs, para designar os quatro principais países emergentes no mundo, Brasil, Rússia, Índia e China. Entretanto, recentemente o BRIC ganhou um novo membro, passando a ser chamado de BRICS.
Esse novo membro é:
a) Venezuela.
b) Sudão.
c) Arábia Saudita.
d) África do Sul.
e) Síria.
Questão 4
(IFTM – adaptada) Em todas as modalidades de blocos econômicos, o objetivo é a eliminação das tarifas ou impostos de importações entre os países-membros. Por isso, os países que integram esses blocos (zona de livre comércio, mercado comum ou união econômica e monetária) têm como princípio comum ampliar as relações comerciais entre seus parceiros. Explique como essas questões se encaixam nos princípios da globalização.
A globalização obedece a uma lógica de expansão do capital e de busca por uma ampliação dos mercados de consumo. Os blocos econômicos, com suas reduções de tarifas, impostos e zonas de livre-comércio, constituem um campo adequado para essa expansão.
Questão 5
Explique qual é o significado do Consenso de Washington
Trata-se de uma política econômica formulada por economistas ligados ao FMI e Banco Mundial, com base nos ajustes e nas reformas macroeconômicas voltadas principalmente para os países em desenvolvimento. Seus pilares são a diminuição do papel do Estado na economia, com a redução de investimentos sociais, e na infraestrutura, as privatizações, a livre flutuação do câmbio e a abertura das economias locais para o capital estrangeiro.