Buscar

questoes empreendedorismo (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 4 Questão 1
(CESGRANRIO/2011)
A China é agora a segunda economia do mundo, superando o Japão. Nesse inacreditável laboratório da modernidade, há muitos perigos à espreita, quer eles venham da ecologia, do sistema político ou do próprio crescimento vertiginoso da economia. Mas a China é hoje um lugar onde acontecem coisas surpreendentes...
(HORTA, Luiz Paulo. O Império do Meio manda chamar Confúcio. O Globo, Caderno Opinião, 1º caderno, 22/08/2010, p. 6)
Com as reformas econômicas iniciadas por Deng Xiaoping, a partir de 1978 e do início da década de 1980, a China deixou de ser um país atrasado e agrícola para se converter em uma potência industrial, ingressando, já no início do século XXI, na Organização Mundial do Comércio (OMC). Ao combinar uma economia de mercado com a ditadura de um partido único, a China ainda possui desafios para se sustentar e se integrar ao cenário da economia mundial.
Com base nos conhecimentos das mudanças geoeconômicas atuais, afirma-se que a(o):
a) China se tornou um centro produtor e exportador mundial de produtos têxteis e manufaturados de baixo valor, a partir do crescente uso de mão de obra barata, do amplo mercado consumidor e de altos investimentos, vindos dos países asiáticos.
b) Manutenção das Zonas Econômicas Especiais é uma das metas do novo modelo de desenvolvimento econômico, cujo principal objetivo é a aproximação da China com países africanos, como Angola e Nigéria, fornecedores de petróleo, produto essencial ao crescimento industrial.
c) Início do processo de abertura da China ao comércio exterior ocorreu com a implantação do socialismo, logo após o término da Guerra do Ópio, mas retroagiu com a eclosão do movimento xenófobo conhecido como Guerra dos Boxers.
d) Novo modelo de desenvolvimento chinês para o século XXI aponta para a diminuição da desigualdade social com o aumento do consumo interno e investimentos em setores estratégicos de produção, como os de alta tecnologia e serviços, apesar da recente expansão de sua economia e dependência em relação ao comércio exterior.
e) Rompimento das relações sino-soviéticas na década de 1970, a partir da desestalinização promovida na União Soviética, favoreceu a autonomia chinesa e ampliou os investimentos na produção, até então, controlados exclusivamente pelos russos.
Questão 2
(CESGRANRIO/RJ)
A Guerra do Ópio (1839-1842) teve como uma de suas consequências:
a) A maior penetração do imperialismo inglês na China.
b) Fechamento dos portos da China ao comércio ocidental.
c) A eliminação da influência colonialista francesa na China.
d) A queda do sistema de mandarinato na China.
e) A instituição de um governo republicano na China.
Questão 3
(UFRR) A China ocupa o centro das atenções no noticiário econômico e político mundial. Seu rápido crescimento industrial permite, por exemplo, que seja responsável pela produção de mais de 50% dos brinquedos, relógios e calçados no mundo. Esse rápido crescimento poderá levar a várias consequências, EXCETO:
a) A busca de fontes de energia e de matéria-prima.
b) Diminuição da dependência de fontes de energia oriundas de combustíveis fósseis.
c) A parcela da população cujo padrão de vida melhorou começa a comprar carros e a poluir ainda mais as áreas urbanas.
d) Alterações no campo causando êxodo rural.
e) Maior participação no comércio internacional de produtos industrializados.
Questão 4
(CESGRANRIO 2010 – Adaptada)
Há sessenta anos, com a proclamação da República Popular da China, nascia a maior nação comunista do planeta. Durante esse período, o panorama mundial se transformou, e sucessivos governos chineses promoveram campanhas e reformas que imprimiram ao país um novo perfil.
Em 1949, a vitória da Revolução levou Mao Tsé-Tung à presidência da recém-proclamada República Popular da China.
Analise alguns fatores que conduziram a população chinesa à Revolução Comunista na primeira metade do século XX
A Revolução Chinesa de 1949, que levou à implantação do socialismo no país, ocorreu no contexto do início da Guerra Fria e em meio às históricas iniciativas imperialistas de países capitalistas em relação à China. A exploração imperialista, agravada com o desemprego e a inflação vivida pelos chineses nos anos que antecederam a Revolução, estimulou um sentimento nacionalista entre a maioria dos chineses e favoreceu a difusão dos ideais socialistas, sobretudo entre os camponeses, fatores que contribuíram para o êxito do movimento liderado por Mao Tsé-Tung. A vitória dos comunistas na guerra civil, obtida principalmente com o apoio da população rural chinesa, foi também fundamental para a disseminação de seus ideais.
Questão 5
(UFRJ)
China - um país, dois sistemas.
Aproximadamente 20% da população mundial vive na China sob o regime comunista. No entanto, no território do Estado chinês existem regiões e cidades que adotam práticas capitalistas. Em meados de 1997, Hong Kong, um dos maiores centros financeiros mundiais, voltou ao controle do Estado chinês, sem alterar sua condição econômica anterior.
Apresente duas razões para que a China mantenha práticas capitalistas em algumas áreas do seu território.
Ao adotar o socialismo de mercado, a China optou pela criação das Zonas Econômicas Especiais, que operam no regime capitalista exatamente para atrair capital estrangeiro a seus empreendimentos. A vinda dessas empresas e o contato com o conhecimento técnico que elas trazem propiciam ao país manter-se também em constante processo de evolução tecnológica, afastando o erro do passado do isolacionismo.

Outros materiais

Outros materiais